Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Equivalência para substituição do CI de BIOS pelo tamanho.


Posts em destaque

Meus Amigos vejo que alguns colegas ainda tem dúvidas quanto a equivalência do CI de Bios pelo o tamanho,

 

Segue uma tabela de referência para tamanho de BIOS.

 

Serigrafia 16 = 2 mb  exemplo: 25X16BVSIG

Serigrafia 32 = 4 mb exemplo: 25X32BVSIG

Serigrafia 40 = 512kb exemplo: 25X40BVSIG

Serigrafia 64 = 8mb exemplo: 25X64BVSIG

Serigrafia 80 = 1mb exemplo: 25X80BVSIG

 

Deu p entender?

 

Voce pode substituir por CI de frabricantes diferentes

EXEMPLO: Um CI Macronix MX25L3205 pode ser substituído por um CFeon F32

 

Você tambem pode subistituir por CI Maior que não terá problemas, mas nunca o inverso.

EXEMPLO: Um CI Macronix MX25L3205 pode ser substituído por um CFeon F64

 

 

 

Editado: por warezland
  • Joinha 17
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio vm, Pq so utilizei como exemplo o q vai determinar o tamanho da bios e justamente os numeros em vermelho e dependendo do fabricante esse numero pode vim no inicio,meio ou final da serigrafia.

 

A segunda bios se tivesse 16 seria de 2MB, 32 seria de 4MB

 

No seu caso teve 80 que e de 1MB

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 6 meses depois...

uma vez eu coloquei outro ci de bios diferente o notebook nem ligou ai fiquei com uma pulga atras da orelha

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
amigo só importa 2 coisas certo o arquivo da ROM Bios tem q ser aquele do modelo da sua placa e o tamanho ok. Você pode substituir por CI de fabricantes diferentes. Você tambem pode subistituir por CI Maior que não terá problemas, mas nunca o inverso.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Isso quer dizer que se eu comprar um chip virgem  de qualquer fabricante, exemplo  Winbond posso comprar apenas um de 8mb que serve para: 512kb, 1mb, 2mb, 4mb e 8mb ?

Isso se eu não tiver 512kb, 1mb, 2mb, 4mb.

Por exemplo tirar uma bios de um sony vaio de 4 mb e colocar uma bios de um hp de 8mb no sony e regravar com outraa bios compativel com sony sem necessidade de olhar a referencia baseando apenas na capacidade do ci?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Isso quer dizer que se eu comprar um chip virgem  de qualquer fabricante, exemplo  Winbond posso comprar apenas um de 8mb que serve para: 512kb, 1mb, 2mb, 4mb e 8mb ?

Isso se eu não tiver 512kb, 1mb, 2mb, 4mb.

Por exemplo tirar uma bios de um sony vaio de 4 mb e colocar uma bios de um hp de 8mb no sony e regravar com outraa bios compativel com sony sem necessidade de olhar a referencia baseando apenas na capacidade do ci?

 

isso mesmo amigo. Não interessa a marca do fabricante certo o q interessa é a capacidade. Um arquivo de 4MB cabe em um CI com capacidade de 8MB, mas um CI de 4MB não vai caber um arquivo de 8MB entendeu? Cuidado pq temos os novos CI de 1.8V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Nesse caso  é compativel apenas com os de 1.8 ne?

se colocar o de 3 volts arrisca danificar, ou apenas não recebra alimentação suficiente para funcionar??

 

Neste caso Ci de 1.8v e uma exceção, se colocar 3v em um ci de 1.8v provavelmente ira queimar o CI, ou do contrario colocando um CI de 3v no lugar de um 1.8v provavelmente não ira funcionar devido a baixa tensão de alimentação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade.... Muita gente fica com vergonha de perguntar por ser uma coisa simples, e se prejudicam futuramente.

Ja estava por dentro da questão, mas é sempre bom ouvir diversas opiniões. Muito obrigado meu amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos, acho muito bom este interesse sobre essa duvida de capacidades dos chips de armazenamento da bios, bom no meu caso eu importei chips de 8mb de 3v e 1,8v já sabendo que posso utilizar normalmente com arquivos que contenham 512kb ate 8mb de capacidade com tensões de 3v ou 1,8v , um exemplo= um carro que trasporta 8 passageiros pode trasportar de 1 a 8 passageiros sem problemas nenhum, e não ao contrario, muito simples deduzir isso, no caso da tensão de alimentação ser 3v ou 1,8v ,vejo muitos tópicos com essa duvida ainda, como saber se é 3v ou 1,8v ,a maioria dos chips de 8 pinos ainda é o pino 8 vcc responsável pela alimentação do chip, para saber a voltagem de de alimentação basta medir o pino vcc, pino de alimentação do chip na placa, e se a placa não estiver ligando? No esquema tem os dados do chip = tensão de alimentação vcc , e se mesmo assim não for possível encontrar o esquema? No chip tem o part number = o modelo do chip e quantidade de pinos, para isso basta recorrer ao da sheet do fabricante e verificar o pino vcc e a tensão de alimentação 3v ou 1,8v. Outra observação que deve ser levando em conta = um chip com tensão de alimentação de 3v não vai funcionar no lugar do de 1,8v mesmo tendo a capacidade necessária, devido a tensão não ser suficiente para alimentar o chip, ate ai tudo bem, não corre o risco de danificar o chip, o máximo que pode acontecer é não funcionar, mas e ao contrario? Tem de se tomar muito cuidado, um chip de 1,8v não pode em hipótese alguma ser colocado no lugar de um de 3v, seria o mesmo que pegar um equipamento que funciona em 127v e ligar em 220v, você terá uma sobre tensão, tensão superior à capacidade do circuito no seu chip podendo ficar totalmente danificado, o mesmo acontece na hora de gravar ou regravar, os de 3v gravam direto no gravador, mas os de 1,8v tem de se usar um adaptador redutor de tensão de 3v para 1,8v, espero ter contribuído com o tópico, abraços a todos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos. Para complementar esta Dica, ficar atento ao baixar bios direto do site do fabricante. Abaixo na imagem temos um exemplo com uma bios que baixei do site da hp e aqui do fórum. Nesta imagem, as bios do fórum poderão ser gravadas. Obs: a Bios que salvei ( bios dúvida ) e o backup da original da placa.

 

O tamanho do arquivo é tão importante como o tamanho do componente.

bios.jpg.0a078b306cac1a64f083d641317109ea.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uai.

 

Ctrl C Ctrl V?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...