Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Gravador de bios com menos de R$10,00

Avalie este tópico:


Posts em destaque

fabianoleite,

quanto aos downloads de arquivos do server do fórum:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Acima o link com informações referente ao novo sistema de créditos para download. Também informo que não é possível envio de arquivos via MP ou outro meio que não seja o próprio gerenciador do fórum.

 

quanto ao software do gravador em questão, leia o primeiro tópico, do inicio até o final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu estava a fim de brincar de soldar uns fiozinhos e resolvi montar um deste rapidinho. Funciona! Quem não tem gravador, pode fazer que dá certo. Hoje eu testei este simples gravador em um Compaq Presario CQ42 e em um HP Pavilion DV6 e funcionou nos dois aparelhos.

 

Legal é que o "gravador" não tem nada, são só fios, resistores e a alimentação do CI. heheheh...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem está com dificuldades para conseguir os programas, eu encontrei eles pelo Google.

 

O arquivo abaixo contém o Rufus(para fazer um pendrive DOS inicializável), o spipgm e o flashrom - eu ainda não testei eles pois estou sem pendrive e estou só com uma máquina Linux aqui mas no arquivo tem o README que contém as urls onde os programas foram baixados.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Styll,

esses chips são meio sensíveis a tensões mais altas, e como o consumo é baixo, você pode utilizar uma bateria do CMOS, 3V.

Você pode utilizar o LM1117-3.3 ou LM1117-33. Esses reguladores são utilizados em placas-mãe, placas de rede e pendrive.

Em muitas placas-mãe são utilizados reguladores com saída ajustável, aí é só identificar o par de resistores que ajusta a saída e montar o circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlad_itj,

 

eu retirei o regulador da placa mãe (ME1117) e montei no esquema elétrico no lugar dos 3 diodos em serie. liguei na tensão de 5.10v (USB) para conferir quanto tinha de entrada. continuava 4.3. não entendi não tinha que regular para 3v.

 

 

ai o que eu fiz removi o componente regulador (me1117) voltei os diodos mas ao invés de 3 coloquei 6 em serie. obs. diodo tem 0.6 resistência , liguei o esquema na tensão 5.10v conferi quanto tinha na entrada do pino vcc agora sim esta com 3V.

 

acredito eu se tivesse colocado os resistores na saída output do CI regulador teria conseguido.

só não fiz isso porque já tinha corroído a placa e o layout não ia ficar legal com CI(SMD)

 

agora sem problemas né?

mereço um joinha ne amigo pelo esforço  to estudando mto é difícil no começo.

 

esquema_eletrico01.jpg.de538d605a9859aab615a51ad05d5ee3.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Styll,

no caso do LM1117-3.3 ou LM1117-33, o número depois do traço indica a tensão de saída. Têm que procurar o datasheet do ME1117 para verificar as características corretas. Talvez esse chip seja de tensão fixa na saída, ou então veja se na placa-mãe há resistores de ajuste da tensão de saída.

Veja na imagem que um pino pode ser GND ou de ajuste de tensão de saída. Se na placa que você tirou o ME1117, esse pino não está ao GND, então ele possui saída ajustável. Será necessário identificar os resistores de ajuste.

image.php?di=4WIO

Quanto a sua modificação está perfeito, coloca o gravador pra trabalhar e nos informe o resultado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlad_itj,

então eu devo estar fazendo ligação errada. será?

veja como liguei:

 

INPUT      - entrada 5v(USB)

OUTPUT    - no caso teria que ser a tensão regulada 3,3. obs: no componente não esta informando a tensão de saída.

ADJ/GND  - gnd estou ligando no terra

 

como mostra na figura abaixo

 

(?)

no componente esta informando ME 1117 na linha de baixo A B724 verifiquei na placa mãe que retirei tem dois resistor (10A) no ADJ/GND não consegui entender este valor do resistor. pelo que eu sei as duas primeiras casa mantem a terceira  acrescenta em zero. ex. resistor smd 472 -  4700 ohms

layout_analise.jpg.72a6ea0f140c0207c19ecfcef7c033e9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Styll,

a tensão de saída é calculada com: Vout= 1.25 x (1 + R2/R1) + Iadj x R2

onde:

1.25 é tensão de referência e é constante

R1= resistor que vai do pino de saída para o pino adjust

R2= resistor que vai do pino adjust para o GND.

Iadj= aproximadamente 0,00006A

Com valores comerciais colocando R1= 180ohms e R2=270ohms deve ter 3.1V na saída do regulador, Vout.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Acabei de fazer o meu!

 

 

Eu encontrei problemas com a alimentação, como eu não consegui nenhum regulador de 3,3V eu fiz uma pequena fonte regulada, aproveitando a tensão de 5V da USB.

 

 

image.php?di=221F

 

 

Eu fiz no Kicad, os transistores MPSA42 são NPN mas no programa eles estão como PNP. Na saída tem uma proteção contra sobrecorrente (coloquei em 100mA).

 

 

image.php?di=JVU5

 

 

Eu deixei os pontos de conexão do P2 ao P6 para o DB25 macho. A alimentação da USB entra pelo CONN_3 e coloquei um soquete DIL8 para facilitar a troca de chip e mesmo para testar chip SOP8 (ainda vou fazer uma placa para adaptar). Esta montagem eu ainda não testei, vou deixar para amanhã - pelo menos na breadboard funcionou.

 

 

P.S.: só pra ressaltar, o LED é que mantém a tensão estabilizada  e o C1 eu modifiquei para 100µF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei o circuito deste gravador de bios hoje e obtive um comportamento estranho.

 

 

Eu testei com o spipgm e se eu ligar a alimentação do circuito ele não reconhece o chip, e consequentemente não pode executar nenhum comando nele. Agora, se eu não alimentar o circuito o programa reconhece o chip, grava, apaga... etc - só não testei se realmente é gravado algo, mas aparentemente sim pois passa por todo o processo.

 

 

Caso alguém esteja tendo problemas com o não reconhecimento dos chips, eu encontrei alguns detalhes que talvez ajude.

 

 

O fato de estar funcionando sem alimentação, eu descobri que vinha algumas tensões da porta paralela (aqui ficaram em torno de 4V) o que por incrível que pareça, alimentava o chip(mas a gravação sempre continha erro). Como a alimentação do chip é por volta de 3V e já tinha esta alimentação de 4V em alguns pinos, dava o erro de não reconhecer o chip.

 

 

image.php?di=FOG4

(os transistores são NPN - aí ficou assim pois eu estava utilizando uma versão ultrapassada do KICAD)

 

Solução:pela imagem acima, pode-se perceber que eu fiz um divisor de tensão na saída da DB25, garantindo que a tensão que vem do conector não supere a tensão de alimentação.

 

 

Agora o funcionamento está correto: sem alimentação o chip não é reconhecido; com alimentação o chip é reconhecido e é gravado com sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...