Jump to content
Sign in to follow this  
voguelcell

Como achar curto em componentes embaixo da Ponte Norte e da Ponte Sul.

Rate this topic

Recommended Posts

Estou com uma duvida  aqui, se alguém puder ajudar.

Quando detectamos um curto na linha de Alimentação dos Chipsets, existe algum jeito de detectar curto nos componentes embaixo da Ponte norte ou Ponte Sul ,pois se injetarmos tensão parece que o todos os componentes esquentam. Já me aconteceu isso em dois casos aqui na loja. E quando me deparo com isso não sei o que fazer.

Valeu!

Estou com uma duvida  aqui, se alguém puder ajudar.

Quando detectamos um curto na linha de Alimentação dos Chipsets, existe algum jeito de detectar curto nos componentes embaixo da Ponte norte ou Ponte Sul ,pois se injetarmos tensão parece que o todos os componentes esquentam. Já me aconteceu isso em dois casos aqui na loja. E quando me deparo com isso não sei o que fazer.

Valeu!

bom.. o jeito eh vc aferir a ponta preta no terra da placa e testar o componente dos dois lados, como nos Chipsets eles trabalham com pendancia baixa, de um lado que for o terra geralmente sera de 4ohms para baixa, e do outro lado, como ele trabalha pendancia baixa, em torno ae de 30 a 50 ohms, espero ter ajudado, caso ajudei, nao esquece da joinha

Pessoal tem que prestar muita atenção nessa linha,pois tem uma grande impedância nessa linha as vezes até de 4homs que muitos consideram curto e não é ok,  geralmente quando essa linha apresenta curto 0homsn é a própria PS ou PN com defeito, se vocês injetarem alimentação nessa linha lembrem de usar 1v pois a alimentação dos PN são baixa com amperagem mais alta ok...

Se ajudou de um joinha para ajudar também ok  8)

Linha de alimentação em curto deve-se tentar isolar o circuito, o máximo possível.

Claro que isso nem sempre é possível, principalmente na linha do chipset, que geralmente tem a alimentação ligada direto nele.

Na imagem abaixo, se a alimentação fosse apenas nos pontos indicados, bastaria remover os resistores para isolar esta linha.

Se o curto desaparece, fica claro que o problema é no chip.

Precisaria analisar o esquema para saber se este é o único ponto de alimentação neste chip.

1.jpg.18b98b507a1e2bc14c75c4d86b614b65.jpg

Eu geralmente isolo tirando as Bobinas, acho um bom método , porém quando é nos Chipset's 

eu tenho algumas duvidas mas agora vou dar algumas lidas! Abraços!

@voguelcell, queria apenas salientar que cada componente bga desses recebe várias tensões de alimentação diferentes.

no fundo, o procedimento é sempre o mesmo, como escreveram aqui. mas retirar o bga para facilitar a procura do curto também é uma opção, sendo que muitas vezes é ele mesmo que está em curto, ou até mesmo as esferas dele, especialmente se houver sinais de reflAw, etc...

Obrigado, eu já havia deduzido isso, porém ainda não tenho máquina de Reballing , :'( Mas em breve terei!

Já peguei muitas placas com curto na linha de alimentação dos Chipsets , Obrigado a todos! Se alguém tiver mais dicas aí! Obrigado!

Uma outra observação, quando o Chipset NÃO está em curto, se eu injetar tensão nele ele consumirá quanto de corrente? Abraços!

Dependendo da região do curto tem que fazer o que o nosso amigo

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
passou isolar a linha em curto.

Qual o motivo de isolar o curto removendo as bobinas?? Removendo as bobinas o curto vai deixar de existir? Não entendi muito bem.

Olá tudo bem com você .... 

, sobre isolar curto e para diminuir o tamanho do circuíto analisado, já sabemos que o circuito e dividido por nomes (fases) e geralmente ele se interliga através de bobinas jumpers etc... Interromper  o circuito você diminui o campo de analise focando somente a região em curto.

Olá tudo bem com você .... 

, sobre isolar curto e para diminuir o tamanho do circuíto analisado, já sabemos que o circuito e dividido por nomes (fases) e geralmente ele se interliga através de bobinas jumpers etc... Interromper  o circuito você diminui o campo de analise focando somente a região em curto.

Só mais uma dúvida, amigo. A bobina a ser removida seria a do circuito em curto? Mas removendo essa bobina, o curto não sumiria devido a bobina ser removida, e por conseguinte se tornaria mais difícil encontrar?? Desculpa a pergunta, é que não sou tão experiente na área. Muito obrigado pela ajuda. ;)