Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bicho-papão assombrando um Inspiron 14r 5420 (Mid 2012)

Avalie este tópico:


Visitante: marcospauloms

Posts em destaque

Visitante: marcospauloms

Boa tarde.

Tudo começou quando efetuei uma troca de memória RAM. De fábrica, vieram 6GB DDR3 (4+2). Há aproximadamente uma semana, resolvi remover o pente de 2GB e instalar outro de 4GB, para totalizar 8GB. Após instalado o novo pente de 4GB, percebi que ele era de 533MHz, frequência inferior aos pentes que vieram de fábrica (800MHz). Desse jeito o computador passou a trabalhar com a menor frequência detectada para não danificar tanto a memória mais fraca quanto o próprio notebook. Percebendo essa diferença, removi o pente novo de 4GB (533MHz) e reinstalei o de 2GB (800MHz). Essa diferença de frequência, a princípio, não prejudica em nada. Podem ocorrer algumas BSOD (tela azul da morte), mas fora isso não há maiores riscos para a máquina. Pelo menos na teoria não haveria.

Ocorre que a partir de então, coisas sinistras começaram a acontecer com o notebook, algo que eu nunca vi na vida. Tenho longas datas de bancada em assistência e nunca peguei um micro com sintoma parecido. Dessa confusão das memórias RAM, quando eu mandava desligar máquina (INICIAR, DESLIGAR), ela só voltava a ligar se eu invertesse as memórias de posição (do slot 1 passava para o 2 e vice-versa). Se eu não fizesse essa inversão, o notebook não ligava. A luz do botão Power ficava acesa por 1 segundo e repentinamente apagava. Dois dias depois, descobri que se eu resetasse a BIOS removendo a bateria/pilha da BIOS/CMOS, o notebook voltava a ligar sem a necessidade de inverter os pentes de RAM. Mas isso se torna extremamente trabalhoso, pois teria que toda vez abrir o notebook inteiro, desmontar tudo. Enfim, se tornou inviável. Dessa maneira, continuei intervendo as memórias.

Dois ou três dias depois, achei informação num fórum internacional informando que, para resetar a BIOS, ao invés de ter que abrir todo o notebook e remover a pilha da placa-mãe, seria mais fácil remover a bateria externa e que segurando as teclas FN + Botão Power por alguns segundos, a BIOS seria resetada. Testei, e realmente funcionou. Não precisei mais abrir o notebook, nem para tirar a bateria/pilha da BIOS, nem para inverter as memórias.

E assim ficou por mais ou menos 4 dias, até que segunda agora (03/08) percebi que a bateria externa não estava mais carregando. O ícone da bateria no rodapé da barra de ferramentas do Windows informava que o carregador estava conectado, mas a bateria não estava carregando. Pensei comigo que o defeito dessa loucura toda pudesse ser a bateria. Só que ao verificar o Status da Bateria e a Saúde da Bateria nas “Opções de duração estendida da bateria Dell”, estava tudo OK. Informava sim que a mesma não estava carregando, mas a saúde está perfeita, sem nenhuma mensagem de erro ou coisa do tipo. Lembro até que durante os dias que enfrentei o problema com as memórias, efetuei o teste PSA para analisar o notebook, e o relatório da bateria informou que estava tudo OK, nenhum problema ou erro, nem diminuição do ciclo de vida dela nem nada do tipo.

Não o bastante, juntamente desse erro da bateria externa, começou a aparecer um erro quanto ao carregador, aquele que aparece tanto na tela de boot quanto na hora em que o Windows inicializa, no qual informa que não foi possível determinar o tipo de adaptador CA, pedindo para que conecte outro carregador de 90W ou superior. Testei TRÊS carregadores diferentes, e em todos apareceu a mensagem de erro. Todos os carregadores estão OK, pertencem a outros Dell que possuo.

Sinceramente, com 10 anos de bancada, eu nunca vi algo do tipo. Estou pensando em trocar a placa-mãe, porque não sei mais o que fazer. Na verdade, não tem muito o que fazer, porque não foi reparado nada, esse notebook é original, placa-mãe nunca foi mexida. A única coisa que alterei desde a aquisição dele foi trocar a memória RAM, mas sinceramente eu nunca vi coisa do tipo.

Lendo mais um pouco, percebi que muitos notebooks com alguns sintomas como o meu estavam relacionados com problemas no chip I/O, porque é ele quem reconhece tudo o que está conectado à placa, seja memória, bateria ou carregador. Tecnicamente e particularmente falando, acredito que esse seja o único defeito desse micro. Não há o que fazer, está tudo ok, o produto não foi derrubado, não caiu água, não ficou exposto ao sereno ou a grandes umidades. Sinceramente não sei mais o que fazer nesse caso.

Alguém aí já pegou algum problema do tipo, no todo ou em partes, e que conseguiu solucioná-lo?

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...