Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VAIO quer ser o 'iPhone' dos notebooks Windows

Avalie este tópico:


FLAVIOTECH

Posts em destaque

Vaio.jpg

 

Um mercado que teve seu pior resultado em 10 anos não é exatamente o ambiente ideal para que uma marca se aventure na busca por espaço. No entanto, é exatamente isso que a VAIO está fazendo no mercado brasileiro de computadores em 2015.

 

Daniel Bergman, diretor da unidade VAIO no Brasil, tem plena consciência dos desafios que o cenário atual apresenta para o retorno da marca. Por outro lado, ele e a marca também têm bastante segurança em sua atitude de voltar ao mercado agora.

 

Vácuo Premium

 

Segundo Bergman, a VAIO realizou uma série de pesquisas de mercado que mostraram que sua marca continuava bastante forte no Brasil e na América Latina. Embora ela não estivesse mais nesses mercados, os consumidores ainda associavam a ela qualidade e sofisticação.

 

Um dos motivos pelos quais a marca resolveu voltar ao Brasil agora, apesar do cenário econômico complicado, foi o de aproveitar essa percepção dos consumidores e fortalecê-la, não deixar que ela morresse. Mas esse não foi o único motivo.

 

As pesquisas de mercado também mostraram que os consumidores sentiam falta de uma marca que ocupasse o espaço “high premium” no mercado de notebooks Windows - dispositivos com qualidade de ponta, design arrojado e atenção meticulosa aos detalhes. E a VAIO viu esse vácuo no mercado como uma oportunidade para voltar e ocupar esse espaço e ser, de certa forma, o iPhone dos notebooks que rodam o sistema operacional da Microsoft.

 

Além disso, esse setor, de acordo com Bergman, tem se mostrado relativamente resistente a crise. Embora o mercado de PCs tenha tido nesse ano um resultado bastante negativo, o ramo de notebooks de ponta - no qual a VAIO atua - não viu, segundo ele, uma queda significativa na comparação com 2014. Por mais que o mercado geral de computadores não esteja bem, o segmento no qual a VAIO investe parece ter sido o menos afetado.

 

Parcerias

 

A VAIO não chega sozinha ao mercado brasileiro. Ela chega por meio de uma série de parceria, talvez a principal das quais seja com a fabricante Positivo, que ficará responsável pela montagem das máquinas desenhadas pelos engenheiros japoneses.

 

Para Bergman, essa parceria foi “muito natural”. No entanto, ela só foi possível após uma cuidadosa aferição de qualidade: a Positivo, de acordo com o executivo, teve que passar por uma homologação para poder realizar essa prestação de serviços. O primeiro lote de dispositivos produzidos pela empresa foi 100% auditado pelos engenheiros do Japão, e apenas depois de seu aval puderam ser comercializados.

 

A marca também está realizando uma parceria com a FNAC para comercializar seus notebooks. Bergman conta que a FNAC foi “um namoro desde o começo”, e considera que a loja de produtos culturais e eletrônicos é um “parceiro-chave para a volta [ao mercado brasileiro]”.

 

O executivo da VAIO considera importante que da mesma maneira que o consumidor tenha uma “experiência Premium” com o produto, ele também tenha essa experiência com a loja - seja ela física ou virtual. Então se os VAIOs pretendem ser os iPhones dos notebooks Windows, a FNAC seria a sua Apple Store.

 

Desafios

 

Bergman não nega, por outro lado, que será um “desafio bastante grande” encarar o cenário atual do mercado - com a economia brasileira em ritmo desacelerado e as vendas de PCs caindo no mundo todo. Ele considera, mesmo, que seria muito difícil que uma marca nova competisse por espaço nessa conjuntura.

 

A VAIO, por outro lado, não é uma marca nova, o que deve lhe dar uma vantagem considerável nessa situação. A postura dela nesse momento, segundo o executivo, será a realizar “investimentos mais firmes, certeiros e conservadores” - mas de seguir investindo.

 

Ainda que o retorno da VAIO esteja bem no começo - os primeiros produtos da linha chegaram apenas em outubro às prateleiras das lojas brasileiras - Bergman afirma que já ve um bom sinal: a receptividade dos varejistas. O fato de que as lojas, mesmo no momento atual, se animem para trazer os notebooks da VAIO para seus estoques pode ser visto como sinal de um futuro positivo.

 

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/vaio-quer-ser-o-iphone-dos-notebooks-windows/53896

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vaio nao ta com nada.......junto com a positivo vai fica pior.......ta longe de ser comparada a linha da apple!!! pior comparação q ja vi e ouvi!!!

talvez parecida na cor!!!

so marca de peso(SONY)......qualidade lixo!

 

@xircnunes assim como a HP né amigo q de uns tempo pra cá tem caído muito na qualidade de seus equipamentos, mas tem um nome no mercado q tem peso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado achar um produto bom no mercado que não peque muito, e que não custe um rim.

 

Até o momento os que tem se mostrado mais duráveis são os Dell.

 

Cara sinto muito, mas pra mim DELL está muito pior que CCE e positivo, as placas de 2014+ são lixo, lixo lixo lixo.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...