Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Japão desenvolve óculos que bloqueiam softwares de reconhecimento facial

Avalie este tópico:


alexaraujo

Posts em destaque

Softwares de reconhecimento facial estão sendo usados por toda parte, por isso há quem crie gadgets para driblar esta tecnologia. O Instituto Nacional de Informática do Japão está desenvolvendo um “Visor de Privacidade” que torna rostos humanos ilegíveis para as máquinas.

 

Em 2012, pesquisadores no Japão mostraram um par de óculos equipado com 11 luzes próximas ao infravermelho, estrategicamente colocadas ao redor do nariz. Essas luzes escondem as áreas do rosto que o software normalmente usa para identificar um rosto humano.

 

Agora, os pesquisadores estão de volta com uma versão bem mais refinada dos óculos. Segundo o Wall Street Journal:

 

O Visor de Privacidade… usa ângulos e padrões únicos em sua lente para refletir ou absorver a luz. Isso impede que os sistemas de reconhecimento em câmeras digitais e smartphones detectem um rosto humano em uma foto, e que mantenham o foco nele.

O gadget tem estrutura de titânio e usa um material não-revelado nas lentes, que dá visibilidade o bastante para caminhar por aí. Em testes com câmeras de smartphones, os óculos foram capazes de enganar o sistema de reconhecimento facial 90% das vezes.

 

Japão cria óculos que bloqueiam tecnologias de reconhecimento facial -Just True-Urandir-Pesquisa-Ciencia-Ufologia-Tecnologia- 32d8_Privacy-Visor-2.jpgRepare na tela do laptop: a câmera não consegue identificar o rosto do pesquisador usando o Privacy Visor

 

Claro, para esconder seu rosto, você poderia simplesmente cobri-lo. Mas a ideia aqui é que diversas pessoas – não apenas um indivíduo isolado na rua – usem estes óculos para manter a privacidade durante sua rotina diária.

 

No entanto, talvez essa seja uma tentativa fútil de escapar da Matrix. Como lembra o WSJ, mesmo que os óculos atrapalhem o trabalho de câmeras de segurança, a polícia pode usar outras informações para identificar uma pessoa.

 

Além disso, uma tecnologia de inteligência artificial criada pelo Facebook consegue ler outras pistas nas fotos para reconhecer indivíduos – ela não precisa ver o seu rosto.

 

O Visor de Privacidade deve ser lançado em junho de 2016 pelo equivalente a R$ 850.

 

Japão cria óculos que bloqueiam tecnologias de reconhecimento facial -Just True-Urandir-Pesquisa-Ciencia-Ufologia-Tecnologia- aff2_Privacy-Visor.jpg

 

 

fonte:just-true.com

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...