Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lenovo - G475 - PAWGC LA-6755P - Parou de repente

Avalie este tópico:


Ricardo Laurini

Posts em destaque

Boa noite, sou iniciante ainda no que diz respeito a manutenção de placas de notebook, tenho ainda muita dificuldade na interpretação dos esquemas, porém, através do material do fórum estou tentando estudar e obter o minimo para uma base inicial.

Bem, estou com esse not que me apareceu com o conector dc danificado, como a bateria estava completamente descarregada providenciei a troca do conector e em seguida depois de montado ligue a fonte, começou a piscar a luz de carga da bateria, pressionei power ele ligou, deu tela porém piscaram as luzes da tecla power+power embaixo do touch pad+ bateria e desligou. Insisti em liga-lo novamente e aí o not morreu de vez, a unica tensão que consegui achar na placa foi a tensão de 19v na tecla power, sendo que quando pressionada vai a 0v e os 19v em cima da PL-101, nem tensão no chip de bios chega. Medi todos os jamper com o multímetro na escala de ohms e o unico que apresentou resistência foi o PJ 504 que apresenta uma resistência de aprox.. 70 ohms. Gostaria de uma orientação para prosseguir corretamente com a analise de notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem estou aqui tentado fazer algumas medições e percebi que o PU 401não esta recebendo alimentação no pino 16 (vin) que vem do B+ e nem o pino 13 (En) recebe alimentação para habilitar o ci.

A minha pergunta agora é a seguinte, de onde vem esse B+ como proceder para testar o circuito B+ que alimenta o PU 401?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, a falha esta no PQ302 terminal 5678 (dreno) teria que estar com 19v o PQ302 não esta saturando, Gate esta igual a Source então pela regra do mosfet canal P só satura se Gate for menor que source. resumindo o circuito pode ter armado proteção por algum motivo, ou pode ter algum curto no secundário. pra saber se tem curto no secundário vc pega o multímetro na escala de 200 ohms uma ponta no terra outra ponta no dreno ou terminal 5678 como vc citou, e verifica se vai dar uma resistência muito baixa próxima de zero, vai depender do multímetro. se não der curto nessa linha passa um fio do source terminal 123 para o dreno terminal 5678 aí vc vai  ter 19v na linha de B+. mas checa antes pra ver se não tem curto no dreno do PQ302. posta o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medindo a resistência com miter digital tudo ok, não apresenta nenhuma resistência, já com o analógico, ponta preta terra e vermelha nos respectivos pino apresenta uma resistência de 10 ohms se inverter a ponta, não apresenta resistência, então acredito que esta ok, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo faça o q orienta o amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
retire a bateria de 3v deixa fora por uns 5 minutos e tbm deixa fora a bateria do notebook a de 12v e depois liga ele só carregador ok!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, como relatei acima montei o not coloquei para funcionar, carreguei a bateria e até aqui tudo certo, porém ele não esta funcionando sem a bateria conectada, funciona somente com a bateria inclusive carrega tudo certinho. A duvida agora é a seguinte que ponto e que sinal devo analisar para saber qual componente esta defeituoso, fico muito confuso pois não consigo ainda identificar qual sinal faz o controle da ausência da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pq301 é o primeiro que recebe a tensão de vin, ele tem que ter 19V no source, veja se tem tensão no gate dele também. O que deve ser também analisado é o pq308, o sinal PACIN, ACOF, veja tensão nos resistores pr318. Veja pq304, pq306. Pelo que descreveu a tensão de vin não está chegando com o carregador, mas chega com a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, bem Gilson em relação ao PQ308 as tensões estão da seguinte maneira, S1(pin1)=0v, D1(Pin6)=9,9v, G1(pin2)=1,5v; S2(pin4)=0v que vai ao terra, D2(Pin3)=1,9v, G2(Pin5)=1,5v. Bem se eu não estiver errado pelas medições o PQ308 esta ok e a tensão PACIN que entra no gate de 308 é de 1,5v, ja no coletor de PQ313 temos 1,5v, na base tem 0v, porém, aí eu me atrapalho bastante pois ainda não sei com esses sinais de PACIN e ACOF funcionam. Essas medições foram feitas somente com a fonte conectada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Estou com o mesmo notebook na bancada, ele veio porque não ligava,

 

simplesmente retirei carregador, bateria e a pilha, pressionei o botão power durante

 

alguns segundos para descarregar, em seguida reconectei tudo e ligou normalmente.

 

Estou testando ele a alguns dias, antes de ontem tentei ligar e ele não deu video ou não ligou(não

 

lembro), Refiz o procedimento citado acima e voltou ao normal novamente.

 

Estou usando ele no momento.

 

É um enigma a ser revelado, kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo meu entendimento, o pr318 deveria receber e conduzir uma tensão de mais ou menos 3,3v, com isso o pq308b saturava e faria com que a tensão de 19V no Ponto 2 passando pelos 2 resitores divisivos ficaria com 7 ou 8v. veja que os dois gates pegam a tensão justamente do p2-1, conforme mostro na imagem.

pq308.jpg.3e92bdb4ea6ae3248ef6ad874472e3c4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa tarde, ja faz algum tempo que não posto algo a respeito desse notebook, pois estava tetando descobrir o que poderia estar ocorrendo com base na explicação do gilson, porém não consegui identificar o circuito donde vem a tensão para PR318, pois como esta marcado no esquema ele deveria vir da pagina 36, porém, esse circuito não estão presente nessa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...