Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Usando Arduino como gravador/leitor de bios.

Avalie este tópico:


richarddmb

Posts em destaque

williamsc, sim é possível.

Não é a melhor opção, mas é a mais simples: utilizar um divisor de tensão nos pinos de entrada do dispositivo (no caso, a eeprom).

Eu particulamente utilizo um divisor resistivo de 1K+2K, pois como o TX do arduino trabalha com 5V, temos como tensão de saída: Vout = 5*( 2 / (1+2) ) = 3,33 V

A saída do dispositivo (eeprom) não é problema, pois o arduíno ainda entende 3,3V como nível lógico 1.

Os pinos do arduíno que devem passar pelo divisor resistivo, são: SCK, MISO e SS.

 

(Vin)---[ 1K ]---(Vout)---[ 2K ]---(GND)

 

ATENÇÃO: Se for utilizar esta técnica, utilize por sua conta e risco e tenha muito cuidado. Se você errar poderá danificar a eeprom. A melhor opção seria utilizar um buffer intermediário, ou melhorar esse esquema com um zener em paralelo.

 

PS: Na minha opinião, no Windows o processo é tão simples quanto no linux. Ou talvez até mais simples.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Estarei fazendo um novo tópico ensinando a fazer o processo no WINDOWS... Saiu uma atualização, utilizando mingw, do flashrom para windows. Agora está mais fácil, só não encontrei a forma de gravar o serprog no arduino, mas quem já fez os processos de gravação ao menos uma vez, e não alterou os dados no arduino, basta usar o programa que fiz (junto com o flashrom) para gravar ou então se desejar, utilizar apenas o flashrom contido no zip.

 

Primeiro, instale os drivers do arduino no Windows.

Depois verifique em qual porta COM o arduino está localizado.

Depois abra o programa Gravador.exe

Digite a porta do arduino

Digite se quer gravar ou ler a bios

Digite o nome do arquivo que deseja gravar ou ler (obs.: não utilize o .bin ou .rom no final) (obs.:2 se seu bios for .rom, altere para .bin)

 

só esperar e fim!!

 

Logo estarei postando outra versão um pouco melhor...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica ao usar o gravador com o Arduíno. Alguns modelos dão erro ao apagar ou gravar, eu deixei por mais tempo e ele tentou outros métodos automaticamente, demorou uns 20min mas gravou o arquivo corretamente.

 

O modelo que apresentou esse problema foi a Winbond W25Q32, que alias em outro gravador que comprei na internet da problemas com essa marca.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Nunca vou conseguir fazer isto meu Deus!!

pelo pendrive funciona em forma de boot?

Sim, funciona. Grave uma distro linux no pendrive e faça o mesmo procedimento.

Não é difícil, apenas trabalhoso, se tentar, consegue sim.

 

trabalhoso é pouco! estou usando o kali 2.0 e fiz algo errado e ele nao conecta no wifi ou lan. e nao é problema de driver! agora, me vem essa  novidade de usar o arduino!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Nunca vou conseguir fazer isto meu Deus!!

pelo pendrive funciona em forma de boot?

Sim, funciona. Grave uma distro linux no pendrive e faça o mesmo procedimento.

Não é difícil, apenas trabalhoso, se tentar, consegue sim.

 

Pra quem usa Win, tem um gerador de USB chamado LinuxLive USB Creator;

É um criador de Boot para Linux. Seu computador vai rodar um Linux direto pelo USB sem alterar seu sistema original.

 

1 - Baixar uma imagem de linux (.iso) por exemplo o próprio Kali;

2 - Com o LiLi Usb,  instalar essa distro no pendrive;

3 - Executa o Kali (ou outra distro) pelo pendrive através de live boot, sem precisar instalar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, estou fazendo uma versão 2.0 do tutorial, utilizando o windows. Estou utilizando-a faz meses e é muito menos trabalhoso. O método que o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
utiliza é mais rápido a gravação, porém se for usar o linux, toda vez temos que instalar o flashrom e os arquivos salvos somem se vc não fizer backup (isso na versão live é claro). Sem falar que o pessoal que utiliza windows não é muito familiarizado com o linux, o que fica difícil.

