Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de fonte assimétrica regulável 0 ~30V / 10A

Avalie este tópico:


voRX

Posts em destaque

Boa tarde,

 

pretendo construir uma fonte assimétrica para bancada 0 ~30V / 10A, que tenha circuito de proteção, boa filtragem inicial da rede, ajuste fino e grosso com pots, e tal.

Alguém me indica um bom esquema dessa fonte? Ou vale mais a pena comprar uma fonte assimetrica já pronta? pensei  em construir para não ter que comprar mesmo porque é caro, mas não sei se projetar e construir ficaria mais caro ainda..

No aguardo!  Um joinha para quem me ajudar!!!    :)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo de onde for comprada as peças acho que acaba saindo mais caro mas com certeza a recompensa vai ser muito maior.

 

Pretendo construir uma neste estilo até o meio do próximo ano(se a alfândega deixar) e já estou comprando alguns materiais. Claro, o primeiro foi o transformador (42,5+42,5 x10A + 15+15x1A).

 

Infelizmente não vou poder lhe ajudar agora pois não estou com pressa para terminá-la mas as características que quero nela serão(tudo em um único gabinete):

 

1 - fonte simétrica e assimétrica de 45V: pretendo construir dois módulos assim terei 4 fontes independentes ou duas simétricas para utilizar simultaneamente.

2 - um carregador de bateria de 12V(chumbo-ácido): assim vou carregar minhas baterias quando necessário.

3 - um testador de zener: vou aproveitar para medir zener até 90V(a corrente deve ficar em torno de 30mA no máximo(vai ser ajustável).

4 - umas duas saídas usb(para dar um ar de modernidade).

5 - uma fonte comum de 0-30Vx5A(claro, a corrente total de todos os circuitos funcionando é limitada a 10A)

6 - uma fonte comun de 0-15Vx1A(esta ajustada em passos: 1,5V-3,0V-4,5V-6,0V... até 15V)

 

Ainda não sei como mas pretendo controlar muita coisa com um atmega328. Os circuitos de proteção serão basicamente 3: de desarme(quando chegar em xA ela desliga); de limitação(quando chegar em xA ela liga e desliga constantemente, enviando pulso de xV por xA para servir como injetor de tensão); de corrente constante(para algumas experiências e testes).

 

Os circuitos vou montar um a um e testar independentemente(vendo até onde eles chegam e se necessário, mudar para outro circuito). Quanto à estabilidade é só questão de teste com cargas, já a precisão basta um gerador/referência de tensão(no mercado chinês tem muitos). Creio que uns dois capacitores de 6800µF vão ser o suficiente(ou então três) para uma boa filtragem. O gabinete é que não tenho a mínima ideia de como conseguir: vou acabar tendo que fazer ele com chapa de ferro pois com certeza um industrializado vai sair muito mais caro do que todos os outros componentes junto.

 

Há... uma coisa que não gosto nestas fontezinhas industrializadas é o "painel" - a maioria só mostra um lado da fonte e para ver corrente tem que mudar através de uma chave... bahhhh! A minha vai ter dois voltímetros e dois amperímetros(se eu me invocar vou por até um wattímetro) - ainda estou pesquisando os módulos LCD, isto em cada fonte simétrica e se estiver utilizando como fonte assimétrica, eles vão trabalhar independentemente. Fora o painel do diodo zener e para as outras fontes...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal sua fonte @Ben!

Seu trafo então vai ter dois secundários, um de 42,5+42,5 x 10A e outro de  15+15 x 1A?

 

Meu trafo eu ainda não defini porque não sei como será o circuito, que componentes vou usar, sei que se o trafo for de 10A a fonte e vou fazer para entregar no máximo 8A para dar uma folga para o trafo. Ou então arrumar um trafo de uns 12A e usar 10A.

E haja dissipador para isso, porque a potencia final vai ser muito grande, 30 x 10 = 300watts!!

