Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Achi ir6000 - Não liga

Avalie este tópico:


gustavobard

Posts em destaque

Então, sou novo em eletrônica, comprei uma ir6k usada para aprender a fazer reparos em bga de notebooks.

Usei ela algumas vezes, consegui sacar alguns chips fora (de sucatas) e o último tentei um soquete 1155. Pois bem, consegui sacar o bixo fora da placa e a máquina se desligou e não liga mais :( abri as tampas dela, não tem nada torrado.

 

Alguma dica para tentar descobrir o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei o defeito. Era o soquete do fusível que derreteu por dentro, mas não queimou o fusível (estranho) . Como não achei esse soquete pra comprar adaptei um porta fusível automotivo e um disjuntor bifásico de 10a como chave.

 

Consegui ligar ela UHUULL :))

 

Único defeito restante é que agora o cooler do canhão e a luminária não ligam mais, mas eu percebi que na hora de desmontar soltou um fio que está ligado ao borne nº 4 da controladora do pré-heater que não sei aonde a outra ponta vai conectada. Alguém com uma ir6k ou o esquema para ver aonde esse fio vai conectado?

 

20150929_134110.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
possa dar uma dica, quem sabe num futuro próximo o colega com compre uma Scotle R590 com o Felipe, super gente boa.

 

Eu tinha uma IR6000 mas acabei vendendo e comprar uma Scotle R590 V2 do Felipe.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
possa dar uma dica, quem sabe num futuro próximo o colega com compre uma Scotle R590 com o Felipe, super gente boa.

 

Eu tinha uma IR6000 mas acabei vendendo e comprar uma Scotle R590 V2 do Felipe.

 

Roberto

 

Esta máquina comprei usada, para poder aprender a trabalhar com as placas, rsrsr num futuro próximo irei comprar ela com certeza :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a controladora não é fabricada pela mesma firma da ir6000 tire ela que costuma vir uma etiqueta com esquema de ligação da controladora colada nela.

 

Realmente tem essa etiqueta de ligação. Mas para poder chegar nela tenho que desmontar a máquina toda, pois dá pra remover o painel desta controladora e a etiqueta fica no case de plástico dela. Na internet não achei em canto nenhum a etiqueta. Ela é uma Contronix ch6.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um controlador usado no ml para a ir 6k.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Tanto o pré como o top estão funcionando ok, só o cooler e a luminária que não acendem. Tenho certeza que por causa deste fio solto que não sei da onde ele desencaixou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Seguindo o fio do cooler e luminária, será que consegue decifrar? Vendo as voltagens necessárias e testando onde tá saindo.

 

É bom marcar ou fazer um esqueminha do que já tá ligado, pra não correr o risco de não soltar mais nada.

 

Roberto

 

Peguei uma dica do

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
no btbr. A luminária e o cooler são 12v, peguei os fios deles e liguei em uma fonte externa 12v e eles funcionaram ok.

 

Procurei nas duas controladoras o 12v, testei todos os pinos um por um, não achei o 12v :(

 

Hehe, tirei fotos de todos os angulos para poder lembrar qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Tem algumas coisas interessantes neste tópico antigo, creio que possa postar aqui.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Tem algumas coisas interessantes neste tópico antigo, creio que possa postar aqui.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Roberto

 

 

Muito obrigado pela ajuda, mas eu já havia lido este tópico, porém nas descrições dele ele não informa qual é a saída 12v para ligar a luminária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal,

 

Como vão?

 

Eu tenho o controlador pelo mesmo preço novo na caixa com garantia.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Não anunciei no ML ainda.

 

Vou fazer um vídeo hoje explicando o esquema de ligações e posto aqui!

 

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Muito obrigado pela ajuda.

 

O que eu preciso é só o esquema de ligação para poder ligar o fio sobrante ali  9_9. Se puder ajudar agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Gustavo,

 

Essa controladora não tem saída de 24V nesses terminais.

 

Eles são "mortos". São puxados de outro lugar.

 

Se o problema é só esse, não tem como você colocar uma fonte de 12V e fazer a ligação dos fios para o cooler e luminária?

 

Só confirme a voltagem do cooler. Existem alguns modelos que vieram com 12V e outros com 24V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei a fonte assimétrica, peguei os fios do mesmo, usei 12v, ligaram normal, vou usau uma fonte de 12v externa. Irei adaptar na chave de liga e desliga (que já está adaptada) para poder ligar junto com a máquina.

 

Muito obrigado pela atenção e bons negócios

 

ps: futuramente irei comprar uma r590, esta é para aprendizagem..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Alguém de boa alma poderia fazer umas fotos ou algum esquema de ligação dos fios das controladoras  da IR6000 desmontei há muito tempo atraz e não fiz referencia alguma porém quando remontei agora o pré não esta ligando automaticamente .... sei que alguns fios saem do controlador do top para o do pré mas não estou lembrado ... Alguém pode ajudar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...