Jump to content
Deiks

HP Pavilion DV5 2112BR placa mãe 6050a2313401-MB-A03 não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Boa noite pessoal, estou  com esse note, que não liga, não tem tensões nas bobinas de 5v e 3v, somente tensão na entrada, foi medida todas as tensões inclusive no U826, e não tem tensão no VIn, não consegui identificar de onde vem a corrente pra ele, estou sem gravador de bios, peço aos colegas alguma dica, ...segue o esquema da placa:

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

enquanto o ci do bios não for alimentado, ele não pode ser culpado de nada, como neste seu caso - pelo que por enquanto não ter gravador de bios não faz diferença.

foque a sua atenção na página 7 do esquema. o regulador pwm de 3,3v/5v recebe sempre vin ou da linha de alimentação do carregador ou da bateria. no caso deste esquema a tensão é +VBATR, mas o nome pode mudar conforme o projecto.

verifique onde quebram os 19v, analisando essa página.

enquanto o ci do bios não for alimentado, ele não pode ser culpado de nada, como neste seu caso - pelo que por enquanto não ter gravador de bios não faz diferença.

foque a sua atenção na página 7 do esquema. o regulador pwm de 3,3v/5v recebe sempre vin ou da linha de alimentação do carregador ou da bateria. no caso deste esquema a tensão é +VBATR, mas o nome pode mudar conforme o projecto.

verifique onde quebram os 19v, analisando essa página.

Certo @Alex, já havia medido as tensões no U802, mas fui lá conferir de novo, chega a voltagem de 19v nele em 3 pinos, vou ver as outras voltagens, na bateria a maior voltagem que tem é de 0.6v

comece com as tensões do Q808 D, S e G lembre-se ele é um fet de canal P então tensão de gate que vem do pino 6 do CI U802 BYPASS# tem que ser de nível logico baixo. depois Q800 e Q801 ambos de canal P.

Q808, tenho 19v em todos os pinos, menos em no gate que tem 17,89v, e no u802, acredito que seja o bypass, tem os mesmos 17,89v

verifique +VBATR depois do q800. q801; q809; q815...

Fiz as medições, e tocando no gate do Q800, no dreno a tensão começa em 4,2v e caindo

Caro amigo um teste basico , caso tiver aferindo as tensões com a bateria da bios, retire ela da placa pressione BTpower por alguns segundos.

Posta resultados.

Caso os teste básico acima não der resultado.

Comece a verificar a tensão (sinal de +V3AL)Sabemos que você tem a tensão de VIN atê R840.

Somente com a bateria  da bios verifique  a tensão do D823  e D800, depois com o carregador isso sem pressionar BTpower.

Porque se você não tiver essa tensão mesmo tendo VIN não vai ligar.

Posta resultado.

@Deiks, Exatamente como nosso colega

Hidden Content

falou, os +V3AL e o sinal ADP_ID que é o sina de carregador conectado qeu é sentido pelo IO é gerado ali na queda de tensão dos resistores em serie R841 e R842 mais o capacitor C843 para limpar o sinal. Verifique esses componentes e o diodo D800 e poste os resultados.

Boa noite  amigo  eu estavo com um caso parecido  , pois troquei  o ci  Q800  e o Q801  e nada resolveu , foi ai que percebi que  as tensões  param nele  , ao vira a placa pro outro lado pude perceber  o  PWM estava  em modo de proteção  , pois  não passava  as tensões de 3v  e  5v  eu troquei  ele  e  a  motherboard  volto a funcionar perfeita.  o  PWM  é um  BQ 24721C .

Amigo  quando você toca no gate  e o PWM  esta em curto  ,  a tesão ira  cair mesmo  pois o CI  entra em modo de proteção  , troque o  PWM  e corra pro abraço  ,  lembrando  que  o PWM  tem que ser o original  e não  outro compativel.

Caro amigo Deiks presumo que quando você medi as tensões  ao chegar  no  RESISTOR R889  chega os  19v  correto ?  más  quando passa por ele  e chega no capacitor C896  a tesão  para ali  correto ?  quando você  medi  na  continuação da trilha  U802 

do U802  aa tesão de 19v  não chega até o PWM  pois o mesmo  esta em curto  e o capacitor  responsavel em filtra a tensão  entra em modo  de proteção ,  é o que estou falando troque o PWM  e  poste resultado.

