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Sobre recebimento de equipamento em sua assistencia(NOVATOS)

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Eduardo Batista

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Olá amigos principalmente vc q é novato na area de manutenção de notebooks e desktops quero compartilhar algo q aconteceu aqui na minha loja por mas comum q pareça ser é de grande valia para os iniciantes da area e principalmente quem esta pensando em abrir ou abriu recentemente uma oficina ou loja de informatica, essa semana deu entrada aqui na minha loja um desktop que segundo o cliente estava funcionando porém só era para fazer manutenção preventiva ou seja limpeza interna da CPU porém quem recebeu o equipamento foi o meu sobrinho(mulecote) meio q aereo no assunto e não fez o teste de ligar a CPU na frente do cliente(nisso eu ja tinha passado as cordenadas de como proceder na hora de receber todo e qualquer equipamento dos clientes) resumindo quando cheguei pois tinha saido para atender um outro cliente q liguei a CPU nada de video na cpu quando abro a mesma a placa toda oxidada e sem condições nenhuma de reparo tiva q dar uma outro para não perder o cliente ou seja fiquei num prejuizo de mas ou menos uns 150,00 isso porq a placa q coloquei foi uma usada em funcionamento fica a dica "SEMPRE LIGAR O EQUIPAMENTO NA FRENTE DO CLIENTE PARA NÃO TOMAR PREJUIZOS FUTUROS"

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Infelizmente já tive caso assim tb, o cara falou que saiu de casa o pc ligava, só tinha que ver a usb frontal que não funcionava, vacilei e não liguei na frente do cliente.... fui ver o pc não ligava, a sorte é que era só o módulo de memória que estava precisando de uma limpeza. No final das contas realmente a USB frontal não estava funcionando pq tinha levado um curto e a trilha estava rompida.

 

Moral da história, o pc funcionou, o cara siau com serviço de graça (por sorte não tive prejuízo) e a usb continuou sem funcionar.

 

Depois pensei em outra possibilidade, pode ser que ele realmente siau de casa com o pc funcionando, mas o galerê nem sempre sabe os cuidados de transporte, e pode ter parado de ligar no meio do caminho. Neste caso se tivesse testado na frente do cliente ganharia pelo menos o dinheiro da limpeza do módulo, pq afinal de contas por mais que ele tenha saído de casa com o pc ligando, a culpa foi dele do que aconteceu no transporte.

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Brasil é complicado cara, muitos clientes querem dar um de espertinhos conosco, e o mais engraçado é que nós fazemos de tudo para deixar eles felizes, serviços extras, formatação com teclas fn funcionando, limpeza pra não sobreaquecer o processador( pois ), muitas das vezes fazemos de tudo e mesmo assim tem os folgados, um cliente mesmo foi trocado o hd e foi feito formatação depois de dois meses o computador dele deu problema só que o problema era bios, mas como o cliente é parceiro nem cobramos pra ele não pensar que estamos dando arrancar dinheiro em cima de ignorante!!!!

 

 

Eu sempre digo isso mas a minha patroa é cabeçuda não testa o notebook na frente do cliente!!!

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Pois é, já passei por algo semelhante... Galerinha, compartilhando um pouco mais, sempre usem fichas, relatórios para estar documentado quanto aos problemas relatados pelos clientes, o estado técnico do equipamento pois já tive cliente dizendo q a maquina tava com hd e ao abrir nada dentro. Devemos ter bastante atenção quanto a isso. Documentem-se.

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boa! na loja que trabalhei a gente abria toda a maquina e colocava o serial de cada peça na ordem de serviço, além do teste na entrada (se ligou se não ligou) e fazia uma inspeção visual de todo o equipamento e colocava descrito também na ordem de serviço. o cliente assinava duas vias uma dela e outra nossa.

já pegamos maquina desk com cooler fixo e sem processador. e maquina sem hd.

desconfiar sempre dessas maquinas que chegam onde o cliente diz ser apenas isso ou aquilo.

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Já chegou vários  clientes agindo de má fé  aqui também . Certa vez uma veio com o notebook sem sinal nenhum, dizendo ser apenas formatação, liguei e não apareceu sinal , segundo ela era porquê estava descarregado, ela já falou indo embora e dizendo que depois voltava para pegar. Resultado ela tinha dado o notebook a um CURIOSO e o mesmo fez caca, mal fechado, todo detonado. Testei e nada de vídeo , fiz uma boa limpeza, fiz os testes de tenções tudo ok mas sem vídeo. Regravei a bios e ele voltou, mas mesmo assim fiquei com muita raiva do mal caráter dela . Hoje em dia já dei uma ordem ao pessoal , só entra e sai até uma agulha aqui no laboratório com vias assinadas, caso o cliente se recuse a assinar ... Filme !

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Bom dia,

 

Assim como tem muita assistência que dá calote em cliente (troca peças boas e coloca ruins, quando não aprovado orçamento. Tem muito por aqui), tem os clientes espertinhos que querem levar vantagem em tudo.

 

Aqui sempre que possível ligo o equipamento no balcão. TVs, notes, tablets e celulares sempre.

Já CPU, aparelhos de som não ligo, mas dependendo do caso, acabo ligando.

 

Se for note com sistema que não carrega, já passo o scan na frente do cliente, e vou abrindo a ficha. Se aparecer algum BB, já passo orçamento para troca do HD.

 

Teve casos que o equipamento não tinha defeito, ai nem dou entrada na loja. Falo pra ele levar de volta, e se pifar, traz que vemos qual é defeito. "Todos" me agradecem muito, pois tem muitas assistências que tiram vantagem nesses casos, cobrando serviço de equipamento funcionando...

Ganho clientes com essa atitude. :)

 

 

 

Att,

Fábio

 

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