Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Sim+ - 71R-J14M6 - T811 - Liga e não dá vídeo

Avalie este tópico:


XkawagataX

Posts em destaque

Boa Noite!

Estou com esse notebook na bancada onde ele liga a placa gira o cooler por um tempo depois para e fica com o led indicando que está ligado mas não dá video. Fiz as medições e verifiquei apenas os 19v, 4,98v e 9,5v no botão power. Não encontrei a bobina primária de 3v (próximo da de 5v existe um ci regulador de tensão com 3.3v). Verifiquei as medições da BIOS e verifiquei o seguinte:

 

Pino 1: 3,0v

Pino 2: 3,3v

Pino 4: 0v

Pino 5: 0v

Pino 6: 1,82v

Pino 7: 3,3v

Pino 8: 3,3v

 

Quando ligo as 4 bobinas secundárias apresentam voltagens entre 1,2 e 1,8v. Testei os capacitores sólidos e não encontrei curto(a capacitância de todos estava próxima da nominal).

 

Alguém tem uma dica do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se este esquema é compatível:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a placa liga então as fontes primárias ela tem. Não regravou a BIOS? Verifica se há tensão no C28.

 

Verifiquei a tensão no c28 e encontrei 1.2v. Olhei também em outros posts e falaram do mosfet Q6 que poderia estar em curto. Fiz as medições nele e verifiquei o seguinte:

 

Pino 1: 19v

Pino 2: 19v

Pino 3: 19v

Pino 4: 19v

Pino 5: 0,97v com plug conectado e 1,02v quando starta a placa

Pino 6: 0,97v com plug conectado e 1,02v quando starta a placa

Pino 7: 0,97v com plug conectado e 1,02v quando starta a placa

Pino 8: 0,97v com plug conectado e 1,02v quando starta a placa

 

não tenho muito conhecimento em leitura de esquema mais pelo que vi acho que está normal segue o esquema do q6:

Q6.jpg.3c91068d64be9ff14fcd10dde0cacef7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a placa liga então as fontes primárias ela tem. Não regravou a BIOS? Verifica se há tensão no C28.

 

Fiz o teste com outra memória e o monitor externo e não deu video. Resetei a placa tirando a pilha da bios tb mas não deu certo.

 

Kra encontrei essas tensões nas bobinas

 

L2 - 4,92v

L3 - 0v

L4 - 0v

L5 - 1,01v

L6 - 0v

Existe um integrado que recebe os 4.92v da L2 e libera os 3.3v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regrave a bios usando este arquivo:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Não esqueça de fazer o backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se apos regravar a bios nao resolver conforme

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
disse, poste todas as tensoes do conector LVDS (CN11)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Galera ontem recebi meu gravador de bios TL866 e fui fazer a regravação da bios do positivo, porém quando mando fazer a leitura do chip ele apresenta a mensagem unknow chip (chip desconhecido) eu testei com outra bios e funcionou a leitura e a gravação da BIOS. Já verifiquei os encaixes e o chip (winbond 25Q16BSIG). No caso se for problema nesse chip qual eu posso utilizar oara substituir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o datasheet dele a alimentação é entre 2,7 e 3,6V, então não se trata de um de 1,8V e seu gravador deveria ler normal. O que acontece muito é algum mal contato no adaptador ou os terminais do chip com oxidação. Dê uma verificada!

Caso não tenha sucesso mesmo assim, troque o chip. Acredito que qualquer bios de 16Mbits da série 25X deve funcionar tranquilamente mas por precaução dê uma conferida nos respectivos datasheets e compare os dois!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pode não ser apenas esse o defeito, mas com certeza não irá funcionar sem a tensão correta. +3,3va é a tensão certa para esse pino.

 

Boa Noite! Galera ainda estou com esse note aqui na bancada e não consegui identificar o circuito que gera a tensão de 3.3v para o pino 1 da BIOS. Segui o esquema e a mesa voltagem que sai da bios vai para o chip ITE 8500 (2,99v quando esta em standby e 2,85 quando ligada). Como ainda estou aprendendo leitura de esquemas, não consegui identificar ainda esse circuito gerador. Se alguém puder me dar uma mão eu agradeceria muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

@XkawagataX,

 

Na página 29 do esquema postado pelo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, tem o U14, que é um regulador linear LDO, converte o +5VA para +3.3VA.

Verifique se tem os 3V3 na saída, e é claro se o próprio +5VA está correto.

 

Capturar.jpg

Att,

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

@XkawagataX,

 

Na página 29 do esquema postado pelo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, tem o U14, que é um regulador linear LDO, converte o +5VA para +3.3VA.

Verifique se tem os 3V3 na saída, e é claro se o próprio +5VA está correto.

 

Capturar.jpg

Att,

Fábio

 

Sim bismith já verifiquei e as voltagens estão corretas (4,99v em Vin, 3.32v em vout e 2,06v em Adjref) mas na bios só chega 2,99v e quando ligo apenas 2,85v. Verificando aqui no fórum encontrei uma outra postagem e resolvi da uma olhada: Ele afirma que resolveu o problema dessa forma, porém ao verificaros transistores q56, q57 e q58 esses não tem a voltagem de 1.5v. Seguindo a linha dos 1.5v chequei até o pino 123 e 119 do ITE 8500 que é o U9. Esses pinos não apresentam voltagem. Nesse caso seria necessário a troca do ITE 8500?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...