Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como encontrar curto em uma placa Fonte primaria (Iniciantes) Ferramentas

Avalie este tópico:


tcinfor

Posts em destaque

        Existe diversas maneira de se medir curto em uma placa. Já fiz diversos cursos de conserto placa mãe, a base sempre permanece, mas sempre aprendemos coisas novas!

        Para quem está iniciando no ramo de manutenção de placas eletrônicas é muito importante adquirirem ferramentas adequadas que vão auxiliar no trabalho.

 

  - MULTIMETRO:

 

O uso do multímetro em eletrônica é essencial, podemos dizer que sem ele é impossível encontrar defeito em uma placa, a não ser que esteja bem visível o componente avariado.

 

  - FONTE ASSIMÈTRICA:

 

A fonte assimétrica conhecida como fonte de bancada, vai aumentar em 30% o percentual de consertos em sua assistência. Ela é também muito utilizada na procura de curto, Sua principal função é alimentar a placa e ver o consumo de amperagem.

 

    - OSCILOSCÒPIO:

 

O osciloscópio também é muito utilizado nos reparos de placas eletrônicas, sua função é medir voltagem e pulsação freqüência. Ele tem outras finalidades como comparação de um circuito bom e um com defeito, você pode estudar e buscar resposta aqui no fórum sobre a utilização do mesmo.

Estamos falando em ferramenta de medição, mas não posso deixar de lembrar da estação de ar quente que é imprescindível na remoção do componente, e a Gravadora de eprom que se tornou uma ferramenta necessária na bancada.

 

  - PAPEL BOBINA TÈRMICO:

 

Útil para localizar componentes superaquecendo na placa.

 

SPRAY CONGELANTE:

O spray tem a mesma finalidade do Papel bobina. Usa-se o método de congelar um determinado local suspeito na placa que ao superaquecer, derrete facilmente o local congelado, facilitando na identificação do componente suspeito.

      O método de congelamento é mais indicado para placa de celulares onde circula menos corrente.

Eu particularmente utilizo o Spray congelante na minha bancada em casos específicos:

    Ao Fazer um (ME) e subir vídeo, você liga pro cliente e diz que tem que fazer um Reballing, mas quando você passa o preço, muitos não aprovam o serviço. E agora vai entregar o equipamento funcionando para o cliente? Ele pode pensar que você agiu de má fé.

Na maioria das vezes uso o spray congelante para congelar o chip, após a aplicação 70% dos equipamentos Volta o respectivo defeito, e não sobe o vídeo, porém outros Continuam dando vídeo.

Obs... Não estou incentivando fazer o ME

 

Pistola termômetro

Ideal para verificar aquecimento na placa.

 

  Com as ferramentas em mãos, vamos começar os tentes, lembrando que o método é para iniciantes, já que a maioria do fórum já sabe do que eu estou falando.

 

Vamos simular um possível defeito de um computador que não liga.

Com o esquema eletrônico da placa em mão sempre que possível.

Vamos alimentar o notebook com a fonte, caso a fonte seja desarmada, ai entra a importância da fonte de bancada, ela alimentará o circuito normalmente sem que a mesma desarme. Caso não desarme a fonte original vamos continuar.

Primeiro passo: Testar a tensão da fonte pra ver se a mesma está ok, se tiver tudo certo partimos pro segundo passo, se a fonte não tiver a tensão correta de saída, vamos considerar que a fonte não esta boa e alimentar a placa com a fonte de bancada. Se ela ligar 90% de chances do defeito ser na fonte, então partir para a troca da miserável kkkkk.

Segundo passo: Remover a bateria e ligar direto da fonte. Se ligar o defeito possivelmente está na bateria, se não vamos continuar.

Terceiro passo: Medir a entrada DC Jack pra ver se a mesma não está em curto. Às vezes Poe ser mau contato solda fria quebrada ou ate mesmo o Jack que foi pro saco.

com a ponteira preta no terra e com a ponteira vermelha do multímetro nos terminais do Jack veja se vai ter alguma tensão. Caso não tenha, o defeito pode estar no Jack.

 

Antes de passar próximo passo é importante verificar se o diodo ou o capacitor da entrada perto do Jack esta ok.

De uma pesquisada como medir cada componente pra facilitar.

Feito isso vamos ver se encontramos os 3,3 os 5 volts na placa.

Caso não esteja com o esquema em mão pra saber qual a fonte primária, você pode medir com a ponta vermelha do multímetro na escala dcv 20 volts, com a ponteira preta no terra, caso não encontre os 3,3 e os 5 volts, vamos dizer que sua placa está morta em curto na linha primaria.

