Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Bancada estabilizada com controle de corrente 0-30V / 0-3A - Handmade

Avalie este tópico:


Herik

Posts em destaque

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu uso um 2N3055 da Motorola, e esse seu transistor 2n3055 está com cara de ser falso heim?.

O meu eu já coloquei 4A nele ( Com dissipador e Cooler ) e aguentou o tranco hehe.

Bom mesmo é usar 2 ou 3 transistores em paralelo, mas sempre use com dissipador, esses caras costumam esquentar bem já com 1A.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá Herik, em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo excelente projeto. Estou querendo fazer uma fonte dessa para poder usar em minha oficina. Minhas dúvidas são as seguintes:

No lugar dese amplificador operacional posso usar o TL082 ou o TL741?

No lugar do 2n3055 NPN posso usar o 2N2222?

No lugar do 1N5402 só consegui o 1N5406..esse posso usar?

Estou querendo colocar um ajuste fino, é só colocar um resistor (10%) em paralelo?

Meu trafo, se não me engano é um (chopper).. entrada 127/220v / 8A com saída 16v+16v...9v+9v ... 6v+6v..encontrei no ferro velho de um amigo, é de um aparelho de monitoramento cardíaco e pressão..

Para usar esse trafo é só colocar mais um 2N3055 em paralelo, correto?

Se puder ajudar, desde já agradeço..

Obrigado.

dsds.jpg.35e41c05c951b146d594da9ec31be8e3.jpg

5957b05245e05_Sem_Ttulo-.jpg.d250d33c30f7170e1ab04e0bdfd0f57e.jpg

5957b0525c020_Sem_Ttulo-1.jpg.614210515a8f35e3a093e07ed5da65b8.jpg

5957b0526df2c_Sem_Ttulo-1gf.jpg.7002044ad027262d7e1dece1e83576bf.jpg

5957b0527e5bd_Sem_Ttulo-1gf.jpg.74ad69f47569b3ece2d7e157e14761ad.jpg

ssds.jpg.59e3ecd94709a56b048c5b0e078880f7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Herik, em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo excelente projeto. Estou querendo fazer uma fonte dessa para poder usar em minha oficina. Minhas dúvidas são as seguintes:

No lugar dese amplificador operacional posso usar o TL082 ou o TL741?

No lugar do 2n3055 NPN posso usar o 2N2222?

No lugar do 1N5402 só consegui o 1N5406..esse posso usar?

Estou querendo colocar um ajuste fino, é só colocar um resistor (10%) em paralelo?

Meu trafo, se não me engano é um (chopper).. entrada 127/220v / 8A com saída 16v+16v...9v+9v ... 6v+6v..encontrei no ferro velho de um amigo, é de um aparelho de monitoramento cardíaco e pressão..

Para usar esse trafo é só colocar mais um 2N3055 em paralelo, correto?

Se puder ajudar, desde já agradeço..

Obrigado.

 

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, muito obrigado, fico feliz em poder ajudar e espero que esse projeto lhe atenda as suas necessidades.

 

Respondendo suas dúvidas:

 

1. No lugar dese amplificador operacional posso usar o TL082 ou o TL741?

R: O TL082 você pode usar, mas tem que toma cuidado com a pinagem que é diferente. E ele é duplo!

 

2. No lugar do 2n3055 NPN posso usar o 2N2222?

R. Não, o 2n2222 não suporta a corrente necessária para a etapa de saída

 

3. No lugar do 1N5402 só consegui o 1N5406..esse posso usar?

R. Sim pode!

 

4. Estou querendo colocar um ajuste fino, é só colocar um resistor (10%) em paralelo?

R. Sim, tem a explicação no post, basta ler todo o tópico que você acha!

 

5. Para usar esse trafo é só colocar mais um 2N3055 em paralelo, correto?

R. Na verdade você precisará de 3 transistores 2N3055 em paralelo para essa corrente de 8A ok.

 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2. No lugar do 2n3055 NPN posso usar o 2N2222?

R. Não, o 2n2222 não suporta a corrente necessária para a etapa de saída

 

Olá Herik, boa noite. Essa fonte vai ser sim, muito útil para meu trabalho...

Fui equivocado, fiz a pergunta errada... o correto é:

Nessa saída de 16v+16v, devo conseguir aproximadamente quantos volts final (depois de retificado), uns 35v?

Então o Tl741 não posso usar no lugar do TL081?

Aqui onde moro é bem complicado achar peças...

Obrigado pela ajuda... E mais uma vez...parabéns pelo trabalho,

Posso usar o 2N2222 no lugar do 2N2219?

Não consegui achar o 2N3055 aqui onde moro, esses dois da foto consegui em um ferro velho de um amigo. Então posso usar dois 2N3055 e um LM338K em paralelo, ao invés dos três 2N3055?

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Herik..esse site (projeto original) na qual vc postou o link, tive dando uma olhada e pelo que entendi parece que é diferente do seu, porém com os mesmos componentes. Estou correto?

Gostaria de um negativo para pcb do seu projeto, porém que tivesse esse desenho (mostrando a posição dos componentes).

tipo essa fotos do site original...

 

 

 

layout6pcb.....jpg.5e70f6d73a5feb8194c327517080bbdb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2. No lugar do 2n3055 NPN posso usar o 2N2222?

