Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

CCE WIN BPS A14IM01 Rev. 1.1 + T4500 - HD: não funciona SMART (HD) e queima HD

Avalie este tópico:


Dusec

Posts em destaque

Bom dia amigos.

 

Entro em contato pois tenho um notebook CCE da minha sobrinha comigo e me deparei com uma lombada que nunca vi antes.

 

Como já falado no assunto do tópico, trata-se de uma placa mãe A14IM01. Em um adesivo colado na placa está o modelo da MB que coloquei no tópico, ou seja, A14IM01 Rev. 1.1 + T4500. No entanto, analisando a placa, a inscrição nela diz: A14IMXX M/8 V1.0 DDR3. Também possui a seguinte inscrição: 94V-0 E326167 TC-1. A versão da BIOS do note é: 1.04.17 / EC version: 1.04.06.

 

Não possuo ainda o esquemático dessa placa.

 

Enfim, desde que ela ganhou esse notebook, tive que reinstalar o Sistema Operacional (Windows 7) umas 4 vezes. Ela usava muito pouco o note e várias vezes ela trazia para mim dizendo que tinha dado problema de novo.

 

Da última vez que ela trouxe ele ligou, começou a carregar o Windows e depois travou. Depois disso, nem reconheceu mais o HD.

 

Pensei, à princípio, que o problema era apenas o HD.

 

Então comecei a fazer testes.

 

1) Troquei o HD por outro. Olhei na BIOS e a opção SMART estava ativada. Rodei no boot o software Eurosoft PC-Check para fazer testes na placa, processador, memória, etc. Tudo OK! Mas quando tentei fazer teste de SMART (HD), o software me informou que o drive não suportava SMART. Achei estranho porque quase todos HDs mais modernos tem esse recurso. De todo jeito, prossegui com os testes, realizando um teste de leitura no HD com o mesmo software. Ele logo indicou um erro de leitura no HD.

 

2) Tirei o HD e liguei em um PC normal. Rodei o software novamente e tanto o teste de SMART quanto o de leitura do HD foi realizado com êxito. Ou seja: o problema não é no HD.

 

3) Desliguei tudo, desmontei o note, retirei todas as peças (memória, processador, placas de modem e wireless), limpei a placa, remontei, coloquei pasta térmica (Arctic Silver 5) de ótima qualidade e fui fazendo testes com apenas o processador e a memória instalados. Mesmos erros.

 

Conclusão: apesar de a BIOS do notebook indicar a opção SMART como ativa, parece que a mesma não funciona pelo menos com o software citado acima (Eurosoft PC-Check). Também, achei estranho esses erros de leitura no HD, pois no PC normal os testes se completam com êxito.

 

Minhas suspeitas são de que a placa possui algum defeito, seja de software (BIOS) ou de hardware mesmo, que estão provocando esses erros e talvez, até, levando os HDs a queimarem.

 

Encontrei um outro tópico que trata de notebook CCE queimando HD (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) mas como sou novo no fórum não tenho acesso ao conteúdo. Encontrei também outros tópicos que tratam de problemas que podem ter relação com o meu como: que trata de um erro de ahci. Mas não tenho acesso ainda a esses conteúdos.

 

Dei uma olhada também nesse outro tópico (), pois a placa é a mesma que tenho aqui, mas antes de sair fazendo troca de componentes resolvi abrir o tópico pois outros amigos podem já ter se deparado com erros assim.

 

Enfim, agradeço qualquer luz.

 

Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...