Jump to content
Sign in to follow this  
Eduardo Batista

Sobre recebimento de equipamento em sua assistencia(NOVATOS)

Rate this topic

Recommended Posts

Olá amigos principalmente vc q é novato na area de manutenção de notebooks e desktops quero compartilhar algo q aconteceu aqui na minha loja por mas comum q pareça ser é de grande valia para os iniciantes da area e principalmente quem esta pensando em abrir ou abriu recentemente uma oficina ou loja de informatica, essa semana deu entrada aqui na minha loja um desktop que segundo o cliente estava funcionando porém só era para fazer manutenção preventiva ou seja limpeza interna da CPU porém quem recebeu o equipamento foi o meu sobrinho(mulecote) meio q aereo no assunto e não fez o teste de ligar a CPU na frente do cliente(nisso eu ja tinha passado as cordenadas de como proceder na hora de receber todo e qualquer equipamento dos clientes) resumindo quando cheguei pois tinha saido para atender um outro cliente q liguei a CPU nada de video na cpu quando abro a mesma a placa toda oxidada e sem condições nenhuma de reparo tiva q dar uma outro para não perder o cliente ou seja fiquei num prejuizo de mas ou menos uns 150,00 isso porq a placa q coloquei foi uma usada em funcionamento fica a dica "SEMPRE LIGAR O EQUIPAMENTO NA FRENTE DO CLIENTE PARA NÃO TOMAR PREJUIZOS FUTUROS"

Infelizmente já tive caso assim tb, o cara falou que saiu de casa o pc ligava, só tinha que ver a usb frontal que não funcionava, vacilei e não liguei na frente do cliente.... fui ver o pc não ligava, a sorte é que era só o módulo de memória que estava precisando de uma limpeza. No final das contas realmente a USB frontal não estava funcionando pq tinha levado um curto e a trilha estava rompida.

Moral da história, o pc funcionou, o cara siau com serviço de graça (por sorte não tive prejuízo) e a usb continuou sem funcionar.

Depois pensei em outra possibilidade, pode ser que ele realmente siau de casa com o pc funcionando, mas o galerê nem sempre sabe os cuidados de transporte, e pode ter parado de ligar no meio do caminho. Neste caso se tivesse testado na frente do cliente ganharia pelo menos o dinheiro da limpeza do módulo, pq afinal de contas por mais que ele tenha saído de casa com o pc ligando, a culpa foi dele do que aconteceu no transporte.

Brasil é complicado cara, muitos clientes querem dar um de espertinhos conosco, e o mais engraçado é que nós fazemos de tudo para deixar eles felizes, serviços extras, formatação com teclas fn funcionando, limpeza pra não sobreaquecer o processador( pois ), muitas das vezes fazemos de tudo e mesmo assim tem os folgados, um cliente mesmo foi trocado o hd e foi feito formatação depois de dois meses o computador dele deu problema só que o problema era bios, mas como o cliente é parceiro nem cobramos pra ele não pensar que estamos dando arrancar dinheiro em cima de ignorante!!!!

Eu sempre digo isso mas a minha patroa é cabeçuda não testa o notebook na frente do cliente!!!

Nunca acredito no cliente que traz só pra fazer limpeza e dizendo que o computador não tem problema nenhum.

É quase zero as pessoas que levam o computador pra técnicos sem o mesmo estar apresentando nenhum problema.

Roberto

Tive um problema onde o cliente falou que a maquina ligava e o problema era só formatar! dai analizei fui ligar o notebook ligava mas travava no boot logo intel. ainda bem que ele tava junto! era problema no HD.

Pois é, já passei por algo semelhante... Galerinha, compartilhando um pouco mais, sempre usem fichas, relatórios para estar documentado quanto aos problemas relatados pelos clientes, o estado técnico do equipamento pois já tive cliente dizendo q a maquina tava com hd e ao abrir nada dentro. Devemos ter bastante atenção quanto a isso. Documentem-se.

boa! na loja que trabalhei a gente abria toda a maquina e colocava o serial de cada peça na ordem de serviço, além do teste na entrada (se ligou se não ligou) e fazia uma inspeção visual de todo o equipamento e colocava descrito também na ordem de serviço. o cliente assinava duas vias uma dela e outra nossa.

já pegamos maquina desk com cooler fixo e sem processador. e maquina sem hd.

desconfiar sempre dessas maquinas que chegam onde o cliente diz ser apenas isso ou aquilo.

Já chegou vários  clientes agindo de má fé  aqui também . Certa vez uma veio com o notebook sem sinal nenhum, dizendo ser apenas formatação, liguei e não apareceu sinal , segundo ela era porquê estava descarregado, ela já falou indo embora e dizendo que depois voltava para pegar. Resultado ela tinha dado o notebook a um CURIOSO e o mesmo fez caca, mal fechado, todo detonado. Testei e nada de vídeo , fiz uma boa limpeza, fiz os testes de tenções tudo ok mas sem vídeo. Regravei a bios e ele voltou, mas mesmo assim fiquei com muita raiva do mal caráter dela . Hoje em dia já dei uma ordem ao pessoal , só entra e sai até uma agulha aqui no laboratório com vias assinadas, caso o cliente se recuse a assinar ... Filme !

Bom dia,

Assim como tem muita assistência que dá calote em cliente (troca peças boas e coloca ruins, quando não aprovado orçamento. Tem muito por aqui), tem os clientes espertinhos que querem levar vantagem em tudo.

Aqui sempre que possível ligo o equipamento no balcão. TVs, notes, tablets e celulares sempre.

Já CPU, aparelhos de som não ligo, mas dependendo do caso, acabo ligando.

Se for note com sistema que não carrega, já passo o scan na frente do cliente, e vou abrindo a ficha. Se aparecer algum BB, já passo orçamento para troca do HD.

Teve casos que o equipamento não tinha defeito, ai nem dou entrada na loja. Falo pra ele levar de volta, e se pifar, traz que vemos qual é defeito. "Todos" me agradecem muito, pois tem muitas assistências que tiram vantagem nesses casos, cobrando serviço de equipamento funcionando...

Ganho clientes com essa atitude. :)

Att,

Fábio