Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar cristais de 32k notebook/desktop

Avalie este tópico:


crazyfrog

Posts em destaque

esse teste mostrou que esse procedimento serviu tanto para o cristal de 32k com 4 terminais( aquele que é imbutido um capacitor ou um resistor junto) quanto o cristal de apenas 2 terminais

 

 

então fiz esse vídeo mostrando pra vcs como testar o cristal de 32 k com o multímetro com frequencímetro modelo HIKARI HM-2090 TRUE RMS

A placa não precisa necessariamente estar ligada na fonte ou com a bateria, a única coisa que ela precisará ter é a pilha de 3v, sem essa ou mesmo com a pilha não dando 3v esse teste não funcionará, simplesmente vocês iram pegar a ponteira vermelha e encostar em um dos terminais do cristal oscilador fazendo isso iram conferir o resultado no visor, essa frequência aparece antes do notebook dar o starter, e no desktop a mesma coisa a frequência aparece antes do computador ligar!!

 

espero que gostem e joinha sempre é bom, eu sei que é um teste básico, mas muitas das vezes as pessoas ficam com medo de comprar um equipamento pensando que esse não servirá para medir então quem pensa em comprar esse modelo de multímetro com frequencímetro eu recomendo!!

 

Até mais espero ter ajudado um pouco com essa minha dica!!!

 

OBS Eu usei apenas uma das ponteiras ( usei a vermelha e preta eu não usei), alguns medem frequência com frequencímetro usando a ponteira preta no terra e a vermelha no cristal mas infelizmente no cristal de 32k esse tipo de teste não funcionou e já desssa forma que eu fiz funcionou perfeitamente mostrando a devida frequência!!!

 

201303211044573163_s.jpg.90526864521f991e0b8b9ebe75a949b5.jpg

hqdefault.jpg.c326219bea02341c02b4be68406bcbd3.jpg

images.jpg.d8c4ce0fe6264c17058439e3779956c6.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Valeu, ótima dica :), serve para os de 14 e 25?

 

então cara esse frequencímetro também vai medir os cristais de 25 e 14 porém com erro enorme pois a capacidade máxima dele é 30 mhz

 

porém depois dos 5mhz esse frequencímetro vai começar a te dar medidas que muitas das vezes podem ser erradas ele é bom pra medir cristal de 32k porém o de 14mhz e 25mhz ele pode não medir ou mesmo medir com erro!!

 

eu recomendaria vc comprar um frequencímetro específico para medir esses cristais!!

 

No Começo esse multímetro(hikari hm 2090) até media os cristais de 14mhz e 25 mhz mas agora ele não está medindo, porém o de 32k ele mede de boa!!!

 

Se vc quiser um frequencímetro bom mesmo pra medir esses cristais compre esse (Frequencímetro Digital 2.4Ghz Icel FC-2400) e além desse compre uma ponteira de osciloscópio de 100 mhz para conectar no frequencímetro

 

dá uma olhada nele:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Valeu, ótima dica :), serve para os de 14 e 25?

 

então cara esse frequencímetro também vai medir os cristais de 25 e 14 porém com erro enorme pois a capacidade máxima dele é 30 mhz

 

porém depois dos 5mhz esse frequencímetro vai começar a te dar medidas que muitas das vezes podem ser erradas ele é bom pra medir cristal de 32k porém o de 14mhz e 25mhz ele pode não medir ou mesmo medir com erro!!

 

eu recomendaria vc comprar um frequencímetro específico para medir esses cristais!!

 

No Começo esse multímetro(hikari hm 2090) até media os cristais de 14mhz e 25 mhz mas agora ele não está medindo, porém o de 32k ele mede de boa!!!

 

Se vc quiser um frequencímetro bom mesmo pra medir esses cristais compre esse (Frequencímetro Digital 2.4Ghz Icel FC-2400) e além desse compre uma ponteira de osciloscópio de 100 mhz para conectar no frequencímetro

 

dá uma olhada nele:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Opa blz ? vi o seu outro video com o aparelho do joel, ate estou tentando comprar um, compensa?!

