Jump to content
Sign in to follow this  
FLAVIOTECH

Internet de fibra óptica: as vantagens do sinal na velocidade da luz

Rate this topic

Recommended Posts

Fibra otica.jpg

 

A internet chega a cada vez mais pessoas, oferecendo um volume igualmente maior de dados. Se há dez anos baixar um vídeo de poucos minutos levava horas, atualmente conseguimos usar redes sem fio para fazer streaming de filmes e séries em 4K. E esse crescimento se deve ao desenvolvimento da infraestrutura de rede.

 

Nossas redes de dados vêm se aprimorando para funcionar da forma mais rápida e confiável possível. E, no universo, não há nada mais rápido que a luz, que viaja a 300 milhões de quilômetros por segundo. É natural, portanto, que aproveitemos dessa velocidade estarrecedora para nossas transmissões de dados.

 

Essa é a base da tecnologia GPON, ou “Gigabit Passive Optical Network” - algo como rede gigabit passiva óptica, a famosa internet de fibra óptica. “Óptica” porque utiliza a luz para transmitir informações. “Passiva” porque apenas as pontas da rede precisam estar conectadas a fontes de energia. E “Gigabit” porque ela é capaz de oferecer taxas de transmissão de dados da ordem de muitos gigabits por segundo.

 

Para os provedores, uma estrutura de equipamentos capacitados a oferecer esse tipo de conexões aos seus clientes é um investimento estratégico: além da velocidade, os equipamentos e as fibras ocupam menos espaço do que os de outras tecnologias de rede, permitem a construção de redes de longa distância, são imunes a interferência eletromagnética e têm maior vida útil.

 

Essas vantagens, é claro, implicam na redução de custos: a implementação (considerando materiais, instalação, ativos e infraestrutura) chega a ser 70% mais barata, enquanto os custos operacionais (como deslocamento e manutenção) são até 80% menores do que os associados a outras tecnologias.

 

As redes GPON também oferecem um benefício em termos de gerenciamento: todos os elementos conectados podem ser visualizados pelo próprio OLT (Optical Line Terminal, ou terminal de linha óptica), que fica com o provedor, o que permite uma organização centralizada de toda a rede.

 

A empresa brasileira de tecnologia Intelbras oferece todos os equipamentos necessários para a construção desse tipo de infraestrutura - desde o provedor até os assinantes. Os provedores podem contar com a confiabilidade da marca e a garantia dos produtos, além da estrutura de treinamento e capacitação da empresa que atende o Brasil inteiro. E os clientes, por sua vez, podem ter acesso a planos de internet cada vez mais rápidos, acessíveis e confiáveis.

 

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...