Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Sony vaio modelo pcg-71911x mb da0hk1mb6e0 não liga.

Avalie este tópico:


lukinha

Posts em destaque

Boa tarde caro amigos, estou com esse aparelho na bancada, é o seguinte ao pressionar o botão power os leds acendem, mas quando solto o botão power eles ja apagam. percebi que tem um capacitor (pc104) estufado, mas fiz os testes nele e ele parece estar normal. esse capafitor tem marcado 470uf,efk j32, mas parece que esta normal, pois fiz os testes nele e deu ok. testei as fontes e achei a de 3.3v (pl13) e a de 5v (pl14).

Editado: por GBS_Info
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo este pdf ele é de 25V:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Com certeza deverá trocá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde caro amigos, estou com esse aparelho na bancada, é o seguinte ao pressionar o botão power os leds acendem, mas quando solto o botão power eles ja apagam. percebi que tem um capacitor (pc104) estufado, mas fiz os testes nele e ele parece estar normal. esse capafitor tem marcado 470uf,efk j32, mas parece que esta normal, pois fiz os testes nele e deu ok. testei as fontes e achei a de 3.3v (pl13) e a de 5v (pl14).

 

Bom Resolvi um desse hoje trocando o PU9 se ajudou dar uma joinha

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PU9 é o PWM dos +5V e +3V ele fala q tem estas tensões a não ser q o PWM não esteja sendo habilitado nos pinos 1. REF - 4.EN_LDO - 13.PGOOD1 - 14.EN1 - 27.EN2 - 28.PGOOD2

 

Se as tensões ai tiver normal vá na pagina 16 KU1 q é o EC e veja se tem tensão no pino 123 RSMRST# este sinal vai lá para a pagina 8 pro PCH. Veja tbm se tem tensão no pino 15 EC_PWRBTN#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor em questão não tem anormalidade física! esses traços na carcaça dele onde aparenta estar estufado é uma espécie de "valvula de proteção". Isso é para um caso de ele estufar, esses "riscos" na carcaça abrirem antes que o estouro rompa todo seu invólucro...

Sobre o capacitor estar normal, terá que retirar ele da placa e medir sua capacitância e ESR...

Outro detalhe, o capacitor está na linha de VIN, se a tensão presente nesse ponto estiver normal não tem porque trocar o capacitor...

 

Já regravou bios??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor em questão não tem anormalidade física! esses traços na carcaça dele onde aparenta estar estufado é uma espécie de "valvula de proteção". Isso é para um caso de ele estufar, esses "riscos" na carcaça abrirem antes que o estouro rompa todo seu invólucro...

Sobre o capacitor estar normal, terá que retirar ele da placa e medir sua capacitância e ESR...

Outro detalhe, o capacitor está na linha de VIN, se a tensão presente nesse ponto estiver normal não tem porque trocar o capacitor...

 

Já regravou bios??

Verdade como ele ja falou que tem os 3 e 5v entao esta chegando os 19v p alimentar o pwm primario e gerar estas tensões o que leva a crer que o capacitor em questao esta bom
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não regravei a bios ainda nao, vou fazer isso agora mesmo, mas no caso segundo o cliente o notebook apresentou esse defeito apos queda. será que nao seria um reballing?

 

esse defeito, pode ser ausencia de processador mesmo estando no sokete, coloca outro do mesmo modelo, nao parecido, do mesmo modelo e testa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
acabei de regrava-la e deu a mesma coisa. ele liga da tela normal, apos uns 5 segundos desliga.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lukinha, testando a placa montada ou fora da carcaça? Pergunto isso porque entrou pra mim um sony vaio com mobo MBX-247 com sintoma semelhante e o problema era curto causado pela carcaça onde a placa mae apoia, como na foto abaixo. Repare que em vários pontos na placa tem essa marcação...

De tanto a placa dar atrito com a carcaça, as trilhas ficaram expostas e fechando curto de um ponto a outro, já que a carcaça era "cobreada" internamente. Mas se sua carcaça for só plastica, sem ser banhada em cobre, pode ate descartar essa mensagem...

 

No meu caso, foi só colocar fita kapton nas marcaçoes e ficou ok.

11998480_871349749627854_862106936_n.jpg.fd28d2a22c037607fcc107fe7e9649f0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá tem um notbook desse mesmo modelo que nao liga nem acende led nenhum semana passada ele ligava mas quando desligava eu tinha que tirar a bateria e colocar de novo e ai ele ligava mas nem sempre dava certo as vezes precisava fazer isso varias vezes mas quando ligava ficava ligado até eu desligar. porem agora nao liga mais nada nem acende luz ,tenho multimetro pra medir mas n sei o que medir pois meu conhecimento tecnico é limitado.alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...