Jump to content
Sign in to follow this  
Alexandre Massula

Projetor Diebold - LS5580 - Comeca a ligar e a lampada apaga

Rate this topic

Recommended Posts

Amigos preciso da ajuda de voces. Estou com esse projetos que comeca a ligar e com 3 segundo a lampada apaga, o cooler continua ligado. Nao entendo de projetor. Alguem poderia ajudar em alguma informação?

Estes equipamentos Diebold, é um placa mãe com Linux educacional e um projetor no mesmo equipamento. Tal projetor é muito parecido com os projetores Benq.

O defeito a principio esteja só na projetor, mas por via de duvidas, abre o equipamento e testa a placa mãe com um monitor.

O defeito do projetor:

1 - Se desliga a lampada apos alguns segundos e o projetor continua ligado, pode ser a lampada, a placa ballast ou no circuito de sensores e temperatura( sensor e coolers)

2 - Se o projetor inteiro se desliga, o defeito pode estar no CI TOP da placa fonte.

Para eu poder te ajudar, me explica bem o que esta acontecendo, se esta desligando por inteiro ou se só desliga a lampada, qual led de erro esta piscando.

O bom seria também testar com outra lampada. Pois já peguei casos de projetores BENQ, que a lampada estava se desligando e a lampada e a placa ballast estavam boas. E o defeito estava no transistor K3677 da placa fonte.

No servidor de eletronica BR tem alguns manuais de projetores BNQ, não é do mesmo modelo, mas ajuda.

Faça alguns testes e posta as conclusões.

Se ajudei, não esquece do joinha.

Boa sorte

@dennysgross, Amigo, apos a desmontagem desconectei os cabos da placa mae e deixei o projetor ligado sozinho, apos apertar o botao de power ele liga comeca a ascender as lampas e desliga por inteiro. Os leds se apagam todo.

Estou com um caso desses aqui, mas o meu é projetor Benq MS 510+, vem integrado com um projeto do governo com sistema operacional Linux. No meu caso ele liga, carrega o sistema operacional, porem, após uns dois minutos o projetor desliga a lâmpada, só volta a funcionar após reiniciar todo o sistema. Também desconfio que seja o CI TOP 256yn, há alguma forma de medição desse CI?

Se os projetores estão se desligando completamente, Quase certeza que o defeito esteja neste CI TOP. O CI TOP encontra-se na placa fonte, você precisa abrir o projetor e ir retirando as peça, até conseguir tirar a placa fonte.

Normalmente quando apresenta este defeito, de se desligar, o CI TOP esta inteiro, não conseguir medir mas é só trocar e torcer para funcionar. Cuidado para comprar estes CIS, normalmente eu compro no ML, mas tem fornecedores que vendem CIs TOPS "falsificados". O os originais normalmente tem as descrições brancas. Mas para ter certeza se irá funcionar, só trocando.

Ok amigo, vou fazer o pedido do CI e troca-lo. Tem algum fornecedor de confiança?

Consulte o nosso patrocinador @Caio Castro :

eletronicacastro_logo.png

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Também já comprei o CI Top 256yn, estou aguardando chegar, postarei o resultado aqui. Não encontrei no patrocinador do fórum, comprei em outro lugar!

Amigos, troquei o CI top 256yn e o projetor que antes ligava por alguns minutos, agora nem liga com o novo CI, será que é falso ?

Não tenho muita experiencia em Projetores, mas conserto muita fonte chaveada !  Vamos a uma delas:

Uma certa vez consertei uma fonte de uma mesa de som que usava um ci TOP parecido ao seu que veio de uma outra oficina que o havia trocado.  Fiz te tudo para a fonte funcionar, conferi componente por componente em volta dele, troquei TODOS os capacitores eletroliticos do secundario da fonte e no final era o bendito ci TOP "novo" que estava ruim.

Foi so trocar por um novo de outra procedencia que a fonte voltou a funcionar.

A outra solução no seu caso que eu sugiro alem da troca desse ci é de fazer o teste que aparece no datasheet do fabricante:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Boa sorte ;)

TOPSwitch_Test_Circuit.jpg.3c7099448815a2db99da47de0d6cc3d2.jpg

@Alexandre Massula, Já peguei uns 3 diebold desses que estavam com mau contato (resistencia de fuga) na chave power. Desconecte a chave da placa mãe e faça o teste...

@joao0264, Também já peguei alguns projetores EPSON e alguns BENQ com o mesmo sintoma (liga e antes que a lampada alcance o brilho máximo, ela se desliga) e o defeito era a lampada mesmo. Tire a lampada e olhe de frente pra ela, no refletor... Se aparecer umas manchas dentro dela ( parecendo que caiu líquido e depois secou, ficando manchado, entende?!) é sinal de que ela está no fim da vida util, sendo assim, é só trocar e correr pro abraço!

Obrigado aos amigos pela atenção dispensada, mas fui vítima de um ci top 256yn falsificado, após adquiri outro ci em outro fornecedor, foi apenas substituí-lo e caso resolvido.