Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor 24v para 18v e outro 24v para 12v

Avalie este tópico:


gustavobard

Posts em destaque

Bom dia!

 

Sou um noob em eletrônica, mas precisava de um conversor de 24v para 18v. Irei usar em um painel de antenas, onde tem os equipamentos do provedor que são 24v e estão ligador em uma fonte nobreak e duas baterias de carro. O provedor autorizou o uso das baterias. No caso, não consegui achar uma antena de alto ganho para transmitir a wifi em 24v somente em 18v, daí queria ver se existe algum conversor deste tipo.

 

Atualmente eu comprei um nobreak separado para poder ligar a fonte de 18v, mas no lucar onde ficam estas antenas instaladas sofre muito com interrupções na rede elétrica e a autonomia do nobreak é bem curta. Não queria também montar outra caixa com fonte nobreak e mais duas baterias, já que o provedor autorizou usar as baterias deles.

 

Aproveitando a mesma situação, mas preciso para outro local, onde a antena da wifi é 12v, liguei direto em apenas uma bateria, dando os 12v, porém é como se esta bateria conectada sempre acabasse a carga primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa de um adaptador pronto (nem sei se existe) ou seria para montar?

 

De qualquer forma, precisa saber o consumo da antena que será alimentada por 12 e 18V.

E a partir desta informação dimensionar o conversor.

 

*Por favor, inclua o prefixo Dúvida no título do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para cargas de até 1A (máx), poderia usar o circuito da imagem 1 abaixo.

Para 12V, basta eliminar o diodo e ligar o terminal do CI direto no terra.

 

Se precisar de mais de 1A, use o circuito da figura 2.

Nesse caso, poderá usar apenas um ou dois transistores.

Para 18V, acrescente o diodo zener (1W).

 

1.jpg.82d84248ebbc6d6b9aef6a7d43a33f20.jpg

2.jpg.332c5d6674f4b5ed653e424cef4e8811.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hds-tec, obrigado :) joinha para vc. Achei um pouquinho complicado, vou ter que estudar um pouco.

Primeira dúvida, qual a tensão dos capacitores que preciso comprar para colocar no primeiro esquema q vc passou?

Seguanda, o diodo instalado ali pode ser este

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores podem ser de 50V.

 

Quanto ao diodo, pode usar este:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

E este regulador:

 

Pode ser necessário usar um dissipador no 7812:

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontei estes aqui em sucatas, será que dá pra usar?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

capacitor 50v 2.2uf

capacitor 104 ( 50v 100nf )

diodo C6V2 ST

 

o lm7812 um amigo meu tem, vou buscá-lo a tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
montei o circuito com um pedaço da placa da fonte. Ficou horrível, prometo, se funcionar, irei comprar uma protoboard. O LM7812 ainda não consegui, montei com um "3pernasqualquer" apenas para montar a plaquinha, não irei ligá-lo,im que chegar o 7812 irei montar e testar. O fio amarelo servirá para ligar ao 24v e o fio azul a saída 18v.

Uma dúvida que tive, montei o diodo e o capacitor do lado certo?

20150821_151707.jpg

20150821_151717.jpg

20150821_151728.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

 

Se quiser algo pronto, recomendo os conversores DC-DC, usando o LM2596.

 

Eu tenho uns aqui que comprei na Aliexpress, mas se quiser mais rápido, tem no ML

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Conversor DC/DC Step Down módulo LM2596

 

Especificações básicas:

 

>> Tensão de entrada: 4V-40V;

>> Tensão de saída: 1.3V-35V (sempre menor que a tensão de entrada);

>> Corrente de saída: Nominal: 2A, Máximo 3A (para 3A é recomendado o uso de dissipador de calor);

>> Eficiência de conversão: 92% (máxima);

>> Temperatura de trabalho: -40 °C - +85 °C;

>> Dimensões: 43 mm x 21 mm x 14mm;

 

 

Att,

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
é esse mesmo que eu preciso.

 

Só vou concluir este projetinho DIY, rsrs para não perder este trabalhinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavobard, pela primeira foto, entendi que a faixa preta do diodo está ligada ao terra.

Se for isso, precisa inverter ele: A faixa preta deve ficar ligada ao terminal do meio do regulador.

 

Quanto aos capacitores:

O de 100nf não tem polaridade.

Já a parte branca do eletrolítico (negativo) deve ser ligado ao terra.

Essa parte está ok. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
não consegui testear ainda, pois estou sem nenhuma fonte de 24v para testar e a antena que falei fica a 60 km da cidade, ainda não fui para lá. Tenho apenas uma bateria de nobreak, comprei mais, assim que chegar eu já testo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
inaugurei minha fonte assimétrica ps-305d com este projetinho. As tensões estão tudo ok, sem carga.

