Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo POS-PIB75CX - Ligando sozinha ao conectar a energia e Áudio

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite companheiros. Esta é minha primeira mensagem no fórum e venho com o intuito de ajudar no que puder e ser ajudado.

Há 7 anos atrás trabalhei com eletrônica, porém de lá para cá, especializei-me na parte de softwares (Programação e Banco de Dados) e estou bem enferrujado, além de não ter / investir mais em ferramentas e equipamentos para reparos. Resumindo: não sei muita coisa mas não sou totalmente leigo, hehehehe.

Bem, recentemente adquiri esta placa mãe (POS-PIB75CX) com um Core I5 3450 para a minha esposa. Contudo, ao montar o PC, deparei-me com 2 problemas:

1) A placa mãe liga sozinha ao conectar na energia. Basta apenas ligar a fonte na energia que o computador já liga. E mesmo quando desligo pressionando o botão, o computador torna a ligar novamente sozinho, sendo necessário desligar a fonte da tomada. Estava lendo sobre o Super I/O em outros tópicos aqui, gostaria de saber mais informações sobre o mesmo.

2) Já tive problemas com o painel de som frontal mas esta é a primeira vez que passo pro um problema com o som traseiro. Basicamente, ao ligar o PC a primeira vez, não saia nenhum som do painel traseiro, mas o frontal funciona normalmente. Achei estranho e resolvi desconectar os fios do painel frontal da Mobo para fazer um teste e voilá, o som do painel traseiro funcionou. Ou seja, se eu ligar os fios do painel frontal na placa mãe, o painel traseiro para de funcionar  (mesmo sem nenhum auto falante ou headphone conectados ao painel frontal. Já vi casos quando você coloca algum dispositivo reprodutor de som no painel frontal ele corta o áudio do traseiro e vice-versa, mas não é este o caso). Confesso que nunca vi isto. No meu outro PC aqui de casa (placa mãe ASUS), tudo está ligado normalmente e consigo som simultâneo tanto do painel frontal quanto traseiro. Nesta placa mãe da positivo, ou funciona um ou outro, tendo de desfazer as ligações na placa. Foi na tentativa de atualizar a BIOS que encontrei este fórum (muito bom por sinal). Alguém teria alguma ideia sobre este possível problema?

Desde já fico muito agradecido com as ajudas e esclarecimentos prestados. Um forte abraço a todos.

                                  ****************************

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,
este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido / devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.
Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.
Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png
Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faça um teste, desconecte o painel frontal da placa mãe e faça um curto nos pinos do botão de liga e desliga usando um objeto metálico qualquer. Cuidado para não encostar nos outros pinos e nem na placa! Normalmente os painéis frontais seguem este padrão

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sobre o painel frontal do audio pode ser algum fio ligado invertido, o conector do gabinete é aqueles inteiros que vem pronto ou vem todos os fios soltos? (Se for este último, nunca consegui acertar um que funcionasse)

 

Poste resultado. Não esqueça do joinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia... algumas placas possuem um jumper para inicialização automática quando alimentada, ou possui configuração via BIOS. Dá uma checada nisso.

 

Boa tarde amigo. Há um problema que não citei, a placa é OEM, não tem Manual e não consegui encontrar ele de jeito nenhum na net  :'(. Dei uma olhada nela ontem ainda afim de ver algum Jumper que tivesse alguma descrição com PWR, mas não encontrei nada (só os básicos, como o Clear CMOS, etc). Também já procurei na BIOS e não encontrei nada relevante. Muito obrigado!

 

faça um teste, desconecte o painel frontal da placa mãe e faça um curto nos pinos do botão de liga e desliga usando um objeto metálico qualquer. Cuidado para não encostar nos outros pinos e nem na placa! Normalmente os painéis frontais seguem este padrão

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sobre o painel frontal do audio pode ser algum fio ligado invertido, o conector do gabinete é aqueles inteiros que vem pronto ou vem todos os fios soltos? (Se for este último, nunca consegui acertar um que funcionasse)

 

Poste resultado. Não esqueça do joinha.

 

Olá compadre. Então, não fiz esse teste ainda de dar o curto. Quando chegar em casa hoje farei isto. O padrão do painel é exatamente este que você mandou! Está tudo ligado corretamente. O bizarro aqui é que mesmo sem ligar nada, apenas a fonte na placa e ligá-la, a placa liga no mesmo instante, sem precisar de switch algum. Mas farei este teste do curto hoje quando chegar em casa.

