Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebbok emashines d442-v081

Avalie este tópico:


jblinux

Posts em destaque

Bom dia pessoal,estou com um notebook emashines d442-v081 que liga normalmente no carregador acendendo o led azul e o laranja indicando carga da bateria,porém,não gera vídeo,ele indica bateria em carga,mas,não dá vídeo nem pelos saídas externas e nem bipa,aciona hd e dvd ,ao verificar com a placa de diagnostico pti8 ,ela indica code 00 control Int 19 boot loader,o led clk fica aceso e o led sysclk fica piscando,alguém poderia me dar uma ajuda?o modelo da placa é DA0ZQAMB6C0-REV :C

Particularmente pelo código 00 desconfio da bios,porém,ainda não identifiquei qual é o chip que faz a bios e nem onde esta localizado,mas,preciso da ajuda dos amigos.

 

Desde já agradeço qualquer esforço por parte dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos ja peguei dois note com este tipo de defito, um era a bateria do setup que não tinha carga e outro era o fet U42.

 

Ok vou verificar,obrigado

 

Zé coio obrigado pela dica vou verificar o que vc disse ,pelo menos a bateria estácom 2,9V ,o U42 ainda não verifiquei,vou olhar e postar algo aqui.Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jblinux,

O único esquema disponível para o Quanta ZQA é esse que lhe passei.

Quanto ao U42 não existe nesse circuito. Necessário se faz que o ze coio confirme que é a mesma placa.

 

Quanto a placa de diagnóstico, 00 pode significar também que ela não está reconhecendo as informações recebidas ou não funciona nesse modelo de notebook. Nem todas as placas de diagnóstico funcionam nos notebooks.

 

O chip do BIOS fica junto ao NPCE781L (u18).

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tente um recovery via pendrive.

 

Na página 45 do esquema está o power on sequence para esse note, verifique se os sinais estão ativos na sequência indicada. A ordem de verificação é de baixo para cima no gráfico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jblinux,

O único esquema disponível para o Quanta ZQA é esse que lhe passei.

Quanto ao U42 não existe nesse circuito. Necessário se faz que o ze coio confirme que é a mesma placa.

 

Quanto a placa de diagnóstico, 00 pode significar também que ela não está reconhecendo as informações recebidas ou não funciona nesse modelo de notebook. Nem todas as placas de diagnóstico funcionam nos notebooks.

 

O chip do BIOS fica junto ao NPCE781L (u18).

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tente um recovery via pendrive.

 

Na página 45 do esquema está o power on sequence para esse note, verifique se os sinais estão ativos na sequência indicada. A ordem de verificação é de baixo para cima no gráfico.

 

Valeu vlad,já havia localizado a bios ,segui o VBAT e está chegando normal no PS,encontrei o PQ45 em curto (4813GSM)vou verificar o datasheet dele e fazer uma análise do circuito nessa área.Como eu poderia fazer um recovery pela usb se a placa não inicializa?tem um macete?Obridado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PQ45 é parte do circuito que gera a tensão para o NB (+NB_CORE). Normalmente há uma baixa resistência se medir dos pinos 5/6/7/8 para o GND.

Quanto ao recovery BIOS, se o note liga, e o EC está operando, é possível recuperar o BIOS via pendrive.

Se  o note não ligar pelo power, mesmo pressionando a sequência de teclas para recovery, então não têm jeito. Ou regravar o BIOS pelo gravador ou é outro defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PQ45 é parte do circuito que gera a tensão para o NB (+NB_CORE). Normalmente há uma baixa resistência se medir dos pinos 5/6/7/8 para o GND.

Quanto ao recovery BIOS, se o note liga, e o EC está operando, é possível recuperar o BIOS via pendrive.

Se  o note não ligar pelo power, mesmo pressionando a sequência de teclas para recovery, então não têm jeito. Ou regravar o BIOS pelo gravador ou é outro defeito.

 

 

Entendi Vlad,vou tentar o recovery antes de mexer em algo mais,onde posso encontrar o arquivo de bios desse note?tem aqui no fórum?Obrigado pela força.

