Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Azbox - Bravissimo - placa SMB.033.07 2012.03.15 - não liga

Avalie este tópico:


alelduran

Posts em destaque

Olá... tenho um bravissimo que deu problema... fiz um jumper pois havia queimada um transistor 1AM (porém fiz errado - ps.: nunca façam nada com afobação).. agora queimou 3 destes transistores (que já troquei), um capacitor (trocado) e um ci regulador de tensão... AD21G... o bravissimo não liga mais (leds e display apagados)... porém tem as tensões nos tunners e o processador aquece... mas nada aparece no display... não consegui encontrar este regulador em nenhum lugar... alguem sabe se posso trocár o AD21G por algum outro??? também não encontrei datasheet dele... grato antecipadamente... acho que somente deus pode me ajudar... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,@alelduran

 

Por favor, altere o título do tópico, conforme o link abaixo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Quanto ao componente que procura, também não achei.

Poderia abrir um pedido na seção de Troca e Vendas de Peças, para ver se alguém consegue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alelduran, Agora ficou mais fácil pra te ajudar...

*Para citar uma pessoa em uma mensagem, basta colocar @ seguida com o nome do usuário que se deseja citar ou então clique em cima do nome da pessoa que o nome dela já é inserido na resposta. Por exemplo, iniciei essa mensagem citando seu nome...

 

Pra facilitar ainda mais, seria bom se voce colocar uma foto da placa e marcar qual é o regulador que está com problema.

O capacitor que voce disse ter trocado, é capacitor smd (daqueles quadradinhos)?? Pergunto isso pois a peça que queimou pode ser uma bobina e não um capacitor, já que são bem parecidos...

Se a peça que queimou for uma bobina e tiver colocado um capacitor no lugar, isso irá interromper a passagem de tensão para o resto do circuito causando o não funcionamento do aparelho...

 

Marquei alguns pontos principais pra voce efetuar as medidas das tensoes na placa aí...

676588852_580.jpg.6a010f5f6a6569ccae0127d0f6892540.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, grato pela dica de como citar uma pessoa....

 

Bom.... com seu esquema consegui verificar que tenho todas as tensões corretas, menos na bobina de 3,3v (quarto item da sua foto)...

 

Agora posto uma foto da minha placa com o que aconteceu, e o que substituí...

 

O tunner 2 não estava funcionando... vi na internet um procedimento de jumper para voltar a funcionar.. entretanto fiz o jumper no local errado... (ligando A para B)... sendo que o correto era (ligar C para B)

 

A= neste ponto há 5v

B= coletor do transistor - A1M - precisava de 12v neste coletor

C= neste ponto há 12v

 

Após o jumper o aparelho ligou e apagou... depois de muitos *&¨%#$%¨*... verifiquei que 3 transistores 1AM estavam pifados... o (B), o (D) e (E)... 

 

Consegui os transistores 1AM de um aparelho velho (graças a deus ele menciou seu desejo de ser doador de orgãos antes de falecer - fica a dica)...

 

Também um capacitor eletrolitico estava com problemas... troquei mas o novo também faleceu....  é o (F) - que ainda não esta soldado na placa.

 

Após trocar os transistores há tensão correta nos tunners... o processador esta quente (normal) mas os leds e display, não ligam...

 

Seguindo as orientações do nosso deus... verifiquei que o único ponto que não tenho a tensão correta é no (G)...

 

O item (H) (que é um ci regulador de tensão) não esta mandando a tensão (o multimetro marca uns 115mv)... este ci é o AD21G... tem 5 pinos... dois em cima e 3 em baixo..

 

Hoje consegui no mercadolivre um vendedor que tem um compativel (ad0gh-ad1za-ad2ac-ab2br-be3gc-cu2ac-fonte-de-alimentaco)... vou comprar e trocá-lo... espero que seja só isso...

 

Nesta mesma placa há outro ci AD21G igual (letra I) neste ponto ele dá 1,8v... só para constar....

 

Como aquela bobina (G) que precisa de 3,3v, mas não tem pois o ci esta pifado... se fizer um jumper ligando o regulador de tensão (J) pois ele tem 3,3v, na entrada da bobina (G), sera que vai funcionar ou provavelmente é melhor esperar o carteiro chegar com o novo ci?????

bravissimo_anotacoes2.jpg.754e24bfc7ef6ab67b7d7d4bf9480c5b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alelduran, desculpa pela demora em responder, é a correria do dia a dia...

 

Já aconteceu comigo desse ci queimar também. O procedimento que faço é o que descrevi na imagem abaixo...

 

Aconselho a fazer o esquema que mostro na imagem abaixo antes de colocar a peça "equivalente", pois esse método eu testei e garanto que funciona  :)

 

Faça o teste e me diga se o aparelho liga...

6765.jpg.e2c84e5133daa05de9d5532c60adadd9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
... grato pela resposta....

 

Uma dúvida... no jumper ligo a saída da bobina próxima dos tunners ... à entrada da outra bobina próxima ao eprom... ou a entrada da bobina próxima dos tunners à entrada da bobina próxima ao eprom....

 

Sou muito cru em eletrônica... faço apenas alguns consertos do tipo troca de fusível para mim mesmo.... com esta placa de bravissimo queimada aumentei em 300% meu conhecimento em eletrônica...

 

Grato antecipadamente...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
....

 

Optei por não fazer o jumper, já que ele era meio trabalhoso, e como a única ferramenta, para soldar e dessoldar, que tenho é um ferro de solda comum... adaptado com um fio de cobre mais fino, para poder acessar locais de difícil acesso, poderia danificar o outro ci... ai estaria em apuros...

 

Chegou o ci (compatível) e funcionou.... grato pela ajuda... aprendi muito e poupei uns 300,00...

 

um abraço... e   seja louvado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...