Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Protegendo I/Os do MCU

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos, gostaria de discutir algumas idéias/dúvidas que tenho sobre proteger microcontroladores dos "Malditos" ruídos.

Estou em um projeto que vou usar uma bateria de carro para suprir toda energia do equipamento, tanto da placa de controle com o Microcontrolador quanto os periféricos, sensores, lâmpadas, motores.

 

A Pergunta é, faz sentido usar Acopladores Opticos tanto na entrada quanto nas saídas das portas do mcu se todos usam a mesma fonte de energia ? o mesmo GND ?

 

a unica diferente é que os periféricos pode se alimentar direto da bateria, e a placa controladora trabalha com os 5V que sai do regulador...

 

Obrigado desde já pela ajuda...

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Em minha humilde opinião, não, não faz sentido se não tivermos duas fontes de energia completamente isoladas... que até podem ser alimentadas pela mesma bateria...

 

... seria como se tivéssemos 2 nobreaks sendo alimentados pela mesma bateria e que estes tenham em suas saídas um transformador de isolação. Eletronicamente isso pode ser feito com os componentes certos, garantindo e mantendo a total isolação oferecida pelos opto acopladores.

 

Devemos ressaltar no entanto que mesmo em equipamentos aplicados no próprio veículo o uso de filtros e componentes de proteção praticamente eliminam as possibilidades de danos nos circuitos, não fosse assim sequer seriam homologados pois "pifariam" nos primeiros testes.

 

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...