 

Obs:só uma dúvida esse, note é acer ou gateway?eu creio que seja um gateway,pois,foi lá que econtrei um foto idêntica do note,fiquei na dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé coio ,tem certeza do U42,no esquema não encontro ou posso estar com o esquema errado,me informa em que parte esta localizado o U42,vc sabe dizer onde encontro o esquema dele?é o notebook emashines d442-v081 e placa DA0ZQAMB6C0-REV :C

 

Ola amigo tenho um caderno em que anoto os defeito resolvidos, te passei o numero do fet errado o numero certo e PQ31 este fet esta auterado foi so trocar e passou a dar video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé coio ,tem certeza do U42,no esquema não encontro ou posso estar com o esquema errado,me informa em que parte esta localizado o U42,vc sabe dizer onde encontro o esquema dele?é o notebook emashines d442-v081 e placa DA0ZQAMB6C0-REV :C

 

Ola amigo tenho um caderno em que anoto os defeito resolvidos, te passei o numero do fet errado o numero certo e PQ31 este fet esta auterado foi so trocar e passou a dar video.

Zé coio obrigado pela dica,achei o pq31 ,mas,verifiquei que ele recebe 3,3 v na base e o coletor 0v,quando liga o note,e no PQ24 chega 6,95v  na linha do MAIND,aparentemente para mim está normal,pois,chega 1,5v do Dreno e no Source do PQ25 ao ligar o note,é isso mesmo,ou tem que trocar mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal é o seguinte após muita análise cheguei no PQ41,verifiquei que a tensão de 1,1V no PQ41 (pg 38)não chaveava ,pois,não chega a tensão 1,8V do HWPG-1.8V,seguindo e analizando o circuito cheguei no U9 que recebe a tensão MAINON de 3,3v no pino15 (EN),porém,no pino 14 PWRGD não está fornecendo a tensão de HWPG-1.8V necessário ao circuito da PG 38,sendo que tem a tensão 3,3V no PR91,verifiquei que tmbm tem a tensão de 1.5V nos pinos 10,11, e 12 chega normalmente,porém no pino 14 está com uma resistência de 182 ohms,e a tensão é sempre 0V,será que o U8 está ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for PU9 em questão, a tensão de saída desse PWM é 1.8V, se for 1.5V que você mediu, o HWPG-1.8V vai estar nível baixo mesmo.

Verifique esses capacitores de filtro, se estão alterados.

Quanto ao U8 (BCM57780), qual a relação com o PQ41/PU9...

 

HWPG-1.8V vai na malha HWPG (HWPG(KBC)), pag. 34.

Na página 45 você encontra o power-on sequence

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for PU9 em questão, a tensão de saída desse PWM é 1.8V, se for 1.5V que você mediu, o HWPG-1.8V vai estar nível baixo mesmo.

Verifique esses capacitores de filtro, se estão alterados.

Quanto ao U8 (BCM57780), qual a relação com o PQ41/PU9...

 

HWPG-1.8V vai na malha HWPG (HWPG(KBC)), pag. 34.

Na página 45 você encontra o power-on sequence,

 

Não vlad ,eu falei que o PU9 está sendo alimentado pela tensão de 1,5V nos pinos 10,11 e 12 e que está recebendo a tensão de 3,3v MAINON no pino 15 que é o EN,porém,no pino 14 que deveria haver a tensão de  HWPG-1.8V,não tem,fica sempre 0V.Foi porque errei a posição do CI PU9,é realmente o Pu9

 

Foi mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HPA00835RTER

pinos 1/2/16: VIN alimentção do chip.

pinos 10/11/12: PH (FET interno) chaveamento do indutor PL12.

pino 15: EN habilita PWM.

pino 6: VSNS "voltage sense" feedback da tensão de saída. Com 1.8V na saída, deve ter 0.79V nesse pino. Malha PR188/PR189.

pino 14: PWRGD "power good" do circuito PU9 (PWM). Se a tensão estiver abaixo de 1.8V na saída, que está sendo medida no pino 6, esse sinal PWRGD vai estar em nível baixo.

 

PU9 é um PWM que gera 1.8V para várias partes do note. Siga a net +1.8V.

Se há 1.5V nos terminais 10/11/12 há algo errado nesse circuito. Ou há um consumo exagerado, ou PU9 com defeito, ou resistores PR188/PR189 alterados. Ou outro componente alterado do circuito de PU9.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HWPG-1.8V (pino 14) é um sinal de controle, não uma tensao que vai alimentar algum circuito.

Internamente em PU9 o pino 14 é controlado por um transistor e seu coletor/dreno vai conectado ao +3V via PR91, que é um resistor de pullup. PR91 polariza o pino 14 com 3V.

Se tudo estiver normal no funcionamento de PU9, o sinal HWPG-1.8V é ativo, ou seja, 3V no pino 14. Transistor interno (pino 14) está aberto, alta impedância.

