Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Gravador de bios com menos de R$10,00

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Esse gravador é para Bios SPI DIP8 ou Soic8 usadas em placa mãe de desktops, notebooks  modernos e algumas placas de video tambem

 

suporta esses chips e provavelmente muitos outros que não estão listados

 

AMIC:

A25L05PU/PT (64kB)

A25L10PU/PT (128kB)

A25L20PU/PT (256kB)

A25L40PU/PT (512kB)

A25L80PU/PT (1MB)

A25L16PU/PT (2MB)

A25L32PU/PT (4MB)

A25L64PU/PT (8MB)

A25L512 (64kB)

A25L010 (128kB)

A25L020 (256kB)

A25L040 (512kB)

A25L080 (1MB)

 

Atmel:

AT26DF041 (512kB)

AT26DF081A (1MB)

AT26DF161A (2MB)

AT26DF321 (4MB)

 

EON:

EN25P16 (2MB)

EN25P32 (4MB)

EN25P64 (8MB)

EN25P128 (16MB)

EN25F16 (2MB)

EN25F32 (4MB)

EN25F64 (8MB)

EN25F128 (16MB)

 

Macronix:

MX25L1005 (128kB)

MX25L2005 (256kB)

MX25L4005 (512kB)

MX25L8005 (1MB)

MX25L1605 (2MB)

MX25L3205 (4MB)

MX25L6405 (8MB)

 

Spansion:

S25FL004A (512kB)

S25FL008A (1MB)

S25FL016A (2MB)

S25FL032A (4MB)

S25FL064A (8MB)

S25FL128P (16MB)

 

SST:

SST25VF010 (128kB)

SST25VF020 (256kB)

SST25VF040 (512kB)

SST25VF080 (1MB)

SST25VF016 (2MB)

SST25VF032 (4MB)

SST25VF064 (8MB)

SST25VF128 (16MB)

SST26VF016 (2MB)

SST26VF032 (4MB)

SST26VF064 (8MB)

 

ST Microelectronic:

M25P10 (128kB)

M25P20 (256kB)

M25P40 (512kB)

M25P80 (1MB)

M25P16 (2MB)

M25P32 (4MB)

M25P64 (8MB)

M25P128 (16MB)

 

Winbond:

W25X10 (128kB)

W25X20 (256kB)

W25X40 (512kB)

W25X80 (1MB)

W25X16 (2MB)

W25X32 (4MB)

W25X64 (8MB)

 

alguns esquemas mas basicamente são todos iguais

 

simple_diagram.jpg

SPIF-circuit.jpg

54yy35.jpg

211usgg.jpg esse ultimo fui eu que fiz.

 

Como podem ver o esquema é muito simples.

 

Para poder usar esse gravador você precisa de um PC com porta paralela, um pendrive ou CD botavél(caso sua maquina não tenha opção de boot por pendrive) com DOS, pois o programa roda em DOS.

 

aqui só vou mostrar pelo pendrive porque é mais prático e você pode gravar o arquivo da bios no proprio pendrive

Citar
Para criar o pendrive botavel uso o HP USB Disk Storage Format Tool 2.2.3 
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Abra o executável "hp_usb_disk_storage_format_tool_223.exe" (usuários do Vista/7 devem abrir com privilégio administrativo: botão direito "Executar como Administrador").

 

310200962715PM.jpg

 

"Device" -> confira se o pendrive selecionado é o correto

"File system" -> selecione FAT ou FAT32; para pendrives maiores que 2GB, selecione FAT32

"Volume label" -> nome do volume (partição), pode ficar em branco

 

Marque as caixas:

"Quick Format" -> faz uma formatação rápida; pendrives em boas condições não precisam de formtação lenta

"Create a DOS startup disk using system files located at:" -> e aponte para a pasta com os arquivos do DOS anteriormente descompactados

 

Clique em "Start", confirme e aguarde.

 

pendrive bootável com DOS feito!

