Jump to content
XkawagataX

Positivo Sim+ - 71R-J14M6 - T811 - Liga e não dá vídeo

Rate this topic

Recommended Posts

Boa Noite!

Estou com esse notebook na bancada onde ele liga a placa gira o cooler por um tempo depois para e fica com o led indicando que está ligado mas não dá video. Fiz as medições e verifiquei apenas os 19v, 4,98v e 9,5v no botão power. Não encontrei a bobina primária de 3v (próximo da de 5v existe um ci regulador de tensão com 3.3v). Verifiquei as medições da BIOS e verifiquei o seguinte:

Pino 1: 3,0v

Pino 2: 3,3v

Pino 4: 0v

Pino 5: 0v

Pino 6: 1,82v

Pino 7: 3,3v

Pino 8: 3,3v

Quando ligo as 4 bobinas secundárias apresentam voltagens entre 1,2 e 1,8v. Testei os capacitores sólidos e não encontrei curto(a capacitância de todos estava próxima da nominal).

Alguém tem uma dica do que pode ser?

olá pelo que entendi  todas as PL estão com tensão vc verificou as secundarias,vc ja conectou no monitor externo, trocou memoria, verificou alguma oxidação, depois disso pode começar regravando a bios. postar resultados joinha é bommmm.

Veja se este esquema é compatível:

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

Se a placa liga então as fontes primárias ela tem. Não regravou a BIOS? Verifica se há tensão no C28.

Verifiquei a tensão no c28 e encontrei 1.2v. Olhei também em outros posts e falaram do mosfet Q6 que poderia estar em curto. Fiz as medições nele e verifiquei o seguinte:

Pino 1: 19v

Pino 2: 19v

Pino 3: 19v

Pino 4: 19v

Pino 5: 0,97v com plug conectado e 1,02v quando starta a placa

Pino 6: 0,97v com plug conectado e 1,02v quando starta a placa

Pino 7: 0,97v com plug conectado e 1,02v quando starta a placa

Pino 8: 0,97v com plug conectado e 1,02v quando starta a placa

não tenho muito conhecimento em leitura de esquema mais pelo que vi acho que está normal segue o esquema do q6:

Q6.jpg.3c91068d64be9ff14fcd10dde0cacef7.jpg

Se a placa liga então as fontes primárias ela tem. Não regravou a BIOS? Verifica se há tensão no C28.

Fiz o teste com outra memória e o monitor externo e não deu video. Resetei a placa tirando a pilha da bios tb mas não deu certo.

Kra encontrei essas tensões nas bobinas

L2 - 4,92v

L3 - 0v

L4 - 0v

L5 - 1,01v

L6 - 0v

Existe um integrado que recebe os 4.92v da L2 e libera os 3.3v

Olhando o esquema eu não encontrei a tensão de vin no conector CN11(tela). Só encontrei os 3.3v nos pinos 16 e 18. Não encontrei nenhum outro pino energizado. Estou com dificuldades em encontrar o circuito que gera essa tensão no esquema. Alguém pode dar uma ajuda ai

CN11.jpg.412fdefb07492512bbf5230447091b43.jpg

Regrave a bios usando este arquivo:

Hidden Content

Não esqueça de fazer o backup.

Se apos regravar a bios nao resolver conforme

Hidden Content

disse, poste todas as tensoes do conector LVDS (CN11)

Galera ontem recebi meu gravador de bios TL866 e fui fazer a regravação da bios do positivo, porém quando mando fazer a leitura do chip ele apresenta a mensagem unknow chip (chip desconhecido) eu testei com outra bios e funcionou a leitura e a gravação da BIOS. Já verifiquei os encaixes e o chip (winbond 25Q16BSIG). No caso se for problema nesse chip qual eu posso utilizar oara substituir?

Segundo o datasheet dele a alimentação é entre 2,7 e 3,6V, então não se trata de um de 1,8V e seu gravador deveria ler normal. O que acontece muito é algum mal contato no adaptador ou os terminais do chip com oxidação. Dê uma verificada!

Caso não tenha sucesso mesmo assim, troque o chip. Acredito que qualquer bios de 16Mbits da série 25X deve funcionar tranquilamente mas por precaução dê uma conferida nos respectivos datasheets e compare os dois!

Galera fiz a regravação da BIOS com o arquivos que baixei aqui do site mas não resolveu. Continua com o mesmo problema, ele liga mas não dá imagem.

Na primeira postagem você não colocou se tem ou não tensão no pino do bios.

Pino 1 - - - 3v

Pino 2 - - - 0.8v

Pino 3 - - - 3.3v

Pino 4 - - - 0v

Pino 5 - - - 0.02v

Pino 6 - - - 0.2v

Pino 7 - - - 3.3v

Pino 8 - - - 3.3v

Pode não ser apenas esse o defeito, mas com certeza não irá funcionar sem a tensão correta. +3,3va é a tensão certa para esse pino.

Flash_rom.jpg.b738aa0f69b48a7c740e2f53186acdd2.jpg

Pode não ser apenas esse o defeito, mas com certeza não irá funcionar sem a tensão correta. +3,3va é a tensão certa para esse pino.

Boa Noite! Galera ainda estou com esse note aqui na bancada e não consegui identificar o circuito que gera a tensão de 3.3v para o pino 1 da BIOS. Segui o esquema e a mesa voltagem que sai da bios vai para o chip ITE 8500 (2,99v quando esta em standby e 2,85 quando ligada). Como ainda estou aprendendo leitura de esquemas, não consegui identificar ainda esse circuito gerador. Se alguém puder me dar uma mão eu agradeceria muito.

Boa noite,

@XkawagataX,

Na página 29 do esquema postado pelo

Hidden Content

, tem o U14, que é um regulador linear LDO, converte o +5VA para +3.3VA.

Verifique se tem os 3V3 na saída, e é claro se o próprio +5VA está correto.

Capturar.jpg

Att,

Fábio

Boa noite,

@XkawagataX,

Na página 29 do esquema postado pelo

Hidden Content

, tem o U14, que é um regulador linear LDO, converte o +5VA para +3.3VA.

Verifique se tem os 3V3 na saída, e é claro se o próprio +5VA está correto.

Capturar.jpg

Att,

Fábio

Sim bismith já verifiquei e as voltagens estão corretas (4,99v em Vin, 3.32v em vout e 2,06v em Adjref) mas na bios só chega 2,99v e quando ligo apenas 2,85v. Verificando aqui no fórum encontrei uma outra postagem e resolvi da uma olhada:

Hidden Content

Ele afirma que resolveu o problema dessa forma, porém ao verificaros transistores q56, q57 e q58 esses não tem a voltagem de 1.5v. Seguindo a linha dos 1.5v chequei até o pino 123 e 119 do ITE 8500 que é o U9. Esses pinos não apresentam voltagem. Nesse caso seria necessário a troca do ITE 8500?

Antes de trocar o u9 eu optaria por verificar o r280, pois os 3va do pino 3 do bios tem que estar presente. Após isso também verificaria as tensões do u13, pois caso haja alguma falha de bios, ou alguma falha no u13 o u9 não liberaria a tensão de 1.05v.