Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estufa com gabinete de um forno microondas?

Avalie este tópico:


rsstp21

Posts em destaque

  • 3 semanas depois...

Ai depende muito, pois se for para usar as microondas do aparelho seria mas interessante vc ter uma granada de mão, mas por outro lado se vc vai usar dele somente a caixa seria uma ideia interessante pois tive pensando esses dias nisso em remover o magnetro e fazer uma ligação direta na tomada com uma lampada incandescente(as amarelinhas) de 100W e ai é só fazer o controle de tempo direitinho colocar um termomentro e tal que talvez funcione bem, e antes de usar placas de computadores de clientes fazer testes com sucatas inclusive do tempo em que as placas terão que ficar la dentro com o mesmo ligado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

A ideia é boa.... Eu já fiz a minha estufa usando um micro ondas, removi tudo que não interessa, magnetron, placa, trafo.

 

Adicionei um controlador de temperatura junto com um termopar e uma resistência de 400W. Funciona legal, porem, vou trocar a resistência por uma lâmpada incandescente. a potencia, ainda vou ver qual a melhor.

 

IMG_20151110_095439240.jpg

 

IMG_20151110_095504480.jpg

 

EDIT:

Notem que a resistência está com os terminais expostos, ali tem 220V quando ligada.... coloco uma base isolante por cima. Como falei, vou trocar para lâmpada incandescente.

 

IMG_20151110_095447597.jpg

 

 

Att,

Fábio

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
qual o motivo da troca? Consome demais ? Esquenta demais ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

@neofln,

 

 

Eu pensaria pelo consumo, por outro lado, o tempo que a resistência (400W) fica acionada é menor do que uma lâmpada de 100W.

 

Na real, como não tive muito tempo para terminar essa estufa, fiz de qualquer jeito. penso que com uma lâmpada UV, daquelas usadas para secagem de tintas o sistema  fique mais eficiente, na distribuição do calor.

 

Outra coisa, quero adicionar um cooler, para fazer com que o ar circule...

 

ainda em estudo... um dia termino. hehe

 

 

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a minha nova está em progresso, e estou usando resistência de 600w com dois coolers metálicos de 220v que seriam acionados juntamente com as resistências a princípio, mas que penso até em acionar separadamente futuramente, comprei um termostato digital com termopar tipo J pra fazer o acionamento de ambos por enquanto, se funcionar bem fica assim mesmo, estou ainda com problema na vedação da porta já que optei por construir a estrutura em mdf, mas está em vias de terminar, acho que vou usar silicone de alta temperatura ( just in case... shit happens ) na vedação, e meu pensamento sobre consumo é parecido com o seu, fiquei preocupado foi quanto a temperatura subir muito na resistência até que o ar chegue na temperatura alvo, por isso o uso dos coolers, estive pensando em usar um termostato bimetálico de 95° acoplado na resistência para impor um limite máximo seguro, e evitar qualquer problema com as placas... Montei ela em formato de torre e pretendo fazer um "varal" para pendurar as placas ;D

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia,

 

A ideia é boa.... Eu já fiz a minha estufa usando um micro ondas, removi tudo que não interessa, magnetron, placa, trafo.

 

Adicionei um controlador de temperatura junto com um termopar e uma resistência de 400W. Funciona legal, porem, vou trocar a resistência por uma lâmpada incandescente. a potencia, ainda vou ver qual a melhor.

 

IMG_20151110_095439240.jpg

 

IMG_20151110_095504480.jpg

 

EDIT:

Notem que a resistência está com os terminais expostos, ali tem 220V quando ligada.... coloco uma base isolante por cima. Como falei, vou trocar para lâmpada incandescente.

 

IMG_20151110_095447597.jpg

 

 

Att,

Fábio

 

 

 

É isso mesmo Fabio, uma estufa para desumidificar placas de ps3.

Limpa, bem acabada, boa aparência, ideal para pequenos volumes de serviços  e, pelo que vc postou, eficiente.

A ainda não mexi com isso, mas em breve vou fazer as modificações.

Gostei, valeu, deu a informação exata para transformar um microondas em estufa.

Fui ver hoje que haviam postado, vim algumas vezes e não apareceu nenhuma notificação desse tópico.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi um projeto parecido com esse do video, com mesmos componentes (trafo de microoondas) só montado diferente, sem a escova de motor e com a finalidade de solda ponto.

Com o baixo custo das células de litio e uma gambiarra caseira dessas, pode-se recondicionar baterias velhas de notebooks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi um projeto parecido com esse do video, com mesmos componentes (trafo de microoondas) só montado diferente, sem a escova de motor e com a finalidade de solda ponto.

Com o baixo custo das células de litio e uma gambiarra caseira dessas, pode-se recondicionar baterias velhas de notebooks.

 

Como recondiciona?. tem alguma coisa sobre?.

Tem o projeto sobre solada de ponto?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...