Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudo do CHIP 8618LN

Avalie este tópico:


voguelcell

Posts em destaque

OZ8618 é um controlador de carga da bateria de alto desempenho com adaptador e carregamento de detecção de corrente. Ele é responsável(basicamente) por detectar a entrada de tensão na placa e pelo carregamento da Bateria.

O ruim é que também não tem Datasheet, o que me deu muita dor de cabeça, baseado nos estudos dos amigos:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e

  desenvolvi essa análise!

 

8618LN

8618LN.png

 

Pinos 1 e 24: ICHM e ICHP: I= corrente; ch = charger - corrente de carga/descarga da bateria, obtido através de derivação de  resistor da linha de alimentação da Bateria.

 

Pino 2:IAD_MAX: I=Corrente;  Ad_Max =Máxima do Adaptador - define a corrente máxima do Adaptador, usando um divisor de tensão no Sinal VREF.

 

Pino 3:IAC : I = corrente Set = Informa ao Super I/O a corrente do Carregador.

ICH.png

Deve conter esses valores nos terminais, dependendo da corrente do adaptador.

 

Pinos 4 e 5 : IACM e IACP : I = corrente; Ac = adaptador : Sensor de corrente e potencia do adaptador externo, obtida através de derivação do resistor na linda do Adaptador.

 

Pino 6: ISET :  Recebe do Super I/O os sinais  (CHG_I  e CHG_ON), é o comando que aciona  o carregamento da Bateria.

 

Pino 7: CELLS : Recebe sinal do SIO(set_v), indicando a quantidade de células ( tensão) da bateria conectada.

 

Pino 8: IBATT :Corrente da bateria inserida , porém não achei mais nada relacionado no Datasheet.

 

Pino 9 :VSET :É um terminal que regula tensão, usando um divisor de tensão vindo do VREF (2,75V) . Como não tenho Datasheet mais aprofundado não sei ao certo qual tensão ela gerencia, mas pode ser a tensão de carregamento da bateria.

 

Pino 10:COMP:É um circuito RC ligado ao terra. COMP, geralmente tem a ver com um amplificador de erro.

 

Pino 11:PA:Power Adaptor:  Controla o Gate do Mosfet de acionamento da Alimentação Do carregador.

 

Pino 12: PB: Power Battery :Controla o Gate do Mosfet de acionamento da Alimentação da Bateria.

 

Pino 13 e 16 : VDDA e VDDP : Olhando outros datasheets dá pra perceber que eles servem geralmente para alimentação do Circuito analógico do C.I , porém da forma que estão ligados, não entedi muito bem para o que servem.

 

Pino 14:REF :Tensão de referencia de 2,75V. Ela é gerada pelo próprio o OZ.

Sinal importante pois é da variação de tensão obtida de divisores de tensão ligados a ele que são definidas as tensões dos terminais : IWK , Iad_MAX  e VSET

 

Pino 15: VAC : V: Tensão , AC :Adapter : Tensão de entrada de alimentação do Carregador  . Usado para a compensação do avanço de alimentação

 

Pino 16: VDDP : Explicação Junto com o Pino 13.

 

Pino 17: LDR Low-side gate-driver output. Saída que aciona o Gate 2 (G2) do mosfet N dual Chanel. Também pode ser usado em Mosfets Simples , e irá ligado também no Gate do Mosfet de baixa da bateria.

 

Pino 18: HDR : High-side gate-drive output. Saída que aciona o Gate 1 (G1) do mosfet N dual Chanel. Também pode ser usado em Mosfets Simples , e irá ligado também no Gate do Mosfet de alta da bateria.

 

Pino 19:LX :Linha de Comutação (Troca) com Indutor.

 

Pino 20: BST : Saída  que controla os  Pinos SOURCE1/DRENO2 do Mosfet N Dual Channel .

Ou os Drenos dos Mosfets de Alta e de baixa da Bateria.

Deve ter um capacitor entre BST e LX.

 

Pino 21: WK-TH : Acordar corrente: Trabalha usando um divisor de tensão vindo do VREF (2,75V). Como não tenho o Datasheet mais aprofundado, não sei qual corrente ele aciona, porém pode ser a de carregamento.Pelo Esquema da Placa nota-se também que ele só ativa se o sinal CHG_I , for maior que 6 Volts.

 

Pino 22: ACAV : AcAv - Adaptador Ac AValiable --> Adapt(ador)_in --> informa ao SIO a presença do adaptador de AC ligado e valido, deve existir nível alto com o carregador conectado.Sem esse sinal a placa não liga, pois o I/O não identifica a presença do Carregador!

 

Pino 23 : Iwk : Acordar Corrente :  Idem VSET,esse terminal também recebe sinal de  um divisor de tensão vindo do VREF (2,75V), porém não sei qual corrente ele aciona.

 

Pino 24: ICHP :Explicação Junto com o Pino 1 !

 

Pino 25:BASE :Conector para o  Terra da Placa.

 

Minha ideia é o seguinte, assim que tivermos certeza do que serve cada pino, fazermos como se fosse uma sequencia de Start , acho que iria ajudar muito, pois as análises desses C.I's já são complicadas com Datasheet , sem então é mais difícil ainda !

  • Joinha 7
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu usei essa imagem também dele no circuito, Valeu.

Porém esses terminais que eu não achei explicação ainda estão me tirando o sono. Se tivesse o Datasheet de um componente pelo menos parecido , poderia dar uma luz, eu vasculhei a internet mas não achei nada .

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...