Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica O que fazer quando falta PADS (trilhas) do Padrão BGA

Avalie este tópico:


Ricardo Marcelo

Posts em destaque

Caraca muito boa essa tecnica. tenho uma solda pasta de uma seringa ela é meio que rugoza tipo areia entende, será que fica bom com essa que tenho. eu mesmo ja estorei alguns pads quando tava aprendendo a fazer o reballing, vou pegar essas placas pra fazer uns testes.

 

Mult , sobre o tipo de pasta de solda, aí jah não posso lhe confirmar, a sugestão que dou é que seja da mesma liga da esfera que vc usa . Quanto mais densa melhor desde que seja pastosa. Faça um teste com a pasta, coloque uma pequena porção em uma superfície q suporte calor e mande calor,  veja com que temperatura ela muda de forma e veja qual forma q ela assume.  A pasta q uso se torna uma esfera = ) , espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando são pads com alguma profundidade costumo esmagar uma esfera dois tamanhos abaixo no lugar do pad (metade das vezes resulta) mas vou esperimentar sua técnica.

Aquece a pasta de solda antes ou durante a solda do BGA ?

 

Durante o BGA a pasta se aquece naturalmente, daí ela toma corpo durante a soldagem e se liga à esfera de solda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais vc pra fazer o pad passa a pasta e aquece pra ele virar o pad antes de fazer o bga, ou vc passa a pasta e so aquece durante o bga?

 

Aquecimento só durante o BGA, o fluxo eu coloco no chip, se eu colocar na placa o fluxo remove a pasta de solda ,durante o BGA o fluxo desce do chip e vai pra placa e os pads criam contato e soldam com as esferas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isso funciona pra mais de 1 PAD danificado? já peguei caso de ter uns 9 +/- fazer este processo será que resolve?

 

Cristian , jah reparei mais de um pad sim, no caso que eu tirei a foto era apenas um, mas hj por exemplo peguei uma placa com uns 12 ou mais. Quando sáo vários PADs eu sugiro que se use uma espátula maior e um pouco flexível. No caso da foto eu passei a solda em pasta com uma espátula usada por dentista, náo eh funcional quando 'sao varios PADs.

 

Sobre a relacao de pads e trilhas eh o seguinte, a trilha da placa chega no pad normalmente o que se perde eh o pad e nao a trilha. Ainda existe um pouto de contato na regiao do pad se vc cobrir toda a regiao acerta o ponto de contato. Para fazer a coisa perfeita teria que vistoriar isso com um microscópio. Quando se perde pad e trilha eu nao me dou o trabalho de remontar é possivel remontar mas nao tenho ferramente suficiente que deixe o resultado final sem cara de gambiarra , rs. Mas vou comprar um kit para refazer pads de forma muito mais profissa q essa q sugeri e as trilhas tbm.

 

Caramba.. com 12?! e deu certo?! eu sempre condenei placas com PAD's arrancados.. vou tentar fazer o procedimento pra ver se consigo. Quando a refazer os PAD's, existe outro jeito sem ter que refazer trilhas, mesmo com equipamentos caros?

 

 

Sim, funcionou, cara, tem outras formas de refazer as trilhas, mas lembrando trilha é trilha, pad eh pad, são coisas distintas. Eu falei só de PAD. Existem procedimentos bem mais profissionais de se resolver um problema com um pad , não só o PAD das pontes (PN ou PS - vulgo BGA, hehe) mas qualquer q seja o pad da placa. Quando tiver o equipamento em mãos eu posto umas fotos. Já condenei muita placa com PAD das pontes "estourado" , vale a pena realizar o procedimento, é simples e confiável. O "pulo do gato nesse procedimento é o uso de fluxo no chipset e não na placa, se passar o fluxo na placa o próprio fluxo vai tirar a pasta de solda do lugar onde tava mas se colocar no chip o fluxo vai garantir que a pasta fique no lugar onde deve está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Última vez que fiz esse procedimento usei uma da COBIX mesmo, nacional, e achei bem boa. Ela já tem na mistura dela uma quantidade significativa de fluxo que ajuda na formação da esfera.

 

Pasta da YA Xun : encontrei no ML (antes tinha comprado da China) mas no ML digite "Solda Em Pasta Ya Xun Para Bga Smd Smt Reballing Com 110g" na busca do ML que vc vai achar a pasta. A outra que tenho usado é a Cobix mas nao achei ela no ML em lojas de suprimentos de eletrônica vc deve achar.

 

Não faça quote do post todo, não é necessário e atrapalha a visualização do tópico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...