Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

    Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

    disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

    Clique Aqui e Apresente-se !!! 

         Passo 1
rosaldo

como testar flat de telas Led / lcd etc

Avalie este tópico:

Posts em destaque

pessoal, resolvi fazer essa dica, que é bem simples, porem muito eficaz , sabemos que os flats de tela dão muito problema com rompimentos de varios fios internos, e que ao teste do multimetro da como bom, apesar de estar ruim (devido ao mal contato) porem como o multímetro injeta uma tensão muito baixa pra medir continuidade , ele pode medir como bom.

Bom muitos abrem o Flat e testam fio por fio com o famoso puxanzinho. porem é trabalhoso  e se não puxar exatamente onde esta ruim ele n vai terminar de romper.

Logo abaixo podem ver que estou usando um conector de tela LED. que 90% dos notebooks usam.

    Vocês vão precisar de uma plaquinha de tela que quebrou apenas e um fio.

Como vocês podem ver na figura 1 , Soldei todos os contatos juntos e soldei o fio vermelho, após isso é só injetar uma tensão no fio vermelho , suficiente pra que o fio se tiver ruim esquente ou acabe terminando de romper, ai a tensão vai de cada um... eu uso 12v mesmo e 1,5A de corrente. e do lado do conector vc vai testando fio por fio  (figura 2 e figura 3 )

Obs: não usar mais do que isso pois pode prejudicar a fiação.se ele aguentar tal carga sem oscilar  o consumo, significa que ele esta bom. como vc pode ver na figura 4 (eu usei 3A apenas pra saber o máximo de corrente que esses fiossuportam)

Bom ai vc me pergunta! Mas não da pra saber se ele esta ou não em curto!!! , realmente não da pra saber, porem todas as vezes que peguei um flat em curto, da pra ver de cara, pois ele da uma boa derretida. e nesse caso da pra testar com o multímetro na escala de resistência.

Quem tiver alguma critica construtiva , ou algum complemento ou duvida , fique a vontade...

figura_1.jpg.44fbb1002cbb644407c3ebd512df8463.jpg

figura_2.jpg.56a70b804dc059d0041f36b9f49f7dcd.jpg

figura_3.jpg.5dd080d6a5562fbed7a48c07e33735e4.jpg

figura_4.jpg.7572125f25ae91f7624f71cd353f5cd5.jpg

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

@tonytech, não aconselho não, primeiro pq elas trabalham com a proteção que qualquer curto elas desativam , mas o principal motivo mesmo é que vc não pode ajustar a corrente delas e vai acabar injetando uma corrente indevida, que fará com que a fiação esquente prejudicando a mesma.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Ola amigo Rosaldo boa noite, realmente é uma boa ideia mas, seria possível colocar uma lampada em série com o circuito assim o fio que estiver interrompido a lampada não ascenderá e a corrente estará limitada pela lampada. Fica a ideia mas gostei e vou fazer Parabéns!

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

@aramosp, sim seria bem interessante tbm.... com o tempo essas ferramentas caseiras vão sendo melhoradas. com a lampada em série daria até pra usar a fonte de desktop como o @tonytech, sugeriu.....

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×