Jump to content
Sign in to follow this  
Alex Kundera

tv gradiente tf-2150 inoperante mas com zumbido

Rate this topic

Recommended Posts

Este tv ao ligar faz um zumbido, mas não tem som e nem imagem, o led do standby totalmente apagado. Averiguei as tensões no fly back encontrei  132v  onde é pra ter 113v, no C804 +10v2 tem 6v,no IC801 pino 2 de 5v tem 0v, no C15 de 8v tem 0v no IC301 só tem tensão no pino 3 que é 1,8v; e no IC802 que é 3v3ST tá normal, espero que com estas informações algum amigo do fórum possa me ajudar, pois até soltando o pino +113v do flyback a tensão continua alta e o zumbido não desaparece. Desde já agradeço Valeu!

EDIT: Incluir prefixo.

Revise todos os capacitores eletrolíticos da fonte e do horizontal.

É bem provável que alguns possam estar esgotados.

@Alex Kundera, Estranho ai é que so o +B subiu.... verificou pelo esquema? lembro de ter passado raiva com alguns esquemas da gradientes por conter informacoes erradas e sem correcoes tanto na propria placa(Silk) como no proprio manual, concordo com HDS, deve haver filtros com ESR alterada

Seguindo dica, substitui os eletrolíticos da fonte e do horizontal, e pra desencargo de consciência troquei o de largura, mas nem saiu o zumbido e tampouco acendeu o led do standby, o esquema elétrico que eu achei na net é da PCI - 687A que está neste link: 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
              e a que eu preciso é da PCI- 687 D , que não encontrei, mas se algum amigo do fórum tiver postem o link pra mim. Desde já agradeço. Valeu!

Também não encontrei este esquema.

Neste link tem algumas dicas.

Procure também no 4shared.com.

Pode ser que encontre.

Amigo boa noite,... Qual a versão desse chassi? Olha, substitua todos os capacitores de 100u/10V que trabalham na linha dos 3,3V , inclusive os que trabalham ao redor do micronas, e por fim, Substitua o C804, e o C808; ambos de 1000u/10 ou 16 Volts e veja o resultado. Se caso não resolva, é muito provavel que o micronas esteja com os dados corrompidos nescessitando a regravação do mesmo. É muito comum esse tipo de ocorrência nessas tvs. Te desejo sorte!

Respondendo ao amigo Alpha1, vou anexar a foto com o indicativo da PCI,  esqueci de falar pros amigos que após trocar o C811 que é o 220ufx160v a tensão do pino +113v que estava com 132v baixou para 122v.Valeu!

IMG_20150808_070443681.jpg.a8f1c2bc7392cb4e640d22d10ce6f79e.jpg

Seguindo dica no link citado pelo amigo do fórum hds-tec, substituí o  IC501 que é o CQ0765RT , no pino 3 tem 8v  que pelo esquema elétrico teria que ter uns 18v , vindo do ZD501. Averiguei que o pino de +113v do flyback agora tem 120v. Não há tensão nenhuma no IC301, espero que com estas informações alguém do fórum possa me ajudar. Valeu!

Como não tem o esquema desta placa, precisa levantar o datasheet do IC301 e ver os pinos que fazem a alimentação dele.

Assim você terá um caminho para seguir e ver quem está matando essa tensão.

Seguindo dica, o IC301 é o STV9302H,  no pino 2 é por onde entra a tensão de alimentação e cheguei até o pino 85 do IC1, sendo assim, desliguei-o para ver se havia tensão e acabou na mesma 0V, no IC601 no pino 3 e no pino 13 chega a tensão de 13V e no TU101 não há tensão nenhuma. Conto com os amigos em alguma dica. Valeu!

Na grande maioria dos datasheets, há um campo marcado Aplications (ou algo assim) que tem um circuito exemplo que você poderia conferir.

Com isso, você descobre onde é alimentado o CI e terá que seguir estes sinais.

