Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP Pavilion DV5 2112BR placa mãe 6050a2313401-MB-A03 não liga

Avalie este tópico:


Deiks

Posts em destaque

bom amigo no outro lado do Q801 não é para ter nada mesmo se a rede AC estiver conectada e voce não tiver conectado a bateria, pois ele é o mosfet comutador, mas agora você tem que analisar as tensões de source, dreno e gate do Q800 pois é ele que vai chavear a tensão pra placa com o carregador conetado a tensão de gate do Q800 tem que ser menor que a tensão de source, antes dessa medida faz o seguinte teste desliga a alimentação da placa e coloque o multímetro em escala de continuidade coloque a ponta preta no GND (qualquer ponto na entrada) e a ponta vermelha coloca no dreno dos mosfets só para verificar se não tem curto pois tem vários capacitores ligados a essa linha e o GND

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

bom amigo no outro lado do Q801 não é para ter nada mesmo se a rede AC estiver conectada e voce não tiver conectado a bateria, pois ele é o mosfet comutador, mas agora você tem que analisar as tensões de source, dreno e gate do Q800 pois é ele que vai chavear a tensão pra placa com o carregador conetado a tensão de gate do Q800 tem que ser menor que a tensão de source, antes dessa medida faz o seguinte teste desliga a alimentação da placa e coloque o multímetro em escala de continuidade coloque a ponta preta no GND (qualquer ponto na entrada) e a ponta vermelha coloca no dreno dos mosfets só para verificar se não tem curto pois tem vários capacitores ligados a essa linha e o GND

@márcio pellensecerto amigo, fiz a medição, coloquei a preta na carcaça e a vermelha nos drenos, e está dando continuidade, só não tem com o gate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo você esta fazendo o teste sem a bateria né, pois o pino 1 do CI esta em nível logico baixo e isso ativa ele para carregar a bateria, o bom seria se você conseguisse isolar esse circuito, retirando a bobina, ou verifica os capacitores que estão ligados a esse circuito, possíveis causas capacitores da linha do dreno do Q800 em curto, mosfet Q815 em curto jogando essa linha para terra por isso da a queda de tensão, ou capacitores da linha do L803 fazendo que cada vez que o mosfet Q809 chaveie a tensão drene para terra, mas se está sem a bateria esse circuito não trabalha é estranho ter nível logico baixo no pino 1 do U802 esse sinal vem do SIO ou o R851 esta aberto também é uma alternativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo você esta fazendo o teste sem a bateria né, pois o pino 1 do CI esta em nível logico baixo e isso ativa ele para carregar a bateria, o bom seria se você conseguisse isolar esse circuito, retirando a bobina, ou verifica os capacitores que estão ligados a esse circuito, possíveis causas capacitores da linha do dreno do Q800 em curto, mosfet Q815 em curto jogando essa linha para terra por isso da a queda de tensão, ou capacitores da linha do L803 fazendo que cada vez que o mosfet Q809 chaveie a tensão drene para terra, mas se está sem a bateria esse circuito não trabalha é estranho ter nível logico baixo no pino 1 do U802 esse sinal vem do SIO ou o R851 esta aberto também é uma alternativa.

@márcio pellense, sim estou fazendo o teste sem a bateria e sem a da bios também... pode ser problema no U802?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No momento não acredito que seja ele pois como falei ele ativa o carregamento com nível lógico baixo no pino um e esse sinal vem do super i/o e tem um resistor R851 que eleva esse sinal para 3V quando o super i/o não envia nivel baixo para não ficar nivel flutuante, mas mesmo assim você deve ter uma fuga para massa nos capacitores que mensionei antes o ideal primeiro era tentar achar essa fuga com uma fonte ajustável, e qual a tensão do gate de Q800? Voce mediu como falei a tensão de gate tem que ser menor que a tensão de source. Se tiver tudo certo passe para verificação dos capacitores dessa linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No momento não acredito que seja ele pois como falei ele ativa o carregamento com nível lógico baixo no pino um e esse sinal vem do super i/o e tem um resistor R851 que eleva esse sinal para 3V quando o super i/o não envia nivel baixo para não ficar nivel flutuante, mas mesmo assim você deve ter uma fuga para massa nos capacitores que mensionei antes o ideal primeiro era tentar achar essa fuga com uma fonte ajustável, e qual a tensão do gate de Q800? Voce mediu como falei a tensão de gate tem que ser menor que a tensão de source. Se tiver tudo certo passe para verificação dos capacitores dessa linha.

@márcio pellense, já vi isso, mas vou ver de novo, estava olhando o datasheet desse ci, e ele faz a conexão do carregador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa exige uma carregador no minimo de 5A  de acordo com o esquema ,isso e só uma observação ok.

 

Caro amigo, isso em escala de diodo (continuidade)  Ponta preta no GND da placa ponta vermelha  na L803 terminal 1 e terminal 2 e no Q801 no pino1 Source ,Pino 8 Drain e pino 4 Gate .

Posta resultado.

Agora só confirmar  o curto.

Como fazer esses testes:

Em escala de resistência em 2KΩ ponta preta no GND da placa ponta vermelha na L803 terminal 1 e terminal 2.

Posta o valor  completo da resistência  que aparece no display se tiver ponto coloque EXE: 0,005KΩ ou ,005KΩ.

Posta resultado.

Em escala de resistência em 2KΩ ponta preta no GND da placa ponta vermelha no Drain pino 8 ,Gate  pino 4, Source pino 1 ,isso no Q801.

Posta o valor  completo da resistência  que aparece no display se tiver ponto coloque EXE: 0,005KΩ ou,005KΩ.

Isso e só para confirma o curto nessa linhas porque ao ler alguns testes fiquei na dúvida.

