Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo POS-PO45AV - Ligando sozinha ao conectar a energia

Avalie este tópico:


Posts em destaque

olá meus caros.

estou com essa placa mãe na bancada, ela liga sozinha somente conectando ela na energia.  fiz uma limpeza com alcool isopropilico nela e ela voltou a ficar normal, isso na parte da manha , quando fui testa-la a noite o problema persistiu, fiz um ME na bga norte nada, depois na bga sul nada tb. ai limpei ela outra vez com alcool e ela voltou a funcionar. mas o problema voltou depois de algum tempo.

nesse vai e vem descobri q ela esta fazendo isso quando ela se energiza e n tinha nada a ver com lavar ela com alcool pq o ela volta a ficar normal quando se tira a bateria ai ela fica normal e quando coloca a bateria ela fica normal por uns minutos e ai liga sozinha novamente, mas descobri tb se tirar a bateria e ele fica normal mas se deixar ela conectada a energia  depois de um tempo ela volta a ficar ligando sozinha novamente. ja testei em outra fonte tb nada. queria orientação de vcs, fico no aguardo obrigado

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que algum componente na malha entre o PS_ON do Conector ATX24 e o pino correspondente no CI I/O está colocando o pino sempre em nível baixo 0V. Então quando você energiza a fonte a placa liga sem receber o sinal PWR_SW do botão no I/O.

 

Ou talvez seja solda fria no Ci I/O. Se o pino do I/O correspondente ao sinal PS_ON da fonte principal não estiver bem soldado ou com solda fria ele tenderá a permanecer em 0V.

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aconselho você fazer a resolda dele. É difícil dizer quanto a outros componentes, sem analisar o esquema elétrico o correto é você fazer um mapeamento do sinal PS_ON (Fio verde da fonte atx pino 16 do conector da placa). Até o pino correspondente no I/O procura o datasheet deste I/O para identificar o pino correspondente. Após "mapear" a linha de componentes entre os pontos que citei você vai testando os componentes até encontrar "alguém" aberto, alterado ou em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, boa dica binho, em muitos casos o pino do super I/O realmente oxida ou solda fria e deixa a placa em nível baixo.

Mas, se eu fosse você eu regravaria a bios, já peguei mobo's aqui que ligava sozinha , regravei a bios e voltou a funcionar perfeitamente. outras era realmente o danadinho do Super I/O com o pino PS_out oxidado, jogue um calor nele, ou ferro de solda se você tiver experiência , cuidado para não deixar perninhas tocando na outra . Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola desculpe a demora em responder ao topico.

 

eu joguei um ar quente no super IO justamente onde estão os pinos out e on mas  n surtiu efeito algum a placa ainda esta na mesma.

enquanto a regravar a bios, peço desculpas pois n poderei faze-lo pois ainda não tenho as ferramentas para isso :(

estou em estado de aprendizado ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá Rapaziada, tudo bem?

Estou com o mesmo problema do amigo Torian, estou com uma placa Gigabyte GA-Q35M-S2 que ao ligar o cabo de força ela ja da o start, ele demora muito pra dar o video cerca de uns 30 segundos, nesse tempo vejo que o cooler roda quase parando, depois que da video o cooler fica normal. Ja regravei a bios e nada mudou, sou um pouco leigo em eletrônica, tenho somente multímetro e ferro de solda, tava pensando em coloca-la no forno, vocês acham que pode ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citei agora a pouco minha placa Gigabyte GA-Q35M-S2 que estava ligando sozinha, pois bem, dei uma conferida novamente nela e descobri que a solda do conector da bateria estava rachada e não estava dando o contato dos 3v para a bios. O padrão da bios desta placa, vem configurado para ligar a placa assim que entra energia, então toda vez que eu desligava da tomada ela perdia configuração e quando eu voltava com a força ela sempre vinha com a bios padrão, uma coisa simples. Espero que possa ajudar alguém, as vezes agente já leva para o lado mais difícil, e não vê que pode ser uma coisa simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Moderador Global

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido / devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...