Caro amigo um teste basico , caso tiver aferindo as tensões com a bateria da bios, retire ela da placa pressione BTpower por alguns segundos.

Posta resultados.

Fiz esse teste e continua a mesma coisa

Caso os teste básico acima não der resultado.

Comece a verificar a tensão (sinal de +V3AL)Sabemos que você tem a tensão de VIN atê R840.

Somente com a bateria  da bios verifique  a tensão do D823  e D800, depois com o carregador isso sem pressionar BTpower.

Porque se você não tiver essa tensão mesmo tendo VIN não vai ligar.

Posta resultado.

Caro amigo @tecgess sim, a tensão está normal no R840, verificando como você falou no D823 tenho 3v c/bateria da bios e 0,6V c/carregador, no D800 0V c/bateria da bios e 0,66V c/carregador.

Esse teste era só para confirmar ,você está sem ADP_ID.

Porque essa informação quem envia  e o carregador estou descartando ele porque creio eu que você já testou com outro.

Verifique a tensão no pino 70 do I/O.Verifica se a curto no catodo e anodo do D800  para GND.

Verifique a tensão dos pinos 12 6 5 11 15 1 17 do U802.

Posta resultado.

Esse teste era só para confirmar ,você está sem ADP_ID.

Porque essa informação quem envia  e o carregador estou descartando ele porque creio eu que você já testou com outro.

Verifique a tensão no pino 70 do I/O.Verifica se a curto no catodo e anodo do D800  para GND.

Verifique a tensão dos pinos 12 6 5 11 15 1 17 do U802.

Posta resultado.

@tecgess,sim, já testei com outro carregador, pino 70 do I/O=0, D800 está ok, sem curto, e o U802 seguem as tensões dos pinos:

12=0,02v

6=18,88v

5=18,88v

11=0v

15=0v

1=0v

17=0,14v

Caro amigo estou analisando as tensões que você passou.

Você esta sem alimentação pino 12 da U802 verifica se a curto nessa região.

Posta resultado.

Suspeito que pode levar essa linha em curto e o C896 C902 como nosso amigo@motherboards2012,Resposta #12

Caro amigo Deiks presumo que quando você medi as tensões  ao chegar  no  RESISTOR R889  chega os  19v  correto ?  más  quando passa por ele  e chega no capacitor C896  a tesão  para ali  correto ?  quando você  medi  na  continuação da trilha  U802

Caros amigos @motherboards2012 e

Hidden Content

, conforme você falou, sim a tensão chega no resistor R889, vai até o capacitor C896, mas olhando o esquema achei que ele estava ali porque a corrente deveria parar nele, pois está no terra....

Ví o Q800 e Q801, a tensão chega no Q800 quando sai dele vai baixando, aí medi no Q801 chega a tensão que sai do Q800, mas não sai nada do outro lado do Q801, poderá ser algo com ele, eu posso retirar ele pra ver se a tensão segue caindo?

Sim entendi mas se você tem tensão no R840 , tem  que ter tensão no pino 12 da U802 para não ter tensão ai ou R889 se encontra aberto ou a trilha rompida entre pino 12 da U802 com R889

O R889  e de 20Ω tem baixa resistência verifica a resistência dele e depois em escala de diodo isso em cima dele  Verifica se a continuidade

Nesse setor R889 não tem opção ou ta aberto ou a linha dele esta em curto porque R840 tem 19V

Posta resultado.

tecgess5656.jpg.9c1083dc304fb0d85337398785c277ed.jpg

Sim entendi mas se você tem tensão no R840 , tem  que ter tensão no pino 12 da U802 para não ter tensão ai ou R889 se encontra aberto ou a trilha rompida entre pino 12 da U802 com R889

O R889  e de 20Ω tem baixa resistência verifica a resistência dele e depois em escala de diodo isso em cima dele  Verifica se a continuidade

Nesse setor R889 não tem opção ou ta aberto ou a linha dele esta em curto porque R840 tem 19V

Posta resultado.

Hidden Content

, o resistor estava com solda fria, agora tenho voltagem no pino 12, mas o problema continua

Sim ...agora temos a alimentação na U802.

To analisando  o teste que você passou da Resposta #20 Resposta #17