 

Programa do gravador: com o pendrive já prondo para boot descompacte esses arquivos[/b] para  o pendrive e copie os arquivo da bios tambem.

 

reinicie o computador, de boot pelo pendive agora o DOS vai carregar é coisa de segundos...

ai vai ficar em A:\>,

 

Para testar o hardware do gravador e conexões de chips e identificar o chip, digite

 

SPIPGM.EXE -i

2jajgq9.png

 

Para fazer o backup da bios

 

SPIPGM.EXE -d backup.rom

onde backup.rom é vai ser o nome do arquivo q vai ser criado dentro do pendrive

23ihys1.png

 

Para comparar a bios gravada com o arquivos q você tem da bios, geralmente nem vai precisar pois quando termina de gravar é feito uma verificação

 

SPIPGM.EXE -v file.rom

onde "file.rom" é o nome do arquivo da bios

w6z48.png

 

e para apagar a bios q tem no chip e gravar a nova

 

flashrom.exe -p rayer_spi -w FILE_TO_FLASH.ROM

onde FILE_TO_FLASH.ROM é o nome do arquivo da bios

5f3ihf.png10ggw3b.png

aqui demorou poucos minutos para gravar e no meu caso o tamanho da bios teve que ser no mesmo tamanho do arquivo da bios no meu cado foi um bios de 8Mbits=1Mbyte o arquivos era de 1024kb=1MB.no meu cado a extenção do arquivos nem era .ROM era .FD e a bios era Insyde bios depois vou testar com outras bios Phoenix , AMI , Awards mas creio que deva funcionar com todas.

 

 

pode parecer complicado mas é simples eu recuperei um note HP morto com esse esquema

 

Espero que isso ajude. depois vou editar para mostra mais detalhes

 

aki tem umas fotos  de uma montagens de gringos depois o ultimo eu fiz

dsc0071so.jpg

dsc0074kk.jpg

eprom4.jpg

3481u00.jpg

17zbl4.jpg

 

 

Link do projeto:

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
  • Joinha 18
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

gostei desse esquema ai......o pessoal cobra "editado" p/ regravar uma bios ....ehhehehe passa a lista dos componestes ai amigo....demoro de termos isso pronto ehhehe aplaudido  :D :D :D :D

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Amigo, aqui no fórum não postamos valores referentes a serviços.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em complemento ao post:

 

O endereço base de referência é este

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

No primeiro esquema tira o LED (com ele algumas Micronix dão barraca).

No segundo esquema coloca mesmo as resistências de 150 Ohm.

Para quem quiser fazer um em 5 minutos , procurem ai na sucata um smd com a referência **1117 33V (o 1117L não dá) é muito comum em gráficas AGP , modems e mesmo em algumas placas de rede e já ficam com o regulador de 3.3V (acho que tem a mesma pinagem do 7833 , mas basta googlar 1117 datasheet).

Se o cabo da porta paralela à eeprom for muito comprido façam duas espiras num toroide de ferrite (daqueles que as caixas atx trazem para os cabos do painel frontal).

 

Para as eeproms da série 93 usem uma placa de rede realtek (algumas trazem uma 93xx em vez do tradicional socket DIL32) , retirem a eeprom coloquem um socket de 8 pinos e pronto já têm um programador para a série 93 , no FLASHROM usem o parâmetro -p nicrealtek.

 

Já agora aconselho a leitura deste documento  , e lembro que por exemplo um cartão SD também obedece à norma SPI (só para dar ideias  :D) .

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em complemento ao post:

 

O endereço base de referência é este

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

No primeiro esquema tira o LED (com ele algumas Micronix dão barraca).

No segundo esquema coloca mesmo as resistências de 150 Ohm.

Para quem quiser fazer um em 5 minutos , procurem ai na sucata um smd com a referência **1117 33V (o 1117L não dá) é muito comum em gráficas AGP , modems e mesmo em algumas placas de rede e já ficam com o regulador de 3.3V (acho que tem a mesma pinagem do 7833 , mas basta googlar 1117 datasheet).

