Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

teste de lampada lcd

Avalie este tópico:


fedezer

Posts em destaque

esquema de inverter é meio complicado... no meu caso eu tinha 2 inverters iguais e um notebook funcionado ai testei tinha 6 fios  liguei e sai medindo as tençoes 2pinos eram Vcc 18v mas esses inverters trabalham de 7~21v, 8~20v etc depende do modelo ai bota 12v . 2 pinos eram GND , outro era BL(on/off) e outro PWM q controla a luminosidade mas se vc colocar 3.3v DC ele acende com 100%

seria um teste a quente com ele ligado

1zlywd5.jpg

110dbx1.jpg

uma forma grosseira de identificar teste a frio com ele desligado e com um multimetro, vê a continuidade de um ponto de terra qualquer do inverter onde pega os parafusos e veja quais os pinos q dão continuidade ai são os GND.

o VCC vo procura um fusivel no inverter geralmente tem 1 ai vai ver quais os pinos são VCC, e resto seria BL e PWM ai coloca os 3,3v

depende do inverter tem um aki mesmo de um del q deve ter um 15 pinos ai nem tentei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modo MacGyver:

Liga numa fonte ATX ,  12V no positivo ( o/s pino/s  que vai/vão ao fusivel , a massa está na outra ponta) e 3,3V no "enable" (só sobram dois pinos se não for um é o outro) Nota: alguns ligam com "pulldown" à massa e ai vc resolve a situação com um pingo de solda.

 

Modo prático:

Compra um daqueles inverters baratos para lâmpadas de neon que o pessoal usa para transformar o PC num candeeiro de bar de segunda categoria.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema é saber a tensão maxima que trabalha o inverter 20v axo q estaria bem proximo do limite depende do inverter. quantos aos 3.3v eu usei um regulador L78L33 q é baratinho aki na minha cidade axei caro R$2,40 puxar do led pode não da certo

 

mas dependendo da cidade deve ser mais barato

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Boa tarde galera segue uma ajudinha ai...

 

1º Retire de uma sucata um inverter de um notebook.

 

2º Ideal você ter esquema elétrico do inverter se não tiver tem que ser por tentativa eu perdi um inverte pois não tinha o esquema elétrico.

 

3º Tenha uma fonte ATX  de CPU, encontre na fonte ATX os fios de 12v é fio da cor amarela.

 

4º ligue o fio preto no terra da placa do inverte no circulo onde se parafusa.

 

5º ligue o fio amarelo positivo unindo o ponto de [glow=red,2,300]+B, ON/OFF  e Controle de Brilho. OBS. geralmente são os três primeiros do lado direito do conector como está na foto abaixo.[/glow]

 

6º só ligar a lâmpada agora.  :) OBS. a lâmpada não tem polarização.

 

7º ou compre um testador de lâmpada no mercado livre encontra segue o link:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

bom trabalho!!!

negativ_inv.jpg.ea337bdd8aef37da783b7f248f1cb398.jpg

positivo_12v.jpg.6c9aed9e720f6a93bbc85e6648f262ae.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta de leigo, mas neste ultimo exemplo estaria colocando 12v no ajuste de brilho, diferente do citado acima (3,3).

 

O circuito aguenta, em geral qual é a tensão esperada ali?

 

Grande abraço!

 

Você tem fazer jumper nos três pinos [glow=red,2,300]( juntar )[/glow] e colocar o fio positivo só isso. o meu aqui está funcionando. aprendi dessa forma.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

bom amigos, eu procurei e nao achei aqui no forum, caso tenha me desculpe, é uma dica simples, porem é boa, se voce tiver uma tela estragada,quebrada e a lampada da mesma estiver boa, voce pode retirala e usar para fazer alguns testes em bancada, ex: nots que chegam com imagens fraca que possuam inverter, inves de vc tirar toda tela para testa com outra, somente pluga esta lampada no inverter e ve se ela ascender o defeito pode estar na tela (lampadas da tela )  ja adianta um pouco do trabalho, e tempo é dinheiro, abraços

lampadalcd.jpg.4b1dc7981e8681dba13a2d00d19c5d66.jpg

20140127_115946.jpg.ce2dd420b4082d14b0a41c66a5bf4630.jpg

20140127_115934.jpg.44be6e9418f0aac04971df3adfa3d989.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde galera segue uma ajudinha ai...

 

1º Retire de uma sucata um inverter de um notebook.

 

2º Ideal você ter esquema elétrico do inverter se não tiver tem que ser por tentativa eu perdi um inverte pois não tinha o esquema elétrico.

 

3º Tenha uma fonte ATX  de CPU, encontre na fonte ATX os fios de 12v é fio da cor amarela.

 

4º ligue o fio preto no terra da placa do inverte no circulo onde se parafusa.

 

5º ligue o fio amarelo positivo unindo o ponto de [glow=red,2,300]+B, ON/OFF  e Controle de Brilho. OBS. geralmente são os três primeiros do lado direito do conector como está na foto abaixo.[/glow]

 

6º só ligar a lâmpada agora.  :) OBS. a lâmpada não tem polarização.

 

7º ou compre um testador de lâmpada no mercado livre encontra segue o link:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

bom trabalho!!!

 

Alguns dias atrás precisei e não sabia como fazer valeu a dica muito boa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Excelente tópico, informações de grande importância!

 

Fiquei apenas com uma dúvida, normalmente quando um monitor está com alguma lâmpada defeituosa, ele liga e logo em seguida desliga TODAS as lâmpadas, ficando sem backlight. A questão é: Quando eu conectar uma lâmpada defeituosa nesse "testador" (feito a partir do inverter de notebook), ela também irá desligar?

 

Pergunto pelo seguinte, já fiz meu testador e funcionou perfeitamente, estou usando 12v no VCC, Ajuste de Brilho e BL. Porém eu conectei nele uma lâmpada que eu havia "considerado defeituosa", ela foi retirada de um monitor (ele desligava as lâmpadas quando essa estava conectada, e com a nova ficou bom), porém no testador ela permanece ligada!

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...