 

Sobre o Painel do Áudio, então, os fios são separados. Sempre consegui fazer com que funcionassem. Inclusive, antes, neste gabinete estava uma placa mãe da Gigabyte com um Celeron e funcionava perfeitamente o Painel Frontal e Traseiro de Áudio, só troquei a placa e o processador, fazendo um Upgrade e religuei os fios. Ressaltando que o Painel Frontal funciona perfeitamente, só que ele "corta" o traseiro.

 

Isso acontece em algumas placas-mãe mesmo. Quando você conecta por exemplo um Headphone na saída dianteira. Ele automaticamente corta a saída traseira ao plugar o fone. Ao retirar, automaticamente o som é redirecionado para a saída traseira, onde podem estar por exemplo caixas de som. Algumas placas não tem este "recurso", funcionando ao mesmo tempo (é o caso de outra placa que possuo). O estranho neste caso é que mesmo sem conectar nada no painel frontal ele já corta o som traseiro, independente de colocar fones ou não no dianteiro. Eu já procurei algum Jumper e configurações na BIOS, mas não encontrei nada relevante.

 

Muito obrigado pela ajuda, ao fazer o teste do curto, postarei os resultados. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lembrei agora,verifique na bios nas opções de energia "power management" se tem alguma opção do tipo "resume by alarm", etc e também verifique as opções ticop "ac back" que é quando o pc fica sem energia ele é ligado automaticamente. Não sei te dizer qual é a opção correta, pois existem muitos tipos diferentes de bios é dificil de saber decor todos.

 

Sobre o audio frontal, ainda tenho um "q" de que pode ser algum fio trocado. Se as posições destes estão corretas, verifique também na bios se tem alguma opção de audio frontal tipo "ac97" ou "azalia" mude estes parâmetros. Poste Resultado.

 

Não esqueça de dar um j+ para quem lhe ajudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lembrei agora,verifique na bios nas opções de energia "power management" se tem alguma opção do tipo "resume by alarm", etc e também verifique as opções ticop "ac back" que é quando o pc fica sem energia ele é ligado automaticamente. Não sei te dizer qual é a opção correta, pois existem muitos tipos diferentes de bios é dificil de saber decor todos.

 

Sobre o audio frontal, ainda tenho um "q" de que pode ser algum fio trocado. Se as posições destes estão corretas, verifique também na bios se tem alguma opção de audio frontal tipo "ac97" ou "azalia" mude estes parâmetros. Poste Resultado.

 

Não esqueça de dar um j+ para quem lhe ajudou.

 

Boa noite companheiro. Tenho novidades sobre o áudio. Cheguei em casa hoje e suspeitei que a plaquinha frontal pudesse estar com algum defeito. Tirei outra que tenho aqui de outro gabinete, testei e funcionou perfeitamente. Ou seja, o problema não é na placa mãe, e sim na plaquinha do gabinete. Menos mal, vou ver se tenho como consertá-la no final de semana.

 

Sobre a placa estar ligando, bem, eu procurei na BIOS e a opção que achei foi a AC POWER LOSS. As opção estava como "Power Off". Dei uma procurada na net e acredito que esta seja a função, mas como pode ver ela está desabilitada e mesmo assim a placa continua ligando sozinha. Estou vendo se consigo a BIOS desta placa para atualizar e fazer testes (Aqui tem uma sessão com ela, mas não posso baixar ainda). Irei dar um reset na BIOS e tirar a bateria por um tempo por desencargo de consciência, mas suspeito que seja algo de fato seja algum problema eletrônico. Também já fiz o curto nos pinos e não resolveu.

 

Qualquer novidade posto por aqui. Muito obrigado, um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Mazza Loiola, Se você checar as configuração da bios como os os colegas citaram acima e não resolver, pode ser mal aterramento da fonte, já que você esta meio enferrujado, apenas teste com outra fonte se voltar ao normal resolveremos o problema na sua fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Mazza Loiola, Se você checar as configuração da bios como os os colegas citaram acima e não resolver, pode ser mal aterramento da fonte, já que você esta meio enferrujado, apenas teste com outra fonte se voltar ao normal resolveremos o problema na sua fonte.