Se houver algum problema no funcionamento de PU9, o sinal HWPG-1.8V é inativo, ou seja, 0V no pino 14. O transistor interno (pino 14) está comutado, baixa impedância.

 

Se não há problemas na área de PU9, têm que seguir a net HWPG-1.8V e verificar nas outras partes do circuito o que está levando esse sinal ao nivel baixo (L). Verifique os componentes atrelados a esse sinal: PR91, PC141, PQ43, D9.

Na hipótese de não ter nenhum componente alterado, principalmente fuga para terra, é possível que PU9 esteja com defeito, apenas no pino 14. Se o transistor interno estiver com fuga/curto, esse sinal HWPG-1.8V vai estar em nivel baixo sempre.

Com o localizar do leitor de PDF, encontre esse bloco HWPG(KBC), há vários sinais de HWPGxx que juntos geram o sinal HWPG (resistor R393 pullup).

 

 

Finalizando, nos esquemas de notes, principalmente:

HWPG-1.8V indicaria que o sinal é ativo em nível alto (H).

#HWPG-1.8V indicaria que o sinal é ativo em nível baixo. O sinal # é uma indicação de que o sinal é ativo em nivel baixo (L).

Esse pequeno exemplo não têm nada a ver com o defeito em questão, apenas uma explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HWPG-1.8V (pino 14) é um sinal de controle, não uma tensao que vai alimentar algum circuito.

Internamente em PU9 o pino 14 é controlado por um transistor e seu coletor/dreno vai conectado ao +3V via PR91, que é um resistor de pullup. PR91 polariza o pino 14 com 3V.

Se tudo estiver normal no funcionamento de PU9, o sinal HWPG-1.8V é ativo, ou seja, 3V no pino 14. Transistor interno (pino 14) está aberto, alta impedância.

Se houver algum problema no funcionamento de PU9, o sinal HWPG-1.8V é inativo, ou seja, 0V no pino 14. O transistor interno (pino 14) está comutado, baixa impedância.

 

Se não há problemas na área de PU9, têm que seguir a net HWPG-1.8V e verificar nas outras partes do circuito o que está levando esse sinal ao nivel baixo (L). Verifique os componentes atrelados a esse sinal: PR91, PC141, PQ43, D9.

Na hipótese de não ter nenhum componente alterado, principalmente fuga para terra, é possível que PU9 esteja com defeito, apenas no pino 14. Se o transistor interno estiver com fuga/curto, esse sinal HWPG-1.8V vai estar em nivel baixo sempre.

Com o localizar do leitor de PDF, encontre esse bloco HWPG(KBC), há vários sinais de HWPGxx que juntos geram o sinal HWPG (resistor R393 pullup).

 

 

Finalizando, nos esquemas de notes, principalmente:

HWPG-1.8V indicaria que o sinal é ativo em nível alto (H).

#HWPG-1.8V indicaria que o sinal é ativo em nível baixo. O sinal # é uma indicação de que o sinal é ativo em nivel baixo (L).

Esse pequeno exemplo não têm nada a ver com o defeito em questão, apenas uma explicação.

 

Obrigado vlad ,pela sua explicação eu entendi perfeitamente esse circuito pela sua explicação,por isso eu acho que o defeito possa ser nesse setor,pois,essa tensão HWPG-1.8V é sempre inativa( 0V ) ,com o note ligado ou não,é justamente esse sinal de controle que está faltando.Resultado é que a tensão de 1,1V  no PQ41 na página 38 não é liberada,sendo que há uma resistência ôhmica de 186 ohms no pino 14 do PU9,estou em dúvida tmbm quanto a essa resistência.Você acha que esse Pu9 pode estar ruim?

 

OBS quando chaveio o G do PQ43 ou retiro da placa o PQ40 então a tensão de 1,1V no PQ41 aparece nos pinos 1,2 e 3 e após liberar essa tensão a PS passa a consumir corrente e fica morno,não aquece muito não,e sem essa tensão ele fica gelado.Quanto a esses componentes PR91, PC141, PQ43, D9.Eu já verifiquei e até substitui o PQ 43,mesmo sem  o PC141 e o PQ 43,,o circuito apresenta baixa impedância no pino 14 de PU9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem gente não consegui o PU9 e não achei nada mais anormal fora ele, resolvi entregar o aparelho para o cliente,quando ele vier buscar explicarei o problema e que não consegui a peça para finalizar aquela etapa da analise do problema,obrigado a todos que colaboraram,foi de grande valia a ajuda de vcs,muito  obrigado mesmo ,pois,aprendi muito com esse aparelho e a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...