Jump to content
xircnunes

devolvido Biostar H61MGC - Não Liga, 3v no Power e IO em curto, trocado

Rate this topic

Recommended Posts

Biostar H61MGC - Não Liga, 3v no Powe e IO em curto pegando fogo

removi ele.....ele realmente esta em curto......

Coloquei um novo identico.....agora a placa nem sinal de vida!!!

5v no botao power...e a bios zerada estranho!!!

alguem teria o esquema dela?

alguma dica?

agradece!

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,
este tópico será considerado como

Caso não resolvido / devolvido

Por favor, evite responder este tópico.
Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.
Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

eletronicabr.png
Edited by FLAVIOTECH

se o io estava em curto, algo mais deve ter problemas. esquema de mb de desk eh um pouco dificil de achar

quem sabe com o datasheet do io, vc consegue ver alguns sinais que chegam e saem dele

innata amigo...tirei o i/o ele estava em curto......testei a placa ela não apresentou curto...baseado no dataste do io....ja posto modelo!!!

com io antigo em curto cooler girava....ja esse nem sinal de vida!

Bios zerada.....mais tem tensão no botão power

sionnnnn.jpg.22a5ead5b13f718fbac4d9331bfb0ea2.jpg

IMG_4455.jpg.a6581a69be8259c715c3ef5c9501e8a7.jpg

tem tensao nos pinos de alimentacao dele (os que estao em vermelho)? eh bom ver se tem continuidade no terra tb (pinos em preto).

Amigo posso esta enganado , mas este I/O não tem uma memoria interna no qual vc teria q gravar conforme sua placa?

acho que nao, pelo menos no datasheet nao menciona nada sobre memoria regravavel, somente os enderecos dos registradores

to ligado...tem umas novidade ai,....tem uma galera falando de gravacao de si/0 mais não são todos nao....

tipo ele desprograma ...mais ele zero vem funcionando ok!!ta estranho eh a bios...todos pinos zerado!!!

vo durmi agora....amanha vo regrava ela!!!!

muito obrigado a todos!

se todos os pinos estão zerados, nao esta chegando alimentacao pra ela. voce deve ter um problema de pwm das tensoes primarias.

mede as bobinas pra ver se encontra alguma tensao e coloca pra gente

amigo...temos 3 e 5v...o resto so depois q ela ligar!!!!

estranho eh q  era pra ter 3v no si/0 e tem 5v.....essa foto do io eh equivalente...nao acha do modelo original!!

mais a pinagem bate!

ITE IT8728F-BXA o original!

3v  e 5V estao presentes na placa!....como c diz nosso amigos.....soldadura perfeita do si//0

bios regravada e nada!!!

IMG_4505.jpg.f25389b88a76a539266c160579e47d7c.jpg

Colega, lembre-se que são arquiteturas diferentes uma placa de desktop e uma de laptop. 5v no sio numa placa de desktop está correto, já para um laptop seria um problema. Sem esquema é mais complicado, mas veja o pino 72 PWRBTSW, ele deve zerar quando você der um curto no conector pwr. Você disse ter tensão nos pinos, então tente ligar a placa e meça a tensão para verificar se há alguma mudança de tensão no pino 103. Você pode também tentar ligar a placa através do pino 72 e com isso testar se alguma trilha não foi rompida entre o pinos de start e o sio. Pino 78 é power good.

Pela foto creio eu que o pino 85 do Sio não está bem soldado é o sinal  isso de acordo com datasheet

RSMRST#

Peço-lhe  desculpa caso eu estiver errado.

Posta resultado.

@tecgess,  q isso tecgess!!!todo mundo erra.....me corrija c tiver errado!!!!!mais não encontrei o datasheet especifico do si/0  ITE IT8728F-BXA  não sei mas parece q pinagen ta meio diferente!!!

pq gilsom falo do 72 PWRBTSW  tem 5v..mais não ta zerado nao....mais ta batendo em outro lugar....pino 75 e ta zerando quando da poweron

o pino q c falo q ta mau soldado ......ta ok!!!

so lembrando q o si/0 antigo estava realmente em curto plugava energia girava ligava girava o cooler mais si/0 pegando fogo...removi ele vi q ele ta em curto.....comprei um novo....coloquei tem as tensões primarias 3v ,5v  tem tensão no botão power mais placa nem sinal de vida!!!nenhum sintoma!!!

grato atenção de todos!!

lembrando Si/0 zero ...nao foi tirado de placa usada nao!

Verifica se esse e compatível com sua placa, se dá para você ter uma base de aferição dos pinos do I/O.

tecgess1111.jpg.68e5202ec7cabbc4d733077a18b68473.jpg

Fico grato pelo incentivo dado j+  :-*

O esquema que eu estou tirando uma base e esse, ele não é compatível mas dar para você ter uma base de aferição do I/O.

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

Posta resultado.

Parece que me enganei em relação ao pino que liga a placa. Veja que no sio o sio o sinal PWRON# é no GP44, só que no esquema tá pwbtout que na verdade é sinal que irá para o bga.O pino 76 pson deve ser então o pino que recebe o sinal para ligar a placa. Creio que pode haver algum curto no bga, e isso pode impedir a placa de ligar. Faz os testes de curto usando a fonte assimétrica.

@Gilson Macedo, @tecgess, fiz uma medicao básica ali nos capacitores envolta da pch ta tudo em curto...ou seja pch em curto!!!!

intao...pode ser pch tb pode ser algun componente gerando esse curto....pergunta qual seria uma maneira segura de fazer um fumegation pra min achar onde q eh....qual tensao qts ampere?

Qual o valor de resistência está dando ?

Essa região tem uma resistência baixa podendo confundir se a realmente curto.

Fica complicado injetar tensão nessa placa por não saber qual o valor de tensão que você tem que injetar na linha por falta de esquema elétrico, teria que achar algo em curto num local que sabemos o valor de tensão para isso.

Posta resultado

@tecgess, @Gilson Macedo, poise amigos!!!muito obrigado atencao ta dando curto nervoso 0.2 ohms  na cabeça da pch tem uns ponto dando 19,0.....esses embaixo do cristal tudo em curto

IMG_4611.jpg.31c83a52722b1d489087935bbabfaf1b.jpg

A escala de Ω do seu multímetro e automática se sim a chance e grande de ter curto, se não afere em 2kΩ=2000Ω o mesmo local, no visor tem que dar .0002kΩ

@tecgess, sim e multimetro digital...mais posso escolhe a escala coloquei em kΩ deu a mesma medição posso muda a escala e a virgula de posição pra fracionar

ja te falei tecgess..preciso dumas aula sua!!!

Que nada  meu amigo eu também estou aprendendo ....aqui e uma Aprendizagem constante.

Aprendo muito com nosso amigo

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.
e outros usuário do fórum também e também com você.

Sobre a questão do curto o certo e retirar o PCH ,mas antes disso eu verificaria se a curto em todos os pinos do I/O e comparava com os pinos da image da Resposta #12 e 13# se realmente aquele pino e GND ou não.

pensei mesma coisa....certo era tira pch....mais sem uma maquina BGA não animo nem!! isso so pros corajosos!!kajdajskldjalskdjaslk