Posta resultado.

Todos os teste acima sem o carregador plugado na placa ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa exige uma carregador no minimo de 5A  de acordo com o esquema ,isso e só uma observação ok.

 

Caro amigo, isso em escala de diodo (continuidade)  Ponta preta no GND da placa ponta vermelha  na L803 terminal 1 e terminal 2 e no Q801 no pino1 Source ,Pino 8 Drain e pino 4 Gate .

Posta resultado.

Agora só confirmar  o curto.

Como fazer esses testes:

Em escala de resistência em 2KΩ ponta preta no GND da placa ponta vermelha na L803 terminal 1 e terminal 2.

Posta o valor  completo da resistência  que aparece no display se tiver ponto coloque EXE: 0,005KΩ ou ,005KΩ.

Posta resultado.

Em escala de resistência em 2KΩ ponta preta no GND da placa ponta vermelha no Drain pino 8 ,Gate  pino 4, Source pino 1 ,isso no Q801.

Posta o valor  completo da resistência  que aparece no display se tiver ponto coloque EXE: 0,005KΩ ou,005KΩ.

Isso e só para confirma o curto nessa linhas porque ao ler alguns testes fiquei na dúvida.

Posta resultado.

Todos os teste acima sem o carregador plugado na placa ok.

@tecgess, você está dizendo pra fazer esse teste com a fonte ajustável? porém estou sem a fonte aqui onde estou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecgess, Bom dia meu amigo, seguinte fiz todas as medições, vou te passar o que encontrei:

 

Em escala de diodo e também em escala de resistência com a ponta preta no GND

L803: não mexe (nem no digital, nem no analógico)

Q801: nada também

 

Medindo entre os pinos dos terminais em escala de Diodo e também resistência:

L803: marca 400 e cai até 001

 

Escala de Diodo

Q801: Source c/dreno: 494

Source/Gate: não mexe nada

 

Vlw...abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Caro amigo peço mil desculpa, está tendo discordância  em seus testes no decorrer do post.

Os testes feitos pode estar sendo feito de maneira errada creio eu.

Principalmente com multímetro analógico ele fica parado no ∞ o ponteiro nem mexe?

O aparelho de aferição estão ok .... as bateria e pilhas interna dos aparelho estão ok, o multimetro digital não está acusando a troca de bateria as ponta de aferição estão dando continuidade entre elas.

 

Verifique as resposta dadas sobre os teste da L803

 

Caro amigo, isso em escala de diodo (continuidade)  Ponta preta no GND da placa ponta vermelha  na L803 ......Resposta #37

 

L803: não mexe (nem no digital, nem no analógico) Resposta #40

 

faça o mesmo teste no L803 e veja se da continuidade Resposta #28

@ márcio pellense, Sim, tem continuidade Resposta #29

 

Só nesses teste surgiram grandes duvida tem ou não curto.

 

Verifique as resposta dadas no Q801

 

@ márcio pellense certo amigo, fiz a medição, coloquei a preta na carcaça e a vermelha nos drenos, e está dando continuidade, só não tem com o gate. Resposta #26

 

Em escala de diodo e também em escala de resistência com a ponta preta no GND

L803: não mexe (nem no digital, nem no analógico)

Q801: nada também Resposta #40

 

 

Caso eu estiver errado ou tendo uma má interpretação no seu texto por favor me corrija.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Caro amigo peço mil desculpa, está tendo discordância  em seus testes no decorrer do post.

Os testes feitos pode estar sendo feito de maneira errada creio eu.

Principalmente com multímetro analógico ele fica parado no ∞ o ponteiro nem mexe?

O aparelho de aferição estão ok .... as bateria e pilhas interna dos aparelho estão ok, o multimetro digital não está acusando a troca de bateria as ponta de aferição estão dando continuidade entre elas.

 

Verifique as resposta dadas sobre os teste da L803

 

Caro amigo, isso em escala de diodo (continuidade)  Ponta preta no GND da placa ponta vermelha  na L803 ......Resposta #37

 

L803: não mexe (nem no digital, nem no analógico) Resposta #40

 

faça o mesmo teste no L803 e veja se da continuidade Resposta #28

@ márcio pellense, Sim, tem continuidade Resposta #29

 

Só nesses teste surgiram grandes duvida tem ou não curto.

 

Verifique as resposta dadas no Q801

 

@ márcio pellense certo amigo, fiz a medição, coloquei a preta na carcaça e a vermelha nos drenos, e está dando continuidade, só não tem com o gate. Resposta #26

 

Em escala de diodo e também em escala de resistência com a ponta preta no GND

L803: não mexe (nem no digital, nem no analógico)

Q801: nada também Resposta #40

 

 

Caso eu estiver errado ou tendo uma má interpretação no seu texto por favor me corrija.

Obrigado.

Meu amigo, desculpe, mas agora lendo notei isso também...agora estou indo embora, mas amanhã cedo eu testo e te passo novamente....vou verificar porque está dando isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, amigo fiz as medições e é o seguinte, com o multímetro digital, ponta preta no gndm colocando em continuidade (diodo), somente aparece 1 . Se colocar em resistência de 2k, a mesma coisa.

Com o analógico, em escala de diodo ele bipa, e em resistência, somente em x1, o led acende....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecgess Boa noite amigo, seguinte, fiz como você falou, o multímetro digital está dando corretamente como vc colocou ali, o analógico eu fiz os ajustes, e dá a mesma coisa...

Outra coisa, no multímetro analógico a escala de x10k, encostando as pontas elas não se mexem

Meu amigo, desculpa eu estar te "alugando", mas será que não posso tentar fazer com o analógico, que no momento é ele que mostra alguma coisa

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...