3.jpg.ec880463c931e6bec3e643b2e8de255a.jpg

Amigo, se ainda não resolveu o aparelho, tenho um esquema que voçê precisa dar uma olhada. (creio eu que seja o mesmo, levando em consideração o código da versão do chassi que voçê postou). Se ainda precisar, avise para que eu possa disponibiliza-lo para voçê.

Sim, estou precisando do esquema elétrico, peço ao amigo  Alpha1 para me disponibilizá-lo,pois, agora que eu troquei o IC1 que é o VCT 49X3F pelo VCT 49XYE , a tv já deu sinal de vida, pois o led standy está acendendo, o pino do +113v do flyback apresenta ao ligar 142V e vai caindo até 130V, e no IC301 que é o STV9302H não existe tensão no pino2. conto com os amigos do fórum com alguma dica, pois este pepino é dos grandes. Valeu!

@Alex Kundera,

Para citar um usuário na mensagem, basta colocar o símbolo @ seguido do nome do usuário.

Se preferir, clique no botão Nickname para resposta enquanto estiver digitando uma resposta.

Quando o usuário estiver online, ele será avisado.

(Neste caso eu já citei, então ele será avisado).

@Alpha1,

Veja como subir o arquivo neste tópico:

Ola amigo bom dia,

Aparelhos gradiente são muito complexos, particularmente não gosto de tvs gradiente. Essa tensão que se refere de +113 vem da fonte e alimenta o horizontal correto? o ci que trocou é do vertical imagino. Tente medir a tensao de +B antes do flayback ou desligue a saida horizontal. Caso a tensao esteja alterada na fonte, esta por ai o problema. Caso esteja normal desligue a tensao de alimentacao da saida vertical e veja se a tv oscila. poste os resultados. Boa sorte!

, meu caro, desculpe pela demora... o esquema já está a sua disposição. Se precisar de auxílio, estarei presto a servir. Boa sorte!

Boa tarde,... esquema já está disponível. Espero ter ajudado. Boa sorte!

@Alpha1, seria mais fácil postar o link do esquema aqui no tópico.

@Alex Kundera, por favor, remova as letras maiúsculas do título do tópico.

Seguindo dica do , verifiquei que a tensão continua a mesma, o standby acende,mas não há oscilação com o pino VCC do vertical desligado  e sem  ter o esquema elétrico do 

, conto com ajuda dos amigos do fórum em elucidar este problema. Valeu!

Tens osciloscópio? se tiver desliga o coletor da saida horizontal  e mede na base e observe se quando pressiona o power aparece sinal de pulso horizontal?

Se não tiver veja se ao pressionar o potão de power a entrada do micro muda de nível.

Amigo, você tem créditos para baixar o esquema.

Basta ir na Loja, comprar o item Download I e baixar o esquema que o colega disponibilizou.

Loja -

Esquema -

, meu caro. Basta seguir a orientação do colega hds-tec: Entre na loja, voçê tem crédito o suficiente para adiquirir o arquivo, então, compre o download correspondente á sua nescessidade (Download I) E baixe o esquema.

Seguindo dica, todos os procedimentos foram executados mas o problema  persiste, todas as informações que disse neste fórum apartir do momento em que eu troquei  o ic! micronas VCT49X e fez acender o led standby continua valendo. Fiz o download do esquema elétrico disponibilizado no fórum mas é o mesmo que eu tenho, preciso é da PCI 687 REV. D, desde já agradeço aos amigos do fórum. Valeu!

Tópico resolvido! Venho agradecer os amigos do fórum que me ajudaram na elucidação deste defeito, pois a solução foi trocar o IC1 já  e o IC5 que consegui com os meus amigos daqui para fazer o teste, mas infelizmente o cliente não aprovou o orçamento e tive que devolver o aparelho. Espero que com este tópico ajude a todos do fórum quando pegar este mesmo defeito. (Y) :-*

Pelo que entendi vc já verificou o processador, esses televisores dão problema de solda fria no processador, não sei porque, mas tem que tirar fora, limpar bem e recolocar, eu costumo mergulhar no thinner e limpar o processador com pincel, tome cuidado para não deixar curtos.