Jump to content
Torian

 devolvido Positivo POS-PO45AV - Ligando sozinha ao conectar a energia

Rate this topic

Recommended Posts

olá meus caros.

estou com essa placa mãe na bancada, ela liga sozinha somente conectando ela na energia.  fiz uma limpeza com alcool isopropilico nela e ela voltou a ficar normal, isso na parte da manha , quando fui testa-la a noite o problema persistiu, fiz um ME na bga norte nada, depois na bga sul nada tb. ai limpei ela outra vez com alcool e ela voltou a funcionar. mas o problema voltou depois de algum tempo.

nesse vai e vem descobri q ela esta fazendo isso quando ela se energiza e n tinha nada a ver com lavar ela com alcool pq o ela volta a ficar normal quando se tira a bateria ai ela fica normal e quando coloca a bateria ela fica normal por uns minutos e ai liga sozinha novamente, mas descobri tb se tirar a bateria e ele fica normal mas se deixar ela conectada a energia  depois de um tempo ela volta a ficar ligando sozinha novamente. ja testei em outra fonte tb nada. queria orientação de vcs, fico no aguardo obrigado

Edited by FLAVIOTECH

Share this post


Link to post
Share on other sites

Creio que algum componente na malha entre o PS_ON do Conector ATX24 e o pino correspondente no CI I/O está colocando o pino sempre em nível baixo 0V. Então quando você energiza a fonte a placa liga sem receber o sinal PWR_SW do botão no I/O.

 

Ou talvez seja solda fria no Ci I/O. Se o pino do I/O correspondente ao sinal PS_ON da fonte principal não estiver bem soldado ou com solda fria ele tenderá a permanecer em 0V.

 

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

então eu deveria resoldar o chip IO, correto?  teria outro componente proximo q deveria refazer a solda ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu aconselho você fazer a resolda dele. É difícil dizer quanto a outros componentes, sem analisar o esquema elétrico o correto é você fazer um mapeamento do sinal PS_ON (Fio verde da fonte atx pino 16 do conector da placa). Até o pino correspondente no I/O procura o datasheet deste I/O para identificar o pino correspondente. Após "mapear" a linha de componentes entre os pontos que citei você vai testando os componentes até encontrar "alguém" aberto, alterado ou em curto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, boa dica binho, em muitos casos o pino do super I/O realmente oxida ou solda fria e deixa a placa em nível baixo.

Mas, se eu fosse você eu regravaria a bios, já peguei mobo's aqui que ligava sozinha , regravei a bios e voltou a funcionar perfeitamente. outras era realmente o danadinho do Super I/O com o pino PS_out oxidado, jogue um calor nele, ou ferro de solda se você tiver experiência , cuidado para não deixar perninhas tocando na outra . Boa sorte

Share this post


Link to post
Share on other sites

Duas causas possíveis, a primeira pode ser IO e a segunda é a PS.

 

Começaria trocando IO, acho bem certo ser ele.

 

Boa Sorte.

Share this post


Link to post
Share on other sites

ola desculpe a demora em responder ao topico.

 

eu joguei um ar quente no super IO justamente onde estão os pinos out e on mas  n surtiu efeito algum a placa ainda esta na mesma.

enquanto a regravar a bios, peço desculpas pois n poderei faze-lo pois ainda não tenho as ferramentas para isso :(

estou em estado de aprendizado ainda.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Rapaziada, tudo bem?

Estou com o mesmo problema do amigo Torian, estou com uma placa Gigabyte GA-Q35M-S2 que ao ligar o cabo de força ela ja da o start, ele demora muito pra dar o video cerca de uns 30 segundos, nesse tempo vejo que o cooler roda quase parando, depois que da video o cooler fica normal. Ja regravei a bios e nada mudou, sou um pouco leigo em eletrônica, tenho somente multímetro e ferro de solda, tava pensando em coloca-la no forno, vocês acham que pode ajudar?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Citei agora a pouco minha placa Gigabyte GA-Q35M-S2 que estava ligando sozinha, pois bem, dei uma conferida novamente nela e descobri que a solda do conector da bateria estava rachada e não estava dando o contato dos 3v para a bios. O padrão da bios desta placa, vem configurado para ligar a placa assim que entra energia, então toda vez que eu desligava da tomada ela perdia configuração e quando eu voltava com a força ela sempre vinha com a bios padrão, uma coisa simples. Espero que possa ajudar alguém, as vezes agente já leva para o lado mais difícil, e não vê que pode ser uma coisa simples.

Share this post


Link to post
Share on other sites

provavelmente é o s/io, ele é responsável por fazer a placa ligar.

 

se a dica ajudou, da um joinha, porque você ajudando, vai ser ajudado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido / devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png


Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...