Jump to content
HFDAngelo

Disco desconhecido - Não inicializável

Rate this topic

Recommended Posts

Olá pessoal

Uma cliente me trouxe um HD externo para recuperar dados.

Dentro do case tem um Seagate ST1500DL001 de 1,5TB e firmware CC98.

Ela falou que ele levou um tombo e que ela tentou fazer a recuperação dos dados antes de me trazer.

O que me chamou a atenção é que no programa HD Sentinel mostram informações diferentes das que vem na etiqueta do HD (o firmware e o S/N )e com capacidade de 0 MB.

No Gerenciador de discos, após vários minutos, aparece o HD como "Disco Desconhecido - Não Inicializável"

Alguém que já tenha passado por isso saberia dizer o que causou essa diferença de informações?

Conseguiram fazer a recuperação dos dados? (Já que nem o Testdisk consegue detectar o HD)

Obrigado desde já pela força.

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

Caso não resolvido / devolvido

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

eletronicabr.png

amigo ja perdi muito hd com queda, e ele dsnificou a parte logica deve ter empenado disco e agulha e nao funciona a nao ser que vc concerte a parte logica, se nao for por a queda eles gostam muito de queimar diodos na entrada da tensao mas se foi pela queda so abrindo e tem que ser em laboratorio proprio  nunca recuoerei  logica boa sorte tira a placa e limpa os contatos com uma borracha boa sorte

Olá pessoal

Uma cliente me trouxe um HD externo para recuperar dados.

Dentro do case tem um Seagate ST1500DL001 de 1,5TB e firmware CC98.

Ela falou que ele levou um tombo e que ela tentou fazer a recuperação dos dados antes de me trazer.

O que me chamou a atenção é que no programa HD Sentinel mostram informações diferentes das que vem na etiqueta do HD (o firmware e o S/N )e com capacidade de 0 MB.

No Gerenciador de discos, após vários minutos, aparece o HD como "Disco Desconhecido - Não Inicializável"

Alguém que já tenha passado por isso saberia dizer o que causou essa diferença de informações?

Conseguiram fazer a recuperação dos dados? (Já que nem o Testdisk consegue detectar o HD)

Obrigado desde já pela força.

Amigo, o ideal seria você ter um HD idêntico que esteja funcionando pra você substituir a placa logica do bom pro ruim, para tentar resolver esse "bode" e recuperar os arquivos. Veja essa possibilidade! j+

Valeu JMARCOS007

O fogo é a gente achar uma placa idêntica atualmente. Vc sabe o porque do HD SENTINEL mostrar os valores errados?

Valeu JMARCOS007

O fogo é a gente achar uma placa idêntica atualmente. Vc sabe o porque do HD SENTINEL mostrar os valores errados?

Cara, provavelmente é devido ao sistema de reconhecimento do HD que está em curto (Placa Lógica). Daí a ideia de pegar uma igual para tentar a recuperação. Seja paciente, converse com o cliente e explique a situação. Seja claro e sincero que o cliente vai entender.

Boa sorte!

Obs: A placa basta ser do mesmo modelo, capacidade e marca do HD. Não precisa ser idêntico até o numero de serie não. j+

Valeu JMarcos007

Eu estava lendo a Resposta #11 do link

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.
que diz:

"Pessoal tomem cuidado com HDs de 3 anos atraz para ca, pois eles tem uma eprom interna para casar as trilhas e locamentos de partições também na placa, assim se voce usar uma placa com da mesma data do mesmo ano tudo igualzinho mas a firmware tiver alguma mudança ja não vai dar certo e ainda vão perder as placas e bagunçar o que estava funcionado, os mais antigos não tinham esses problemas mas os mais novos tem que ter atenção redobrada.... Aparece aqui na loja alguns Hds que o pessoal troca a placa e depois os dois param de funcionar, o recurso é rodar o programa da montadora para reparar os danos na eprom e depois formatar o disco e recuperar os dados, ou seja trabalho em dobro... Fica ai a dica........"

Você tem tido esse tipo de problema?

Valeu JMarcos007

Eu estava lendo a Resposta #11 do link

Hidden Content

que diz:

"Pessoal tomem cuidado com HDs de 3 anos atraz para ca, pois eles tem uma eprom interna para casar as trilhas e locamentos de partições também na placa, assim se voce usar uma placa com da mesma data do mesmo ano tudo igualzinho mas a firmware tiver alguma mudança ja não vai dar certo e ainda vão perder as placas e bagunçar o que estava funcionado, os mais antigos não tinham esses problemas mas os mais novos tem que ter atenção redobrada.... Aparece aqui na loja alguns Hds que o pessoal troca a placa e depois os dois param de funcionar, o recurso é rodar o programa da montadora para reparar os danos na eprom e depois formatar o disco e recuperar os dados, ou seja trabalho em dobro... Fica ai a dica........"

Você tem tido esse tipo de problema?

Cara, eu nunca tive.

Em casos parecidos após a substituição da placa: Ou funcionava ou não funcionava. NENHUM HD que eu fiz esse procedimento, após o seu funcionamento, deu problema. Mas, como outros já pegaram esse bode, é bom ficar atento.. Conhecimento nunca é demais ;)

Valeu pela força JMarcos007

Você já chegou a trocar o chip da bios da placa ruim para a boa?

Ao te qualificar abriu uma tela pedindo para informar o motivo da qualificação...informei mas acho que não aumentou os seus pontos.

De qualquer forma eu te agradeço pela atenção.

Boa noite, lamento informar, mas acredito que o problema não seja a placa logica do hd em questão.

Até aonde eu sei os hds fazem uma checagem nas partes importantes do disco como por exemplo cabeça de leitura e discos internos, quando apresenta algum erro, a placa logica tem formas diferentes de tratar o problema, entre eles desligar a rotação dos discos, e apresentar tal problema, em alguns casos é possível recuperar os dados contidos nos disco, retirando os discos e colocando em um equipamento especifico ou em outro hd idêntico "casos raros" funcionando.

Cada caso precisa ser avaliado, custo e importância dos dados.

Não achei o link do vídeo que gostaria de mostrar, mas achei esse que você já deve ter visto.

Segue o link

Valeu Fasciniorj

Vou dar uma espiada.

Vc diz que quando vc retira os discos e coloca em um HD idêntico, raramente funciona?

Valeu JMarcos007

Vc já fez a troca por outra placa lógica de mesma Marca, Modelo e tamanho mas com firmware diferente e mesmo assim funcionou?

Valeu JMarcos007

Vc já fez a troca por outra placa lógica de mesma Marca, Modelo e tamanho mas com firmware diferente e mesmo assim funcionou?

Pra ser sincero, eu nem prestava atenção no firmware. Sempre funcionou.

Hidden Content

,

Hidden Content

, realmente procede esse alerta de que para HD's recentes, ao trocar a PCB, é preciso trocar/copiar a ROM para que case com a SA (Service Area/System Area) que reside na mídia magnética.

Vejam exemplos aqui:

Hidden Content

Hidden Content