No caso pelo que eu entendi entao vc usa pra medir o de 14 e 25 com o apaelho do joel e dai o de 32 vc simplesmente encosta a ponta vermelha em um dos polos do cristal e muda para Hz no multimetro (desde que a bateria CR2032 na placa esteja com 3volts) correto?!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

compensa comprar o testador por que é barato e da pra testar fora da placa, mas caso você queira comprar um equipamento profissional mesmo é comprando um frequencímetro, porém o frequencímetro só testa o cristal na placa já o testador de cristais você pode testar fora da placa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

compensa comprar o testador por que é barato e da pra testar fora da placa, mas caso você queira comprar um equipamento profissional mesmo é comprando um frequencímetro, porém o frequencímetro só testa o cristal na placa já o testador de cristais você pode testar fora da placa!!!

Qual o modelo do testador de cristais que esta usando? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, ótima dica :), serve para os de 14 e 25?

 

então cara esse frequencímetro também vai medir os cristais de 25 e 14 porém com erro enorme pois a capacidade máxima dele é 30 mhz

 

porém depois dos 5mhz esse frequencímetro vai começar a te dar medidas que muitas das vezes podem ser erradas ele é bom pra medir cristal de 32k porém o de 14mhz e 25mhz ele pode não medir ou mesmo medir com erro!!

 

eu recomendaria vc comprar um frequencímetro específico para medir esses cristais!!

 

No Começo esse multímetro(hikari hm 2090) até media os cristais de 14mhz e 25 mhz mas agora ele não está medindo, porém o de 32k ele mede de boa!!!

 

Se vc quiser um frequencímetro bom mesmo pra medir esses cristais compre esse (Frequencímetro Digital 2.4Ghz Icel FC-2400) e além desse compre uma ponteira de osciloscópio de 100 mhz para conectar no frequencímetro

 

dá uma olhada nele:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Opa blz ? vi o seu outro video com o aparelho do joel, ate estou tentando comprar um, compensa?!

No caso pelo que eu entendi entao vc usa pra medir o de 14 e 25 com o apaelho do joel e dai o de 32 vc simplesmente encosta a ponta vermelha em um dos polos do cristal e muda para Hz no multimetro (desde que a bateria CR2032 na placa esteja com 3volts) correto?!

 

 

 

 

exatamente PARA CRISTAIS DE 32K  eu uso somente a ponteira vermelha!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que ia perguntar, se vale a pena, pois pra quebrar o galho até ter condições de comprar o certo se este me serviria, mas com sua resposta ja conseguiu me esclarecer está dúvida, eu mandei uma mensagem para o Joel mas ele está em falta do produto, então no caso vou ter que fazer uma forma alternativa até vi o professor Junior ensinando de colocar o cristal fora da placa em dois jacarezinhos.

 

Muito obrigado pela ajuda, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

hola. duvida...

en este video

[EDITADO: Vídeo Removido]

el professor junior pone los 2 cables en el slot pci para ayudar el inicio de la placa madre.esta poniendo en paralelo el cristal de reemplazo .cuales son esos 2 pines??? no lo aclara en una respuesta.

me pueden ayudar con este test?

muchas gracias!! y sigo aprendiendo de este maravilloso sitio.

carlos a. licata - mar del plata

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o vídeo foi removido por motivo do autor informar contatos para cursos pagos.

No fórum não é permitido a divulgação (qualquer tipo) de cursos pagos ou escolas.

Grato pela compreensão.

 

Sobre sua dúvida, ele usa uma placa mãe em funcionamento e remove o cristal de 14Mhz.

No lugar deste cristal, ele insere dois fios com jacarés nas pontas para testar outros cristais.

Se a placa ligar com o cristal inserido nas garras, o cristal está ok.

 

Quanto ao slot PCI, ele simulou estar inserindo os fios no local do cristal retirado (sinceramente, nada a ver...).

 

Este método não é muito sensato, já que o teste realizado poderá ocasionar um curto nas garras e danificar a placa.

 

O correto para isso seria usar um frequencímetro, um osciloscópio ou outro método descrito neste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 anos depois...
Em 19/02/2016 às 18:37, Henrique Horta disse:

Isso que ia perguntar, se vale a pena, pois pra quebrar o galho até ter condições de comprar o certo se este me serviria, mas com sua resposta ja conseguiu me esclarecer está dúvida, eu mandei uma mensagem para o Joel mas ele está em falta do produto, então no caso vou ter que fazer uma forma alternativa até vi o professor Junior ensinando de colocar o cristal fora da placa em dois jacarezinhos.

 

Muito obrigado pela ajuda, valeu!


Esse tal professor que vc citou é muito chechelento, porém ele ensina acerca dos componentes de notebook e achar curto o resto esse professor somente enrola!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...