Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung 270E5G - Placa BA41-02332A - Não Liga

Avalie este tópico:


danilosanfer

Posts em destaque

Olá pessoal!

 

Estou com esse note na bancada que a principio pensei que pudesse ser problema com a BIOS.

 

Pois bem, Ao conectar a fonte o mesmo já acende o led do power e não apaga. Note não liga, não gira cooler, nada.

 

Tenho 3.3v nos pinos 7 e 8 da Bios. Regravei, troquei chip e nada.

Troquei memória.

Fiz ME no processador e GPU e nada.

Ainda não testei o I/O pois não tenho o esquema da placa.

 

Um detalhe importante: Cliente disse que antes do mesmo morrer, as vezes com a mão emcima da carcaça digitando, o mesmo chuviscava tela e as vezes desligava, usou assim até morrer de vez.

 

Essa placa tem varios nomes> Conforme o do tópico, outro é LAMPARD-15LE, outro que está em cima do PCH (BA62-00605B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um defeito autêntico do sio. Faça a mediçao pra ver se está chegando tensão, mas esses defeito costuma ser o I/O que foi pro bréjo.

estou com um ultra thin s23 com mesmo problema, troquei o I/o agora ele liga mas não da video, como as tensões estão ok vou regravar a bio pra ver no que da!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

 

Estou com esse note na bancada que a principio pensei que pudesse ser problema com a BIOS.

 

Pois bem, Ao conectar a fonte o mesmo já acende o led do power e não apaga. Note não liga, não gira cooler, nada.

 

Tenho 3.3v nos pinos 7 e 8 da Bios. Regravei, troquei chip e nada.

Troquei memória.

Fiz ME no processador e GPU e nada.

Ainda não testei o I/O pois não tenho o esquema da placa.

 

Um detalhe importante: Cliente disse que antes do mesmo morrer, as vezes com a mão emcima da carcaça digitando, o mesmo chuviscava tela e as vezes desligava, usou assim até morrer de vez.

 

Essa placa tem varios nomes> Conforme o do tópico, outro é LAMPARD-15LE, outro que está em cima do PCH (BA62-00605B)

 

Esse problema e chuviscar a tela parece mais sintoma de BGA do que de I/O, mas como não está ligando, tenta ressoldar ele para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tcinfor, Opa, beleza.

 

Refiz a solda no I/O mas ficou na mesma, porém, notei que se eu relo a ponta de prova em alguns locais dele, o LED do power apaga e as vezes até gira o cooler. Acredito que ele seja o problema mesmo.

 

Não troquei pois não tenho um igual, mas se você tiver o esquema vai ser de grande ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tem as tensoes primarias nas bobinas? 3,3v e 5v? Pino 1 da bios qual a tensao? Verifica tbm se o  i/O esta sendo alimentado se o botao de power possui tensao. Ao aperta-lo o mesmo devera cair a 0v. Assim tbm o pino referente ao power do I/O tem q cair essa tensao. Coloque o dedo encima do I/O e veja se ele aquece mt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tem as tensoes primarias nas bobinas? 3,3v e 5v? Pino 1 da bios qual a tensao? Verifica tbm se o  i/O esta sendo alimentado se o botao de power possui tensao. Ao aperta-lo o mesmo devera cair a 0v. Assim tbm o pino referente ao power do I/O tem q cair essa tensao. Coloque o dedo encima do I/O e veja se ele aquece mt.

 

Amigo, boa noite.

 

As bobinas não tem tensões, apenas uma bobina proxima ao DCJAck que acredito ser responsável pelos 3.3v iniciais para alimentar Bios e I/O, nas outras acredito que a mesma pode se formar quando startar. Precisa ver o esquema.

 

Pino 1 da BIOS não tem tensão, apenas o 7 e 8 com 3.3v. Botão power tem voltagem, 3.3v apertando vai a 0v sim.

 

Outra questão que já foi falado no topico é que não temos esquema e não encontramos o datasheet do I/O sendo assim estou sem referencia para testa-lo.

 

O I/O não aquece a ponto de ser perceptível ao dedo!

 

 

Uma duvida.  Eu nunca vi tensão no pino 1 da bios, bom, pelo menos todos que eu peguei e os posts que vi aqui no forum, nunca vi referencia de tensão no pino 1, apenas testes com osciloscopio para ver o pulso do mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o pino 1 da bios é referente ao #CS que possui uma tensao positiva, ( maior que 0 ). Como esta sem esquema aconselho baixar o datasheet dos Ci's da placa para ver quem eh o responsavel por gerar as tensoes primarias de 3,3 e 5v aways. Apos baixado conferir as tensoes nos pinos de acordo com o documento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o pino 1 da bios é referente ao #CS que possui uma tensao positiva, ( maior que 0 ). Como esta sem esquema aconselho baixar o datasheet dos Ci's da placa para ver quem eh o responsavel por gerar as tensoes primarias de 3,3 e 5v aways. Apos baixado conferir as tensoes nos pinos de acordo com o documento.

 

Interessante, mais um aprendizado. Obrigado pela explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tcinfor,  Encontrei num esquema de outra placa, os dados do SIO.

 

[hs width=300 height=300]

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal!

 

Fiz alguns testes no I/O e segue:

 

Pin 41: 3.3v

Pin 14: 3.3v

 

Pin 78: 0v - Esse é o PWRGD e vi que nele chega 3.3v porém das bobinas primarias. Os 3.3v que tenho na placa é de uma outra bobina apenas para alimentar o I/O e a BIOS (acredito eu).

 

Realizando esses testes e sabendo que o PWRGD não está ok, procurei pelo PWM e encontrei o TPS51461.

 

Datasheet:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Analisando o datasheet, vi que os PADS 22, 23 e 24 recebem VIN estão zerados, teste com multimetro, esses 3 PADS estão em curto com GND.

 

Acredito então que nosso amigo está correto, não está gerando 3v e 5v (que devem ser gerados, e não como eu estava pensando, que iria gerar após o PWRGD).

 

Agora temos a missão de encontrar alguem que está matando o VIN do TPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update!!!

 

Bom pessoal, continuando testes, injetei 3v na bobina e vi que havia curto. Fiz as medições com multimetro e todas as bobinas da placa estão em curto, com exceção daquela que gera 3.3v iniciais que alimenta I/O e BIOS.

 

Continuei injetando tensão para tentar encontrar algum componente aquecendo e o unico que aqueceu, a ponto de sentir na mão foi o GPU (Nvidia)

 

Alguma ideia pessoal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente voce esta com um curto na linha de vin. se tiver fonte assimetrica liga a placa na mesma e veja se ha um consumo excessivo na placa. Se houver va aumentando a tensao devagar para ver se alguem esquenta.

 

Eu já comprei a assimetrica, estou esperando chegar. Tenho em mãos a Fumegation, mas com ela não consigo encontrar. Talvez eu não esteja fazendo o teste corretamente com a Fumegation. Você pode me dar uma dica.

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...