Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lenovo G400s Placa VILG1/G2 LA-9902P Não Liga

Avalie este tópico:


danilosanfer

Posts em destaque

Para identificar o PC301, faça o seguinte:

 

Multímetro na escala de diodo (bip).

Coloque uma das pontas no pino 8 do PQ302.

Com a outra ponta, localize algum capacitor que bipa. Marque ele.

Coloque uma das pontas do outro lado deste capacitor e com a outra, coloque no pino 4 do PQ302.

Se bipar, você achou o PC301.

 

Para achar o PC307, ele vai bipar um lado com o pino 8 do PQ302 e o outro lado com o terra (carcaça USB).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para identificar o PC301, faça o seguinte:

 

Multímetro na escala de diodo (bip).

Coloque uma das pontas no pino 8 do PQ302.

Com a outra ponta, localize algum capacitor que bipa. Marque ele.

Coloque uma das pontas do outro lado deste capacitor e com a outra, coloque no pino 4 do PQ302.

Se bipar, você achou o PC301.

 

Para achar o PC307, ele vai bipar um lado com o pino 8 do PQ302 e o outro lado com o terra (carcaça USB).

 

Obrigado pela dica. O PC301 encontrei e removi, já o PC307 não consigo encontrar pois todos os capacitores que testei estão aterrados, tanto no pino 8 do PQ302 quanto no terra da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PC301 bipa fora da placa?

 

Veja pelo esquema, que o PC307 também está ligado ao pino 2 do  PU301.

Seguindo a trilha, você encontra ele.

 

Ou pode seguir a trilha do PR301 (que está ligado no PQ302).

 

O PC301 não bipa fora da placa. Eu encontrei ele do outro lado da placa, na parte de baixo.

Acredito que o PC307 também esteja na parte de baixo. Seguir a trilha vai ser um problema. Estou tentando aqui mas está complicado pois varios componentes estão bipando dos 2 lados, ou seja, estão aterrados. Claro que se um estiver em curto todos os outros ficarão né? Problema vai ser achar o bendito que está com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você retirar o PR301 da placa, facilita achar ele.

Com o PR301 na placa, vários outros capacitores ficam na linha que está em curto.

 

Se eu faço a medida pelos pads do PR301, consigo encontrar um capacitor do outro lado da placa.

 

Se eu realizar o teste pelo PU301, no pino 2, varios capacitores ficam em curto. Será que o problema pode estar no PU301?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.

Comece injetando 5V no ponto 1.

A referência deste ponto é o PQ302 e o PR301.

Veja se algum componente aquece (capacitores ou o PU301).

 

Injete 5V bo ponto 2.

A referência é o PR301 e a bobina PL301.

 

Fixe a ponta negativa da fonte em um local de terra (carcaça USB ou outro).

Se a tensão de 5V não for suficiente para localizar algum componente em curto, repita os testes usando 12V.

Mas acho que não será necessário.

 

Tem um vídeo no link abaixo, que pode ajudar. No vídeo é usada uma fonte assimétrica, mas o processo é o mesmo.

www.youtube.com/watch?v=e73A9SKwWXk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.

Comece injetando 5V no ponto 1.

A referência deste ponto é o PQ302 e o PR301.

Veja se algum componente aquece (capacitores ou o PU301).

 

Injete 5V bo ponto 2.

A referência é o PR301 e a bobina PL301.

 

Fixe a ponta negativa da fonte em um local de terra (carcaça USB ou outro).

Se a tensão de 5V não for suficiente para localizar algum componente em curto, repita os testes usando 12V.

Mas acho que não será necessário.

 

Tem um vídeo no link abaixo, que pode ajudar. No vídeo é usada uma fonte assimétrica, mas o processo é o mesmo.

www.youtube.com/watch?v=e73A9SKwWXk

 

Amigo, obrigado pela ajuda. Consegui encontrar o problema. Quem estava matando a linha era o PU402.

 

Quando abri o tópico, o componente que esquentava era o PU401, ai removi ele, matou os 19v da placa e nesse meio tempo pedi um PU401 novo.

Agora descobrimos que o PU402 também está com problemas rsrsrs. O Ruim é que esse componente só encontrei no ML.

 

Agora, minha duvida é a seguinte: Existe alguma forma de realizar algum outro teste para ver se não tem curto depois do PU402, ou até mesmo testar ele? Pois vai que eu compro um novo coloco no lugar e o mesmo volte a esquentar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para certificar que era mesmo ele, meça os terminais 8 e 9 para ver se existe curto. Isso no próprio componente.

 

O teste da resposta anterior é para ser feito nos pads da placa (no local do componente).

 

Fiz as medições e realmente era o PU402 quem estava em curto, ou seja, o PU401 que era o vilão no inicio está normal.

 

Como eu comprei um ci novo pensando ser o PU401, coloquei o mesmo no lugar do PU402 e fiz os testes, agora tenho os 19v e não aquece mais o PU402.

 

Só que agora a gente volta na questão inicial que o PU401 aquece, não aquece a ponto de queimar o papel termico, mas está aquecendo e com isso a maquina não liga. Já medi o CI e está normal, também medi os Pads e estão normais. Estranho não?

 

O que você acha? @hds-tec,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que percebi: você trocou os CI's, mas ele não são equivalentes.

 

PU401 = SY8208BQNC

 

PU402 = SY8208CQNC

 

Poxa, verdade não havia me atentado.

 

De certa forma, o CI sy8208bqnc tenho novo, preciso entao comprar o de final cqnc. Sabe se consigo encontrar algum equivalente? Cidade onde moro tem quase 1 milhão de habitantes e ninguem tem componentes rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei um equivalente.

 

Antes de soldar ele na placa, retire os dois e confira os pontos abaixo, apenas com o carregador plugado:

 

PU401 - 19V no pino 8, 4.5V no pino 7 e 3v no pino 1.

PU402 - 19V no pino 8 e 3v no pino 1.

 

Depois de soldar o novo PU401 na placa, deverá ter 3V na PL402.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...