Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica O que fazer quando falta PADS (trilhas) do Padrão BGA

Avalie este tópico:

Ricardo Marcelo

Posts em destaque

010820121757a.jpg

Foto retirada aqui do site mesmo para exemplo.

1 - Verificar se o pad que arrancou não é apenas um pad de apoio, como ver isso ...? com uma lupa seguir o caminho da trilha. Não tem a ponta do rabinho da trilha ? ou uma ilhazinha ... Xau , não precisa o Pad é apenas pad de apoio, não precisa aplicar a técnica....

2 - Verificado segue mesmo uma trilha, então ... você vai pegar um estilete bem com cuidado para não raspar a trilha ao lado, você raspa um pedaço que corresponda mais ou menos 2 esferas 0,6 ... estanha , fazendo a limpeza normal para colocar um chip rebuliado , ae vem o pulo do gato, marcar a esfera no chip correspondente ao pad que falta na placa, em cima dessa esfera voce irar aplicar mais uma esfera de tamanho anterior ... exemplo, chip com esfera 0.6 , você colocarar uma esfera a mais 0,5 ... Na hora de aplicar o chip na placa você verá que estará meio penso , mas pode ficar tranquilo , a trilha que vc desencapou irar "chupar" essa esfera criado o caminho para conduzir a referencia. ... as vezes pode não descer bem o chip, para isso eu uso uma porquinha para acertar o danado... é uma gambiarra, quer dizer"ARRANJO TÉCNICO", mas tem uma eficaz bacana .!!

Eu sempre que pegava maquinas faltando pads "verdadeiros" eu raspava e utilizava um pedacinho de fio de cobre estanhado , mas era uma trabalheira feroz ... fechava um curtozinho ... e tals ... depois dessa técnica, melhorou bastante o procedimento.

Outro comentario para isso , sabe o que causa na grande maioria esses rompimentos de pads ? ... Apertation "de cavalinho" , reflow/reball com a com a cola no local, e tentar tirar um chip sem o ponto de fusão da solda estar 100% ... e claro depois 166 reflow, o 167... sempre tira uns pads ... acho que exagerei .... 165!! seria o numero certo ....

Um abraço a todos , quem gostou deixa ae o aplauso ! Valeu.

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ow pode fazer assim tb !

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

aki alguns exemplos:

SAM_3037.JPG

SAM_3038.JPG

SAM_3040.JPG

SAM_3041.JPG

bga.jpg

bga1.jpg

• Legal 1
Link para o comentário

• Administrador

Vcs estão por fora. O negocio é usar a talhadeira lead-free do professor do Will ->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Técnica que por sinal é muito eficiente... é infalível....  :o :o :o :o :o :o :D :D :D :D :D :D

• Joinha 1
Link para o comentário

pois eh a necessidade fez o sapo pular ...

aqui nas brasilia acredito ter ministrado cursos o professor  do Wil , porque chega altas maquinas com chipset faltando pads parecendo que foi retirado na talhadeira ....

kkkkkkkkkk .... mas a técnica vem funcionando muito bem !

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...

Já vou outros tópicos sobre isso e existem outras formas de se resolver o problema de PADs estourados mas as ferramentas necessárias pra tal não são nada acessíveis por aqui. Se vc já teve problema com pads estourados, recebeu placas que já foram mexidas e tem pads estourados na região do bga (acontece muito aqui) esse tópico lhe ajude. Lembrando , é mais uma sugestão vi umas no FORUM e aqui vai uma idéia.

1) Identificando o PAD estourado: Após a retirada do chip e higienização da região onde vamos ressoldar um chipset verificamos um PAD estourado.

image.php?di=XBZS

2) Usando solda em pasta , no caso uma da Yaxum 318 , iniciamos o preenchimento do pad:

PASTA

image.php?di=8EB6

PREENCHIMENTO DO PAD 01

image.php?di=OFII

3) Limpamos a região em volta do PAD e lá está a pasta preenchendo o PAD estourado.

image.php?di=2TP2

Na ressolda do BGA a pasta entra em fusão e se conecta a esfera do chip  , já fiz esse procedimento várias vezes = ) .

Bom trabalho e boa sorte a todos.

Link para o comentário

Há um coisa que não entendo....quando tenho PAD's estourados, ou seja, com o ponto de cobre "arrancado" a única solução é procurar a ligação desse PAD na placa e fazer a Ligação, mas se esse PAD estiver mais ao centro do chip é muito difícil fazer essa ligação.

Pelo que entendo das fotos do teu processo o que fazes é preencher os espaços vazios desses PAD's e não corrigi-los, estou certo?

Ou então os PAD's que estás a corrigir são ligação à massa.

Cumprimentos.

Link para o comentário

Mas isso funciona pra mais de 1 PAD danificado? já peguei caso de ter uns 9 +/- fazer este processo será que resolve?

Cristian , jah reparei mais de um pad sim, no caso que eu tirei a foto era apenas um, mas hj por exemplo peguei uma placa com uns 12 ou mais. Quando sáo vários PADs eu sugiro que se use uma espátula maior e um pouco flexível. No caso da foto eu passei a solda em pasta com uma espátula usada por dentista, náo eh funcional quando 'sao varios PADs.

Sobre a relacao de pads e trilhas eh o seguinte, a trilha da placa chega no pad normalmente o que se perde eh o pad e nao a trilha. Ainda existe um pouto de contato na regiao do pad se vc cobrir toda a regiao acerta o ponto de contato. Para fazer a coisa perfeita teria que vistoriar isso com um microscópio. Quando se perde pad e trilha eu nao me dou o trabalho de remontar é possivel remontar mas nao tenho ferramente suficiente que deixe o resultado final sem cara de gambiarra , rs. Mas vou comprar um kit para refazer pads de forma muito mais profissa q essa q sugeri e as trilhas tbm.

Link para o comentário

Mas isso funciona pra mais de 1 PAD danificado? já peguei caso de ter uns 9 +/- fazer este processo será que resolve?

Cristian , jah reparei mais de um pad sim, no caso que eu tirei a foto era apenas um, mas hj por exemplo peguei uma placa com uns 12 ou mais. Quando sáo vários PADs eu sugiro que se use uma espátula maior e um pouco flexível. No caso da foto eu passei a solda em pasta com uma espátula usada por dentista, náo eh funcional quando 'sao varios PADs.

Sobre a relacao de pads e trilhas eh o seguinte, a trilha da placa chega no pad normalmente o que se perde eh o pad e nao a trilha. Ainda existe um pouto de contato na regiao do pad se vc cobrir toda a regiao acerta o ponto de contato. Para fazer a coisa perfeita teria que vistoriar isso com um microscópio. Quando se perde pad e trilha eu nao me dou o trabalho de remontar é possivel remontar mas nao tenho ferramente suficiente que deixe o resultado final sem cara de gambiarra , rs. Mas vou comprar um kit para refazer pads de forma muito mais profissa q essa q sugeri e as trilhas tbm.

Caramba.. com 12?! e deu certo?! eu sempre condenei placas com PAD's arrancados.. vou tentar fazer o procedimento pra ver se consigo. Quando a refazer os PAD's, existe outro jeito sem ter que refazer trilhas, mesmo com equipamentos caros?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...