Se o cabo da porta paralela à eeprom for muito comprido façam duas espiras num toroide de ferrite (daqueles que as caixas atx trazem para os cabos do painel frontal).

 

Para as eeproms da série 93 usem uma placa de rede realtek (algumas trazem uma 93xx em vez do tradicional socket DIL32) , retirem a eeprom coloquem um socket de 8 pinos e pronto já têm um programador para a série 93 , no FLASHROM usem o parâmetro -p nicrealtek.

 

Já agora aconselho a leitura deste documento  , e lembro que por exemplo um cartão SD também obedece à norma SPI (só para dar ideias  :D) .

 

otimas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Bom eu não entendi uma coisa, o porque essa alimentação externa com bateria e conector USB se a porta paralela tem 5v para alimentar o circuito... economiza ai no conector usb e no suporte de pilha e usa uns diodos qté chegar a 3,3v...

 

assim da para fazer tudo no conector da paralela sem a necessidade de voltagem externa... Espero ter ajudado...

 

image.php?di=B5YR

 

OBS: acabei nem vendo que o programa usava os pinos 7~10 para comunicação, mas é só usar os pinos 4,5e6 para os diodos como no esquema acima...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No antigo forum postei esse esquema ae, que e da pagina do Rayer criador do programa, uso ele direto e ate hoje nunca me deixou na mao. Uso com a bateria e sempre tem que ter  3v se nao da erro na gravação, eu gravo e depois mando verificar /v se nao der erros e pq gravou 100%.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao, a paralela nao fornece 3,3v continuos, essa tensao fica pulsando, ja testei e nao funciona, ja tentei ate colocar um capacitor e nao vai.

 

Vai... todos meu projetos que fazer pela paralela eu alimentava desse jeito, a não ser que o programa faça os pontos pulsarem... Pode até procurar na internet que você vai ver a maioria dos projetos envolvendo a porta paralela sendo alimentados dessa forma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, estou tentando montar esse gravador, tenho algumas perguntas os resistores são todos de 150ohm? e pra gravar a bios eu vou precisar de uma bios idêntica a que eu quero gravar? tenho que copiar primeiro a boa e depois colocar a que deve ser copiada em seguida fazer o restante do processo?

desculpe a ignorância mas nunca usei um gravador de bios :/ desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, estou tentando montar esse gravador, tenho algumas perguntas os resistores são todos de 150ohm? e pra gravar a bios eu vou precisar de uma bios idêntica a que eu quero gravar? tenho que copiar primeiro a boa e depois colocar a que deve ser copiada em seguida fazer o restante do processo?

desculpe a ignorância mas nunca usei um gravador de bios :/ desde já agradeço!

Ola Lariza sim são todos de 150ohm, a bios vc pode procurar aqui mesmo no fórum através do gerenciador de arquivos, geralmente o tamanho tem que ser identico, se precisar eu te envio uma foto como ficou o meu pra ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Repair faz ae e posta o resultado. larizaichihara funciona sim, ja utilizo a muito tempo e ja resolvi muitos problemas com ele. Vc nao precisa de um chip com o bios identifico, vc tera que baixar o bios do site do fabricante, os arquivos geralmente vem com extensão .fd, .bin e outros na verdade a extensão no momento da gravação nao importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, estou tentando montar esse gravador, tenho algumas perguntas os resistores são todos de 150ohm? e pra gravar a bios eu vou precisar de uma bios idêntica a que eu quero gravar? tenho que copiar primeiro a boa e depois colocar a que deve ser copiada em seguida fazer o restante do processo?

desculpe a ignorância mas nunca usei um gravador de bios :/ desde já agradeço!

Ola Lariza sim são todos de 150ohm, a bios vc pode procurar aqui mesmo no fórum através do gerenciador de arquivos, geralmente o tamanho tem que ser identico, se precisar eu te envio uma foto como ficou o meu pra ajudar.

 

Desculpe a demora pra responder já to pegando os materias pra fazer esse gravador, posta uma foto! vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...