Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Arsjps

Sony vaio pcg 71311x - m960 1p-009cj01-6011 - Não Liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Arsjps    1

galera bom dia !!

 

gostaria de saber onde achar os 3.5v e 5v deste notbook estou com um aqui e nao liga nada ..

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
H3710    291

Amigo, primeiro

 

Insira no titulo do tópico o modelo da placa e o defeito...

 

 

Segundo...

 

Quais os testes jah realizados???

 

Terceiro...

Para começar, vc pode medir as tensões nas bobinas...

 

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Arsjps    1

opa blz .. ainda vou aprender a usar o forum  placa e m960 1p-009cj01-6011 ja medi tudo nao tem tencao so acho os 19v

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
H3710    291

@Arsjps,

 

2 Perguntas:

 

1) Nao liga só com a bateria ou só com a fonte, ou com os dois?

 

2) O conector que liga o DC Jack da fonte é o PCN2 (veja serigrafia na placa)??

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
H3710    291

E a segunda pergunta?

 

 

Amigo, sempre procure responder os dados ou as perguntas de forma completa...

 

Faça as medições com calma, observe bem todos os detalhes...

 

 

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
H3710    291

Veja no Transistor "PQ1" as tensões nos pinos (1,2,3) (4) (5,6,7,8)

 

Veja no Transistor "PQ2" as tensões nos pinos (1,2,3) (4) (5,6,7,8)

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
H3710    291

 

pl16 e pl17 marcam curto? os mosfets de alta recebem os 19v?

 

 

Amigo, por isso eu disse no começo que vc tem que prestar atenção nas perguntas...

 

Cade a resposta se os MOSFETS DE ALTA tem tensão que o Alex perguntou??

 

 

Os mosfets de Alta neste caso está ligado na linha "DCBATOUT"

 

 

Como vc disse que no PQ2 pinos 5678 não temos nada, ai está nosso defeito.

 

 

Vc tbm disse que os Mosfets tem 19V no pino 4, tanto pq1 quanto pq2.

 

Veja que estes Mosfets são de canal P, então devem ter tensão 0V nos gates (pino4)  para conduzir...

 

 

Estamos mais próximos do defeito...

 

Próximo passo, medis os fets fora da placa...

sesquema.jpg.ae905e8625f03cfbb4f28c14e1533c60.jpg

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Arsjps    1

vou prestar mas atencao e q eu achando q respondendo a sua eu ja respondia a dele sendo q nos mosfet estava chegando os 19v .. retirei os mosfet e aparentemente estao bons .. digo aparentemente

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
H3710    291

Ok...

 

Bom, te dei um joinha pra vc poder baixar o esquema

 

Aqui ta o link da loja pra vc comprar o pacote de download 1

 

Conteúdo oculto

 

 

E aqui o link do esquema elétrico

 

Conteúdo oculto

 

Já que vc tirou os mosfets, sem eles na placa e com a fonte conectada, veja a tensão nos pinos 4 (gates) dos mosfets PQ1 e PQ2

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Alex    289

@Arsjps, este tópico está confuso em termos de medições. vamos ver se nos acertamos em termos de coordenadas, hehe...

 

ressoldando os mosfets, que tensão há nos gates de pq1 e pq2, assim como no dreno de pq2 tb (pins 5,6,7,8)? esses pins de pq2 - dreno, 5,6,7,8 - marcam curto em relação a gnd (terra)?

 

 

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Arsjps    1

alex simplificando pq1  todos os pinos com 19v    pq2 1234 com 19v  5678 com zero .. sem curto pro terra

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Neo    1.271

Antes de mais nada acho que o colega deve desculpas ao

Conteúdo oculto

.

Ainda que haja tensão nos pinos 1,2,3 do pq1 ele pode estar danificado... Há um diodo dentro dele que permite os 19v volts passarem por si, dos pinos 5,6,7,8 até os pinos 1,2,3, no entanto com corrente baixa, insuficiente para alimentar corretamente o notebook.

Por tratar-se de tarefa fácil substituí-lo começaria por ai... E como não custa nada, trocaria o pq2 também... E aproveitando o ensejo do troca troca, trocaria também pq32

Tendo feito as substituições por equivalentes, sabidamente bons, e não alterando o comportamento da máquina, teria de verificar os componentes da página 70 over voltage protection , short-circuit protection, etc...

Se nenhuma das proteções estiverem armadas ou com falha, o próximo passo é analisar o charger pois é ele quem aciona os gates de pq1 e pq2, até que ele o faça o note fica como está ai agora...

Como a maior parte das vezes o defeito está por aqui, o

Conteúdo oculto

te trouxe direto pra cá fazendo perguntas pertinentes que não foram respondidas...

Todo Técnico sabe que uma bobina é um curto, quando ele perguntou se apresentavam curto, era em relação ao terra...

Se o mosfet de alta estiver aberto ou em curto o charger não vai funcionar adequadamente... 

 

Editado para corrigir erros de digitação. Substituído:  4,5,6,7,8 por 5,6,7,8 (equivoco), e removido um "deve" que estava sobrando.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Arsjps    1

neofl  venho aqui pedir descupas a vc e alex ou ao de mas pela inesperiencia no forum mas em momento algum eu quis ofender os colegas nem ser mal educado. vou tentar arrumar estes mosfet e substituilos .  alguem poderia saber qual substituto poderia botar neste pq1 e pq2 o original e 4433

 

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×