 

O projeto de 24v para 12v é o que irei usar, como vc falou antes, retirei o diodo. Sem carga ele dá os 11,88v certinho com entrada de 12v até 28v. Com uma carga de 1,3A (uma lanterna de led, medi ligando ela direto na fonte) a tensão de saída não passa de 9v e vai caindo com o tempo até chegar em 8,3v

20150911_214827[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os reguladores da série 78xx podem operar até 1A (máximo).

A mínima tensão de entrada deve ser 3 volts maior que a saída.

 

No caso do 7812, seriam no mínimo 15V na entrada para ter 12V na saída.

 

Para correntes acima de 1A, deve usar o circuito da figura 2  (resposta 3), onde é usado um transístor de potência para aumentar a capacidade de corrente do circuito.

 

Se vai operar próximo à 1A, precisará colocar um dissipador de calor no 7812.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
muito obrigado pelas informações. Não tenho os componentes necessários para montar o circuito 2, teria que comprar na internet. Porém, só o MJ2955 custa 45,00 cada, acredito que será mais viável se eu comprar o adaptador que o bismith indicou na resposta #11, que já vem pronto por 10 pila
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porém, só o MJ2955 custa 45,00 cada, acredito que será mais viável se eu comprar o adaptador que o bismith indicou na resposta #11, que já vem pronto por 10 pila

Neste link tem a 7,00

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Mas se somar o frete realmente não compensa.

 

Você precisa ver se o circuito final (carga) vai consumir até 1A ou mais, para poder escolher qual adaptador servirá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavobard,  45,00 cada MJ2955?? Acho que a Dilma andou fazendo visita pra este vendedor aí hein... inflacionou geral rsrsrs

Pode usar o TIP2955 no lugar desse aí, a unica diferença é o encapsulamento...

 

Tem como colocar uma foto das placas que irá usar?? Tenho acompanhado seu tópico desde o inicio e fiquei martelando uma questao na minha cabeça, pois a maioria (todas) das placas que conheço trabalham com "potencia" e não com "tensão". Vou explicar:

 

Se a placa trabalha com 18v e 830mA, então a potencia de trabalho dela será de ~15 watts.

Essa mesma placa, se receber uma tensão de 15v irá consumir ~996mA, ou seja, uma potencia de trabalho aproximado de 15watts...

Se a mesma placa receber uma tensão de 24v, irá consumir ~623mA, ou seja, potencia de trabalho aproximado de 15watts...

 

Só que isso irá depender dos componentes que estão fazendo o papel de "regulador step-down" e dos capacitores de filtragem. A maioria das placas que conheço que trabalham alimentadas com 12v, têm os reguladores capazes de trabalhar com uma tensão de entrada de até 40v...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
preciso ligar esta antena 12v em uma fonte (banco de baterias) de 24v

2ª - Intelbras WOG 2012 - 12v 6,8w

 

edit: fórmula para cálculo de potencia

p=u.i

6,8=12.i

i=0,56A

 

Será que com esse consumo irá funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que li. Já existe muitas soluções. Porém não esquecer que o transistor vai esquentar...

 

Existe uns conversores DC/DC uma placa bem pequena da Texas instruments que são muito bons... Não esquetam... E melhor ainda.... Pedi como sample..... Ou seja de graça....

Espero ter ajudado :)

 

Joinha pra vocês!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

560mA é um consumo razoavelmente pequeno! Ficaria bom se colocasse um regulador como o LM2576, LM1084 ou LM2596 (os reguladores vendidos no ML usam esse ci), estes são para até 3A e tem ele em versões de voltagens fixa ou ajustável.

 

Sobre o que falei das potencias de trabalho dos radios é como nesse exemplo abaixo, nas fotos:

Esse é um tplink TL-WA7510N e na carcaça dele fala "12v  1A". Essa foto é da placa dele, a tensão de 12v entra direto no regulador RT8270 e este transforma a tensão em 3,3v, que é usada para alimentar toda a placa. Esse regulador suporta até 22v segundo o datasheet (mas não convém alimentar ele muito proximo ao limite!).

 

Para haver a possibilidade de descartar reguladores, era bom se voce abrisse a sua antena e verificar qual regulador ela usa.

IMG_20150912_102020513.jpg.68bd0bf032f1696f879528cbd3956dd1.jpg

IMG_20150912_102139815.jpg.d0f4f25ed2f6cf1f211ff9ae218af1f0.jpg

5957aa5e7f45f_Sem_ttulo.jpg.124751ab7ce3ef331e84e342fa45680d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa antena Intelbras é WOG 2012 mesmo? Não seria WOG 212?

 

Outra coisa: quantas antenas ao todo voce vai ligar aí? Só as duas? Porque não liga uma antena em cada bateria? Aposto que essa que trabalha a 18v vai ter o mesmo rendimento trabalhando em 12v, levando em consideração a condição da placa transformar toda a tensão de entrada em 3,3v como na maioria das antenas!

Uma bateria terá um consumo extra de 6,8W e a outra, um consumo extra de 7W.

 

Detalhe muito importante: Se for ligar uma antena em cada bateria, NUNCA deixe o terra das duas em comum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...