Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Câmera de inspeção - Microscópio de pobre

Avalie este tópico:


Bruno Faria

Posts em destaque

Ainda almejando um microscópio óptico, fiz uma adaptação que me serviu muito bem, e pode servir também aos colegas que ainda não podem gastar em média 3 mil em um olho mágico.

 

Utilizei uma mini câmera de CFTV comum (380 a 420 linhas) e um bloco óptico da câmera digital Sony DSC-W35, que possui zoom óptico de 3x.

 

Inicialmente, por se tratar de apenas 3x não achei que fosse ter um bom resultado, mas após diversos testes cheguei em uma configuração de sucesso.

 

O que fiz:

 

1 - Colei a câmera CFTV em um suporte de webcam em formato de clip, apenas para facilitar o manuseio e a fixação em algum suporte

 

2 - Removi a lente original da CFTV, deixando o sensor CMOS exposto

 

3 - Da câmera digital, utilizei apenas o bloco óptico com as engrenagens. Removi o motor, todos os flats e todos os sensores

 

4 - Do bloco óptico, removi uma das lentes, a maior biconvexa (que saiu facilmente)

 

5 - Colei o bloco na CFTV, deixando a engrenagem responsável pelo zoom com fácil acesso

 

E pronto.

 

Tomei cuidado para deixar alinhado o centro do bloco com o centro do sensor CMOS, evitando perda de foco na região periférica. O resultado ficou muito bom, pelos cálculos que fiz, consegui um zoom de 10~20x, com uma distância focal entre 10~15cm, o que permite trabalhar com o ferro de solda normalmente, sem esbarrar na câmera ou derreter a parte plástica da lente.

 

Analisando o conjunto, a distância entre o sensor CMOS e a primeira lente do bloco óptico ficou entre 1.5 e 3.0cm, o que multiplicou o zoom disponível originalmente na câmera digital. A retirada da lente biconvexa permitiu que o foco ficasse em função da distância ao objeto e não dentro do bloco.

 

A forma de conexão é em cabo coaxial (conector RCA), ligado direto no AV da TV ou monitor, tendo imagem em tempo real. Basta ligar diretamente os fios da câmera no AV do monitor, simples assim.

 

Seguem as fotos. Irei melhorar o suporte para o conjunto, permitindo aumentar ainda mais a distância focal. Aos críticos de plantão, sei que não ficou bonito. Mas é uma excelente ferramenta e vai cumprir a sua função enquanto me preparo para adquirir o microscópio.

 

 

Ai2uo8h1WCXE9t1B6-C7fivhACQCWIJH8Jnn7Eq8IPEY__________.jpg

 

AlIj5pQ3Kqo5BwBz1rPbLQUSm3f2w_N0w7wpX7mQh3V-.jpg

 

AvgQRC6Q3QlbhvJ6sJOO73aPmHN1qe0wEFnlCIrgVn__.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bruno bom dia!, rapa outro dia meu irmão tinha pensado em algo quase que parecido com isso mas com um microscopio daqueles chines de 45x com uma junção com uma camera ou ate mesmo uma web cam mas o seu projeto ficou bacana, mesmo meio tosco mas como toda boa invenção começa assim, vale um jojo e continue assim pois o que tem de gente procurando economizar aqui no brasil não esta gibi rsrs!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Atualizando o tópico, fiz a troca da câmera de CFTV por uma de 480 linhas, para melhorar a qualidade da imagem obtida.

 

Fiz também dois suportes: um para a câmera e outro para o soprador de ar quente da estação de retrabalho, ambos com barras de aço inox retiradas de impressoras.

 

O bloco óptico mantive o mesmo, mas adicionei um LED ring e um circuito de controle de luminosidade.

 

Descrevendo o circuito, basicamente, utilizei apenas uma fonte de alimentação 12V para a TV, câmera e leds.

 

A tensão chega na caixinha de montagem, passa por uma chave liga/desliga e daí segue um fio diretamente para a câmera (12V mesmo) e outro fio para um regulador 7805 de 1A, onde a saída dele passa por um potênciômetro de 5K, em seguida vai para um resistor de 20ohms e daí segue para os leds.

 

Com isso, a alimentação dos leds (todos em paralelo) vai de 0V até 3,5V.

 

Os leds retirei de um backlight de display de notebook. e o led ring fiz manualmente como pode ver nas fotos abaixo:

 

 

AgU7gRc1_qTWRfrPL4AABMlz6Z5VxEr9dkcQSEYFv85W.jpg

Suporte da câmera (ao fundo) e suporte do soprador

 

 

AkaSz-Gq1RNa5rk3g5AE57U4pYJrUqD6ZisRNYqdztKj.jpg

Suporte da câmera (ao fundo) e suporte do soprador

 

 

AlNi1FoEjEFFrQiGBPgexDyTAIe0MbLjgg4JIOZBtHsP.jpg

Detalhe do suporte para o soprador

 

 

Câmera de inspeção04.jpg

LED Ring artesanal

 

 

Câmera de inspeção01.jpg

Ligado em intensidade baixa

 

 

Câmera de inspeção03.jpg

Montagem já completa

 

 

Câmera de inspeção05.jpg

Caixinha de montagem com a chave liga/desliga e o potenciômetro de ajuste de luminosidade

 

 

Câmera de inspeção02.jpg

Resultado

 

 

Fiquei com a distância entre a lente e a placa com aproximadamente 15cm. A ampliação com esta nova câmera aproxima-se de 30x máximo. A iluminação com os leds melhorou e muito a visualização da imagem, bem como a troca da câmera por uma de melhor qualidade.

 

Fica a experiência para os colegas que desejarem montar esta solução.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Dae Farinha, nesta tua câmera tem delay ou consegues ver exatamente em tempo real os movimentos?

Tempos atras eu comprei um daqueles "microscópios digitais" made in china e o danado até que amplia bem e me da quase 10 centímetros de espaço pra trabalhar em uma das regulagens (queria mais espaço hehehe), mas tem um delay tão grande que inviabiliza usar para efetuar reparos, e por coincidência tenho um bloco de lentes muito parecido retirado de uma sony que foi pro beleléu, to pensando seriamente em montar algo similar ao que fizeste ai. ;D

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae Farinha, nesta tua câmera tem delay ou consegues ver exatamente em tempo real os movimentos?

Tempos atras eu comprei um daqueles "microscópios digitais" made in china e o danado até que amplia bem e me da quase 10 centímetros de espaço pra trabalhar em uma das regulagens (queria mais espaço hehehe), mas tem um delay tão grande que inviabiliza usar para efetuar reparos, e por coincidência tenho um bloco de lentes muito parecido retirado de uma sony que foi pro beleléu, to pensando seriamente em montar algo similar ao que fizeste ai. ;D

Abraço.

 

 

Delay zero, Neo... pode montar com o bloco e vai ficar show de bola. De tanto ver os comentários dos colegas decepcionados com os "microscópios" digitais eu nem comprei.

 

Faz aí e posta aqui pra gente ver como ficou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...