Ao invés de fazer dois secundários, pensei em usar uma fontezinha chaveada (pode ser aquelas de notebooks ou de monitores led) para alimentação independente de um FAN, amperimetro e voltimetro (farei um circuito independente para alimentação dos três).

Na entrada vou pôr um filtrozinho de rede legal.

A corrente eu vou deixar como constante, mas sempre no meio do caminho te dá aquela vontade de incrementar mais alguma coisinha para ficar mais emocionante rsrs.. então não descarto a possibilidade de pôr corrente regulavel 0 -10A.

O gabinete vou ver quanto fica para mandar alguém fazer p mim um de chapa metalica, tem que definir primeiro como o projeto vai ser por dentro para não correr risco depois de faltar espaço. Se o espaço interno sobrar é até melhor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Este site vende a placa e vem junto o projeto.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Este site vende a placa e vem junto o projeto.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Roberto

 

Obrigado pela indicação @gnu informatica, legal esse esquema!

pelo que eu vi a saida não é assimetrica, 0 a 33V e 10A é tudo que preciso, mas uma pena não ter a tensão negativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela indicação @gnu informatica, legal esse esquema!

pelo que eu vi a saida não é assimetrica, 0 a 33V e 10A é tudo que preciso, mas uma pena não ter a tensão negativa.

 

A saída é assimétrica! Só tensão positiva... Se tivesse tensão negativa e positiva seria SIMETRICA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela indicação @gnu informatica, legal esse esquema!

pelo que eu vi a saida não é assimetrica, 0 a 33V e 10A é tudo que preciso, mas uma pena não ter a tensão negativa.

 

A saída é assimétrica! Só tensão positiva... Se tivesse tensão negativa e positiva seria SIMETRICA

 

Eita que mancada!!  :P :P

é isso mesmo, valeu @deus, pela correção  rsrsrsrsrsrs......

Bom, então aquela fonte me atende legal, já está até tudo semi pronto, só soldar os componentes.

O problema é o trafo que é caro e pesa muito, eu pensei exatamente isso, algo que elimine o trafo e seja eficiente, um circuito chaveado mesmo.

Mas se eu tiver que fazer com trafo eu faço, não tem problema.

Uma boa fonte é aquela que é precisa, não pesa e tem um bom sistema de refrigeração e de baixo ruido. Se eu conseguir unir isso tudo, ou alguns desses pontos, está otimo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se daria muito ruido,

Mas uma coisa que eu sempre quis fazer é aproveitar um trafo de microondas e enrrolar o secundário dele novamente para tensões necessárias ex 42+42... ia dar uma cassamba de amperes...  :) talvez pra reduzir custo seja interessante, somente alguém teria que testar e ver se o ruido é aceitável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for pra usar trafo, pega de um Nobreak que usa duas baterias em série (24v). Como o trafo é 24 + 24, dá pra fazer uma fonte de 30v com uma boa amperagem, ou, se for mais "ignorante", dá pra fazer uma fonte de até pouco mais de 60v com a metade da amperagem usando o mesmo trafo.

Dependendo do Nobreak, até a caixa dele serve pra montar a fonte regulável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha fonte principal é essa da foto. Show de bola, muito precisa nas regulagens. Ela usa uma fonte chaveada, o processador da fonte faz ela chavear a uns 3v acima do valor da tensão de saída e usa um 2n3055 só pra fazer a estabilização final na tensão de saída dos bornes...

Além disso, ela tem uma plaquinha com vários comparadores de tensão e um processador para um ajuste perfeito.

 

E tenho outra fonte que fiz ela regulável de 2.5v a 28v usando uma fonte AT que modifiquei, amperagem ficou na casa dos 8A

unnamed.jpg.f8dd8a267b3f0aa0a29de226d797fa7c.jpg

535479759_122.jpg.fa31c7277fc52a9d2f7c8450363f0a57.jpg

images.jpg.c0b0191361c587cf81ae002b10f33eeb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

@voRX, Eu comprei a mesma placa que o @gnu informatica, indicou, porem, pela falta de tempo, ainda não montei.