 

Olá amigo. Vi seu post e fui direto testar aqui se poderia ser a fonte (eu não tinha pensado nisso ainda). Já testei com duas fontes aqui (uma "genérica" e uma da XFX de 850W recentemente adquirida). Sobre as configurações da BIOS, já fiz a checagem, estão desabilitadas.

 

Eu tenho percebido algum comportamento estranho e peculiar dessa questão da placa ligar sozinha. Irei tentar descrever aqui o que tenho percebido:

 

1) Assim que a fonte é ligada na energia, a placa liga sem ser necessário apertar o switch, cooler funciona, leds acendem, e em questão de segundos depois, ela desliga. A partir daí ela só liga se eu apertar o switch do power.

 

2) Uma vez ligada, começa o problema. Digamos que eu esteja na tela de POST e queria desligar. Aperto no Switch. Ela desliga... passa alguns segundos desligada... e religa. Não é o Reset, é o power mesmo. E ela desliga por um tempo e depois de 5, 6, segundo religa sozinha (no caso do Reset ela liga instantaneamente). Pressionando o botão de desligar por alguns segundos trás o mesmo resultado. Ela desliga, mas depois de 5, 6 segundos religa sozinha.

 

3) Fazendo o mesmo teste dentro do S.O. (Windows), se eu desligar o computador pelo Iniciar -> Desligar, ele desliga completamente as vezes. Por vezes ele desliga e fica. Por outras vezes ele desliga e liga novamente depois de 5, 6 segundos como já citado. Pressionando o botão do Power, o computador desliga e sempre religa novamente sozinho depois de 5, 6 segundos.

 

Bom, é este o caso, já chequei fonte, fiz o teste do curto, olhei a BIOS e está desativada a opção. Ainda sem solução este problema. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá;

Qual o comportamento da placa sem nenhum periférico, ou seja, sem HD, CD-Rom, etc? Ela liga sózinha também?

 

O teste do curto que vc fez, vc deixou desconectado o botão e desligou a máquina?

 

A placa está sem nada "extra" ligado a não ser processador, memória e a fonte. Esse é comportamento dela apenas com isso ligado.

 

O painel frontal foi desconectado para o teste, apenas encostei uma chave nos pinos. Assim que a fonte recebe energia, a placa liga, espero alguns segundos e ele desliga sozinho (comportamento que descrevi). Aí faço o curto, ele liga. Depois pra desligar de vez é uma briga. A não ser que eu corte a energia da fonte direto puxando o cabo. As vezes consigo desligar pelo Windows, ele cessa e realmente desliga. Porém as vezes não. Ele desliga e religa depois de alguns segundos.

 

Valeu pessoal, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrs, estou começando a suspeitar de algum defeito na mobo.. Esse sintoma de vc conectar na energia e os coolers derem uma rodada e pararem já vi em vários pcs, mas até hoje não vi problema em deixar assim.

 

Sobre ele não desligar, vá na bios até power management e tire uma foto, poste ela aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a placa ligar sozinha ao plugar a fonte, pode ser o IO ou a PS, mas pelo que pego de placas que me aparecem com esse defeito geralmente é o IO. Em relação ao áudio traseiro desabilitar quando usa o frontal, já peguei e é configuração geralmente do aplicativo controlador de áudio, geralmente configuro pro aplicativo não detectar os dispositivos conectados nas entradas de MIC e Fone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Boa Tarde a Todos. Sei que é um tópico bem antigo, Mas eu estava com uma placa POS-PIB75CX com um defeito inusitado. A Placa ligava, porem executava o post em uma velocidade quadro a quadro. Depois de quase esgotar minha paciência e os meus conhecimentos, eu finalmente consegui resolver o problema. Um Chip de Eprom 25Q80 localizado logo acima do CI de rede. Retirei para fazer uma leitura e testar. Para a minha surpresa A Placa ligou normal sem o Eprom e funcionou sem o defeito da lentidão. Então eu Apaguei os dados do Eprom imaginando que havia algum dado corrompido e recoloquei na placa. O que fez com que a placa funcionasse porem não desligava. O mesmo defeito relatado pelo amigo Diego. Retirei novamente e a placa esta funcionando normalmente sem a Eprom. Não sei na realidade o papel da Eprom, mas tudo esta funcionando perfeitamente sem ela. Eu quis deixar o meu relato, na esperança de ajudar algum colega que esteja com um ou o outro defeito que esta placa apresentou.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...