No site do flashrom o pessoal disponibilizou uma versão do binário para windows, oque tornou o processo muito mais fácil.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

O meu deu erro quando executo os comando make u2 && make flash-u2

acess@acess-i3:~/frser-duino$ make u2 && make flash-u2
make clean
make[1]: Entering directory '/home/acess/frser-duino'
rm -f frser-duino.bin
rm -f frser-duino.out
rm -f frser-duino.hex
rm -f frser-duino.s
rm -f *.o
make[1]: Leaving directory '/home/acess/frser-duino'
DFLAGS= FRBAUD=115200 make all
make[1]: Entering directory '/home/acess/frser-duino'
avr-gcc -mmcu=atmega328p -DBAUD=115200 -Os -fno-inline-small-functions -fno-tree-switch-conversion -frename-registers -g -Wall -W -pipe -flto -fwhole-program -std=gnu99  -Ilibfrser -std=gnu99 -I. -o frser-duino.out main.c uart.c spihw.c libfrser/frser.c libfrser/udelay.c libfrser/spilib.c libfrser/spihw_avrspi.c
make[1]: avr-gcc: Comando não encontrado
Makefile:62: recipe for target 'frser-duino.out' failed
make[1]: *** [frser-duino.out] Error 127
make[1]: Leaving directory '/home/acess/frser-duino'

Makefile:86: recipe for target 'u2' failed
make: *** [u2] Error 2

Já troquei o cabo do arduino uno , mas mesmo assim dá o mesmo erro , conectei em outra maquina e testei com Ubuntu 14,04 e 17.04

Alguem sabe o que pode estar acontecendo?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@julio_queiroz Amigo está faltando   a biblioteca AVR-GCC, no Kali ele já possui essas bibliotecas por padrão, no ubuntu não sei dizer.

Tente executar este comando primeiramente:

sudo apt-get install gcc-avr binutils-avr gdb-avr avr-libc avrdude

Depois

sudo apt-get install flashrom

git clone --recursive git://github.com/urjaman/frser-duino

Entre na pasta frser-duino

cd frser-duino

make u2 && make flash-u2

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, richarddmb disse:

@julio_queiroz Amigo está faltando   a biblioteca AVR-GCC, no Kali ele já possui essas bibliotecas por padrão, no ubuntu não sei dizer.

Tente executar este comando primeiramente:

sudo apt-get install gcc-avr binutils-avr gdb-avr avr-libc avrdude

Depois

sudo apt-get install flashrom

git clone --recursive git://github.com/urjaman/frser-duino

Entre na pasta frser-duino

cd frser-duino

make u2 && make flash-u2

ao tentar instalar a biblioteca sudo apt-get install gcc-avr binutils-avr gdb-avr avr-libc avrdude  no ubunto me retorna : "não foi possivel encontrar o pacote"  tentei os pacotes separados tbm , dá a mesma resposta . Será que no ubuntu não consigo instalar estes?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, julio_queiroz disse:

ao tentar instalar a biblioteca sudo apt-get install gcc-avr binutils-avr gdb-avr avr-libc avrdude  no ubunto me retorna : "não foi possivel encontrar o pacote"  tentei os pacotes separados tbm , dá a mesma resposta . Será que no ubuntu não consigo instalar estes?

 

Estou baixando o Kali e vou testar com ele .... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o repositório do sistema que você tá usando não tem acesso ao pacote AVR.

Você pode mandar o comando

sudo apt-get upgrade

sudo apt-get update

e tentar novamente, se não terá que instalar pacote por pacote:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Mas como já está baixando o Kali, não há necessidade de fazer isso, a menos que queira usar o Ubuntu mesmo...

Ps:

À moderação, não sei se é permitido enviar links de outros sites, como neste caso não é um fórum e sim o site oficial da ferramenta acredito que não há problemas... estou sem tempo para baixar e hospedar os arquivos aqui no fórum hoje, mas assim que possível o farei.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, richarddmb disse:

Então o repositório do sistema que você tá usando não tem acesso ao pacote AVR.

Você pode mandar o comando

sudo apt-get upgrade

sudo apt-get update

e tentar novamente, se não terá que instalar pacote por pacote:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Mas como já está baixando o Kali, não há necessidade de fazer isso, a menos que queira usar o Ubuntu mesmo...

Ps:

À moderação, não sei se é permitido enviar links de outros sites, como neste caso não é um fórum e sim o site oficial da ferramenta acredito que não há problemas... estou sem tempo para baixar e hospedar os arquivos aqui no fórum hoje, mas assim que possível o farei.

Ok, muito obrigado pela ajuda, deu certinho com o kali aqui ! Mas vou guardar sua instrução e tentar fazer no ubuntu só pra treinar aqui .... rsrsrs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...