Acredito que nessas férias de final de ano, consiga fazer.

 

Vou usar trafo retirado de aparelhos de som, aqueles "System" AIWA, Gradiente, antigos, que usam transformadores grandes, para alimentação dos circuitos.

 

Acredito que se vc procurar ai na sua cidade, em eletrônicas, é possível comprar um desses sucateados.

 

Usar uma fonte chaveada, tbm é uma boa, eu até tenho umas com saída de 34V 150W, que dá uns 4A.  quem sabe, uso ela.

 

 

Att,

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um vendedor no mercadolivre que constroi trafos de acordo com que o cliente quer:

 

COMPOESQUEMA

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Já até fiz o orçamente de um trafo 0 + 24 / 12A para fazer com a  placa lá da virtuatec, ficou em 126,00.

Deixei em 12A para dar uma folga e usar só os exatos 10A do projeto.

 

Acredito que até maio compro tudo e termino essa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que vocês não enrolam seus transformadores ?

 

Nem tanto pelo valor, mas pelo aprendizado. Já que irão montar fontes muito boas, já monta tudo...rsss

 

Seria uma boa, o problema é que é dificil achar as chapas E e I para esse tamanho de trafo de 12A.

Fora que ainda não domino montagem caseira de trafos, principalmente  na configuração de 3  ou 4 fios no primario para 127/220v, não sei ainda como enrolar e emendar certo os fios para isso.

É bom ir começando a estudar como fazer a montagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@voRX, eu também estou montando uma fonte ajustável para utilizar na bancada e possivelmente adicionarei recursos com o passar do tempo.

 

O valor $$ da montagem (para mim) foi irrisório, pois a maioria do material eu já tinha aqui e o trafo eu mesmo enrolei utilizando um trafo de nobreak de 1400VA e pelos cálculos que utilizei a corrente máxima é de 20A. A potência final deve ficar em torno de 600W, com muita folga para a potência total do núcleo de ferro-silício. Para enrolar o trafo, utilizei um programa bem simples e intuitivo. Link para ele no tópico abaixo.

 

O melhor de tudo é que aprendi bastante até agora e ainda vou aprender mais até deixá-la do jeito que imagino.

 

A exemplo do colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, quero utilizá-la para diversas aplicações, por isso a potência "alta".

 

Veja as informações no tópico

 

Precisando de auxílio é só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@voRX,  Não sei onde vc está, mas aqui em SP acha fácil na Rua dos Andradas, paralela a Santa Efigênia, tb pode fazer com núcleo toroidal, é até bem mais fácil.

 

Sobre os cálculos e enrolamento, dá uma verificada nesse link pra começar seus estudos:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Faria, qual prog vc usou para enrolar o trafo? me passa o link direto.

Já usei umas calculadoras online mas cada uma deu valores de fio awg diferentes, aí não sei qual é o mais preciso.

 

@ccorlando, eu sou de bh, aqui é meio fraco para achar essas coisas. se eu tivesse a sorte de achar um trafo desses de microondas seria bom.

O link que vc postou eu já conhecia +-, mas agradeço a indicação!

 

Acho que não é tão dificil enrolar os fios, o problema é achar um trafo grande para aproveitar e a bitola certa dos fios.

Para um primario com 3 fios onde vai 127/220v, ainda não entendo bem como enrolar e fazer essas 3 pontas de fios, agradeço quem puder me explicar melhor, alguem que já sabe fazer isso tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@voRX,

 

Com 3 fios é bem fácil.

 

As pontas seriam 0 - 110V - 220V .

 

Vc enrola por exemplo 100 espiras, o começo seria o 0 (zero) e o final o 110v, esses dois fios seria o enrolamento pra ligar no 110v.

A partir da ponta 110v (final do primeiro enrolamento) vc solda (uni os fios) e enrola mais 100 espiras, o final desse seria o 220 ligando junto com o zero ( começo de todo enrolamento).

