Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Dusec

CCE WIN BPS A14IM01 Rev. 1.1 + T4500 - HD: não funciona SMART (HD) e queima HD

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Dusec    23

Bom dia amigos.

Entro em contato pois tenho um notebook CCE da minha sobrinha comigo e me deparei com uma lombada que nunca vi antes.

Como já falado no assunto do tópico, trata-se de uma placa mãe A14IM01. Em um adesivo colado na placa está o modelo da MB que coloquei no tópico, ou seja, A14IM01 Rev. 1.1 + T4500. No entanto, analisando a placa, a inscrição nela diz: A14IMXX M/8 V1.0 DDR3. Também possui a seguinte inscrição: 94V-0 E326167 TC-1. A versão da BIOS do note é: 1.04.17 / EC version: 1.04.06.

Não possuo ainda o esquemático dessa placa.

Enfim, desde que ela ganhou esse notebook, tive que reinstalar o Sistema Operacional (Windows 7) umas 4 vezes. Ela usava muito pouco o note e várias vezes ela trazia para mim dizendo que tinha dado problema de novo.

Da última vez que ela trouxe ele ligou, começou a carregar o Windows e depois travou. Depois disso, nem reconheceu mais o HD.

Pensei, à princípio, que o problema era apenas o HD.

Então comecei a fazer testes.

1) Troquei o HD por outro. Olhei na BIOS e a opção SMART estava ativada. Rodei no boot o software Eurosoft PC-Check para fazer testes na placa, processador, memória, etc. Tudo OK! Mas quando tentei fazer teste de SMART (HD), o software me informou que o drive não suportava SMART. Achei estranho porque quase todos HDs mais modernos tem esse recurso. De todo jeito, prossegui com os testes, realizando um teste de leitura no HD com o mesmo software. Ele logo indicou um erro de leitura no HD.

2) Tirei o HD e liguei em um PC normal. Rodei o software novamente e tanto o teste de SMART quanto o de leitura do HD foi realizado com êxito. Ou seja: o problema não é no HD.

3) Desliguei tudo, desmontei o note, retirei todas as peças (memória, processador, placas de modem e wireless), limpei a placa, remontei, coloquei pasta térmica (Arctic Silver 5) de ótima qualidade e fui fazendo testes com apenas o processador e a memória instalados. Mesmos erros.

Conclusão: apesar de a BIOS do notebook indicar a opção SMART como ativa, parece que a mesma não funciona pelo menos com o software citado acima (Eurosoft PC-Check). Também, achei estranho esses erros de leitura no HD, pois no PC normal os testes se completam com êxito.

Minhas suspeitas são de que a placa possui algum defeito, seja de software (BIOS) ou de hardware mesmo, que estão provocando esses erros e talvez, até, levando os HDs a queimarem.

Encontrei um outro tópico que trata de notebook CCE queimando HD (

Conteúdo oculto

) mas como sou novo no fórum não tenho acesso ao conteúdo. Encontrei também outros tópicos que tratam de problemas que podem ter relação com o meu como:

Conteúdo oculto

que trata de um erro de ahci. Mas não tenho acesso ainda a esses conteúdos.

Dei uma olhada também nesse outro tópico (

Conteúdo oculto

), pois a placa é a mesma que tenho aqui, mas antes de sair fazendo troca de componentes resolvi abrir o tópico pois outros amigos podem já ter se deparado com erros assim.

Enfim, agradeço qualquer luz.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Amigo primeiramente devemos verificar se as tensoes que chegam no HD esta corretas. Se estiverem ok, regrave a bios. Se nao resolver pode optar por resoldar os capacitores da linha de alimentação do HD.

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
(ATENÇÃO!!!) Este tópico tem mais respostas, mas você precisa fazer login ou criar uma conta para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...