Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ultrabook Samsung Série 5; LOTUS13-1SP BA41-02156A; Não dá imagem

Avalie este tópico:


richarddmb

Posts em destaque

Pessoal, to com um problema que muitos aqui no fórum já tiveram, e acredito que seja um tanto trabalhosa a solução.

Tenho esse ultrabook samsung na bancada que não dava boot. A princípio testei hd, memória, cabo flex e nada. Parti então para a bios, pois muitos notes dão esse problema por conta de bios corrompida ou queimada. Uso um arduino como gravador de bios, e sim, ele reconhece vários tipos de chips, nunca me deixou na mão até então. Baixei o arquivo da bios, fiz backup do arquivo antigo (ocorreu tudo bem) e coloquei pra gravar o novo porém gerou um erro na hora de apagar o chip(MX25L3206E 8Mb). Vi aqui no fórum algumas vezes que podemos gravar uma bios em outro chip de capacidade igual (ou superior em última opção), e foi oque eu fiz.

Peguei um chip Cfeon Q64 8Mb e gravei o arquivo novo, porém sem sucesso pois não subiu vídeo. Baixei outras bios daqui do site (várias mesmo, inclusive o backup original) e nada. Em último caso resolvi colocar o chip original de volta, porém continua sem subir vídeo, nem no hdmi.

Já verifiquei oxidação, memória, sujeira e mau contato... não é o caso aqui. Vi até gente dizendo que poderia ser o ssd, mas ele é bga e não tenho stencil tbm. Não encontrei essa bios pra comprar no mercado livre (apenas de outras versões de placas lotus 13).

 

Ele liga, starta o hd, leds, cooler, mas sem vídeo. Tenho tensão normal na bios.

 

Ví em um post que o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
() onde ele enfrentou o mesmo problema, mas no caso ele utilizou um Macronix de outra placa.

 

Minha dúvida é a seguinte: Utilizar o Cfeon no lugar do Macronix pode ter danificado outro circuito por incompatibilidade entre esses chips?

Como consigo atualizar essa bagaça agora? rsrsrs

E por último, alguém sabe me dizer algumas placas onde posso encontrar esse mesmo chip 8Mb da Macronix?

 

Foi mal pela extensão da dúvida, mas foi máximo que consegui encurtar... Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria ter o esquema em mãos para verificar as tensões que faltam. Mas já que mexeu na bios, então verifica as tensões desse CI. Se tiver osciloscópio eu recomendo esses dois testes. Quanto a ter gravado em CI maior, isso de fato não tem importância.

 

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vc não leu certo lá.

 

Disse que utilizei vários arquivos aqui do fórum mais para ultrabook não funciona.

 

Como vc já mexeu na BIOS e antes estava dando vídeo só não estava dando boot.

 

Tente devolver o backup num chio novo mesmo.

 

Depois de gravar procure na placa algum ponto que sirva de reset da BIOS. Talvez dando um curto no soquete da bateria da BIOS.(lógico tire a bateria e com uma chave ligue os contatos do positivo e negativo do soquete. Não e da bateria da BIOS e no soquete da bateria tome cuidado.)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tive um notebook desses aqui na bancada e acredita foi complicado de resolver tive mesmo para desistir... Ele nao dava boot... Resolvi o problema depois de tentar varias dump de bios daqui do forum. E consegui uma que resolveu. Tambem posso dizer que no meu caso depois de testar algumas bios o note nao passava video.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Então pessoal, ainda não está subindo vídeo, tentei 3 arquivos diferentes e nada. Encontrei um arquivo agora q aparentemente é compatível, ví que essa placa tem uns 3 modelos lotus13 cada um com um processador diferente, provavelmente é esse o problema pois alguns não colocam o modelo exato, que no meuc aso é um i7 BA41-02156A.

Vou tentar amanhã e aviso se der certo, obrigado pela força!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte pessoal, peguei um Winbond e gravei o arquivo original nele e voltou a dar imagem. Porém o mesmo problema ainda, náo consigo acessar a bios de forma alguma e ele continua com a tela para precionar F4 for recovery ou outra tecla, aí entra na tela de seleçao de boot e só aparece Windows Boot Manager.

Resumindo:

Náo entra no Setup da Bios (Reinicia se aperta F2)

Náo da boot no pendrive nem no DVD Original, muito menos no Pirateichon.

Se regravo a Bios, náo dá imagem... sério, já tentei com muitos arquivos.

Não inicia o HD pois já passou em outra assistência e o indivíduo apagou TUDO!

 

Estou quase desistindo dele.

Ví um tópico aqui que ensina a alterar a opção na bios sem acessa-la, porém não consegui encontrar o arquivo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dica amigo: trabalho numa empresa, e a maioria das plm que conserto é samsung, e não é moleza mesmo. note: quando o video estiver iniciando, não aperte tecla alguma espere iniciar o video depois, aperte a tecla TAB e depois enter vc vai entrar setup da bios mude lá o que achar necessário mais não esqueça de desabilitar o security boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...