 

0---------110^110----------220

 

0 com 110 = 110v

0 com 220 = 220v

 

Entendeu ?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu enrolaria de forma diferente: Depois de saber o quanto de fio irá gastar, pegue duas pontas de fio (com o tamanho que dê para 110v) e vá enrolando os dois juntos. Quando terminar todo o enrolamento liga da seguinte forma:

Acredito que assim irá suprir toda a demanda de corrente quando estiver ligado em 110, pois irá usar as duas bobinas de 110v

5957ab5689ed5_Sem_ttulo.jpg.c470674da84211878f87e5b5ec851c53.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ccorlando, entendi sua explicação, valeu mesmo!!

 

 

@deus, na figura 110V, os traços verdes eu tenho ligar cada um em vermelho (ou azul)?

 

para a ligação 220, suponha que eu pegue dois fios (2 metros cada um), junto os dois e enrolo eles ao mesmo tempo como vc falou. Na hora de separar os fios para ficarem 3 fios de fora do carretel, eu tenho que separar dois fios, vermelho numa extremidade do carretel e azul na outra, e as outras duas pontas vermelha e azul e vou unir para ficar no meio?

 

Já usei esses dois sites para cálculo do trafo:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

não sei se são confiáveis, se alguém souber de uma calculadora melhor, é só indicar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do jeito que eu desenhei é um "transformador com primário duplo" (4 fios). Serão duas bobinas de 110v enroladas junto.

 

Na ligação em 110v você irá pegar as duas pontas do inicio e ligar juntas (um fio azul e outro vermelho) na rede elétrica, as outras duas pontas (uma azul e outra vermelha) você irá juntar elas e ligar na rede elétrica também.

 

Na ligação 220 você irá pegar o inicio de uma bobina (azul) e ligar no final da outra (vermelho) e isolar essa emenda. As duas pontas que sobra (uma azul e outra vermelha) irá ligar na rede elétrica.

 

No meu pensamento, desse modo que falei se aproveita melhor o rendimento do trafo, visto que, ligado em 110, irá usar as duas bobinas para gerar o campo eletromagnético. Já na configuração de 3 fios, enquanto estiver usando só uma bobina alimentada em 110, a outra bobina fica lá parada só ocupando espaço e diminuindo a potencia das ondas eletromagnéticas...

 

Esse jeito de enrolar os dois fios ao mesmo tempo é o mesmo método usado em transformadores toroidais. Quanto à ligação da chave 110/220 a ligação é diferente:

 

Edit.: Lembrando que, quando for projetar o transformador, deve levar em consideração como irá fazer os enrolamentos, pois do modo que falei terá muito mais potência dissipada. Sendo assim, poderá usar fios com bitola menor que terá o mesmo rendimento que um transformador de primário simples com bitola maior...

figura_8_interruptor_sonico.jpg.ca1185051e2db59008b1fe2588598414.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Faria, qual prog vc usou para enrolar o trafo? me passa o link direto.

Já usei umas calculadoras online mas cada uma deu valores de fio awg diferentes, aí não sei qual é o mais preciso.

 

 

Na última mensagem do tópico que citei tem o link para o programa que utilizei. Os cálculos foram precisos e bateram com a construção.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 4 fios é bem melhor mesmo, não te falei dele pois além de perguntar sobre 3 fios, acho que vc deve aprender tudo, e vai que uma hora dessas precisa refazer um trafo com 3 fios...

 

Com 4 fios o enrolamento para 110v é em paralelo, e pra 220v em série como o @deus falou, utilizando todo o primário, o rendimento é muito melhor mesmo.

 

Faça os cálculos na mão e se quiser apenas confirme nos sites ou programas, não pule esta parte sob pena de tornar-se um refém...rsss

 

@Bruno Faria, terminou a fonte ? Pelo que vi lá ficou show hein. Eu fiz a minha com 2N3773, mas ela já tem uns 15 anos...rsss

 

Abraxx

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...