Caso tenha os 3,3 e os 5 volts, o curto pode estar nas outras fontes.

OBS. É valido lembrar que mesmo iniciante, temos que ter conhecimento sobre o multímetro, e analisar sempre a voltagem de alimentação da placa pra não danificarmos o multímetro. Eu citei 20 volts na escala dcv, mas isso se alimentação da placa for realmente 19 volts, caso a alimentação seja maior que os 20 volts do multímetro, selecionem um valor superior na mesma escala.

 

Vamos trabalhar na hipótese de curto na linha primária!

Detectado curto na linha primaria sem os 3,3 e 5 volts, vamos injetar tensão pra ver se vai ter um super aquecimento em algum componente, se tiver o esquema facilmente encontrara a fonte para injetar tensão, como a maioria dos modelos novos não tem esquema vamos trabalhar com a tensão mínima na placa.

Vamos descobrir onde está o curto:

Multímetro na escala de continuidade ou diodo.

Não se esqueça de desliga toda alimentação da placa, remove bateria pequena da bios. O teste é de resistência.

Com a ponteira preta do multímetro aterrada vamos colocar a ponteira vermelha do multímetro em um dos terminais da bobina, os valores podem variar> Se der algum bipe, significa que a resistência esta a baixo de 50.

O mínimo pra se considerar uma suspeita de curto é abaixo de 12 ohms, se ao medir todas as bobinas, e alguma der um valor abaixo de 12 ohms, provavelmente esta linha esta em curto.

As placa com pch  encontra facilmente uma resistencia abaixo de 5 ohms. Então esses valores para se considerar curto não se aplica mais. Pra se considerar curto, a resistencia tem que estar no minimo acusado pelo seu multimetro medindo curto. Pra saber qual o minimo do seu multimetro, basta encostar a ponta vermelha na preta na escala de continuidade, ai vai aparecer um valor de zero até 2 em alguns multimetros.

Vamos injetar a tensão mínima já que não temos o esquema.

 

Com a fonte de bancada ligada, vamos regular a amperagem. Em um modelo especifico que eu uso, apenas encosto a ponteira preta na ponteira vermelha ai coloco a amperagem e com valor 02,0. Após isso desencoste as ponteiras e coloque a voltagem em 1,5 volts.

Agora entra o PAPEL TERMICO, caso não tenha o papel térmico pode utilizar os dedos como termômetro kkkkkkkkkkkkkk

A desvantagem se o componente esquentar demais ai já viu né?

Vamos continuar, Ao injetar tensão na bobina que apresentou curto, provavelmente o componente em curto vai esquentar. Com o papel bobina vai passando em cima dos componentes, de preferente começando perto da bobina onde injetou a tensão vai passando por toda placa. Ao encontrar um componente super aquecendo ela vai apresentar uma mancha preta, ai é remover o componente e testar pra ver se o curto sumiu se sim, é só trocar o componente, se não Ai é fundamental o esquema eletrônico, pra sabermos onde podemos injetar essa tensão sem danificar nenhum componente. Uma dica legal é seguir a trilha e vê se leva a algum resistor, assim antes de remover o componente que esquentou você mede a tensão que está chegando ali, e possivelmente depois que remover o componente que esquentou, se o curto não sumir você pode injetar a tensão nesse resistor.

 

Com esse simples macete da pra resolver muitas broncas, não vou aprofundar o conteúdo abaixo porque agora sim é fundamental o esquema eletrônico, porque as tensões variam para cada modelo de placa, na hipótese de ter os 3,3 e os 5 volts é sinal que a fonte primaria esta funcionando, então o possível curto esta na outras fontes. Pode ser a bios corrompida ou queimada, pode ser o I/O em curto, Pode ser o Ponte norte Queimado pode ser vários componentes que necessitam de um osciloscópio pra medir as freqüências pulsação, no fórum tem vários tópicos relacionado. Como eu disse no inicio O objetivo desse tópico é para iniciantes. Se gostou Contribua com Joinha, Se não Gostou Comente e pede pra mudar o que não esta legal. Abraços a todos...

 

 

 

 

 

 

  • Joinha 9
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Meu velho perfeito esse tutorial básico ,parabéns só me corrija se estiver errado ,você cita em uma parte do tutorial esse texto "O minimo pra se considerar uma suspeita de curto é abaixo de 12 volts,"

acredito que seria "O minimo pra se considerar uma suspeita de curto é abaixo de 12 ohms," :-*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  perfeito sua visão hehehe

Escrevi  volts mas  é ohms perdão pela falha.

9_9 ::)9_9 ::)9_9 ::)9_9 ::)9_9 ::)9_9 ::)9_9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • 11 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...