R. Não, o 2n2222 não suporta a corrente necessária para a etapa de saída

 

Olá Herik, boa noite. Essa fonte vai ser sim, muito útil para meu trabalho...

Fui equivocado, fiz a pergunta errada... o correto é:

Nessa saída de 16v+16v, devo conseguir aproximadamente quantos volts final (depois de retificado), uns 35v?

Então o Tl741 não posso usar no lugar do TL081?

Aqui onde moro é bem complicado achar peças...

Obrigado pela ajuda... E mais uma vez...parabéns pelo trabalho,

Posso usar o 2N2222 no lugar do 2N2219?

Não consegui achar o 2N3055 aqui onde moro, esses dois da foto consegui em um ferro velho de um amigo. Então posso usar dois 2N3055 e um LM338K em paralelo, ao invés dos três 2N3055?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, na saída do transformador depois de retificado e filtrado você vai conseguir uns 45V.

O TL081 é um Opamp de baixo ruído, já o TL741 que eu me lembre não. Pode ser que a tensão não fique tão estável, se você quiser fazer um teste e postar pra gente o resultado, é uma boa!

 

O Substituto para o 2N2219 pode ser um 2SD882 (com dissipador). Já o 2N2222 eu vi que tem um encapsulamento menor, pode ser que ele aqueça muito, não consiga dissipar calor e queime, na dúvida eu não usaria. Mas se quiser fazer pra testar, quem sabe.

 

Não é possível usar o LM338K pois ele não é um transistor NPN, ele é um regulador de Tensão.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Herik olha eu novamente incomodando....

Alguns capacitores e resistores não consegui encontrar, teria algum substituto?

R2...82 Ohm

R9...2,2K Ohm

R10...270 KOhm

R17...33 Ohm

Capacitor poliester (muito difícil)

100nF

200nFsó consegui 2 TL081 vou colocar um LM741 e ver o que dá...

Agora, se souber de algum substituto desses outros..seria bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ricardo29m, tudo bem. Referente a fonte fico muito agradecido por sua ajuda. Aqui em minha cidade acha muito pouca coisa. A maioria dos componentes já tenho (muitos retirado de sucata). O que faltou mesmo foi os que citei antes. Se eu tivesse que comprar tudo ainda, aí valeria a pena (pelo frete) ....

Vou ver se consigo mais algumas sucatas aqui..mas por enquanto te agradeço de coração pela ajuda e precisando e eu puder ajudar estarei a disposição.

Já confeccionei a placa do circuito ...não ficou muito boa, mas sendo a primeira da para o gasto..rsrsrs

 

IMG_7429.jpg.06615367ca305ea7521e87cfd44e00e3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Herik. Estive com o projeto parado por um tempo, devido a falta de alguns componentes e tive que viajar. É o seguinte: Alguns diodos que não encontrei posso substituí-los por um outro de maior valor ou ligá-los em série ou até mesmo usar 1w no lugar de 1/4w? Da mesma forma o capacitor. Posso ligá-los em paralelo ou colocar um valor maior ou aproximado? O trimpot posso colocar valor maior ou aproximado?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Eu tenho duas fontes na minha bancada feitas com esses projeto, fiz até algumas PCB,s para revenda.

 

Ele tem um problema bem sério para uso na bancada, se exceder a corrente do transistor de saída e ele queimar, muitas vezes ele queima e entra em curto entre emissor-coletor, jogando a tensão e corrente máximas na saída, podendo queimar o que estiver alimentando. Comigo já aconteceu algumas vezes em testes e até em uso. Teria que fazer algum forma de proteção quanto a isso para proteger a carga que estiver usando.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  para exceder o limite do transistor, o transformador utilizado está mau dimencionado concorda? Pois se o Transformador tiver corrente máxima de 3A e você utilizar um transistor de 5A...8A...10A isso não era pra acontecer. A não ser que o Transistor seja falsificado e não cumpra as especificações. Eu tenho essa fonte, e a utilizo ( várias vezes no máximo ) e nunca tive problema com queima do transistor. ( utilizo um Toshiba original 2n3055 TO3 com dissipador e cooler ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  para exceder o limite do transistor, o transformador utilizado está mau dimencionado concorda? Pois se o Transformador tiver corrente máxima de 3A e você utilizar um transistor de 5A...8A...10A isso não era pra acontecer. A não ser que o Transistor seja falsificado e não cumpra as especificações. Eu tenho essa fonte, e a utilizo ( várias vezes no máximo ) e nunca tive problema com queima do transistor. ( utilizo um Toshiba original 2n3055 TO3 com dissipador e cooler ).

 

Nossa Herik, eu já queimei um monte de transistores aqui, pois estava testando a fundo esse projeto, inclusive para aumentar a corrente para 5A. É certo que vários que já utilizei aqui eram falsos sim (acho que todos os 2N3055 e MJ802 que comprei novos aqui na cidade eram falsos). A maioria que queimei foi com baixa tensão e alta corrente, nesse estado o aquecimento dos transistores é muito alto. Se eu extraio uma corrente alta, mas sem sem num curto circuito eles esquentam, mas não tanto e é muito mais difícil de queimar.

 

O último que queimou foi em uso mesmo, tentando achar o que estava em curto numa VGA, e fui aumentando a corrente até achar algum componente esquentando, e queimou na corrente máxima (3,4 A) era um MJ802 original (sei disso pois retirei de uma fonte confiável). Quando queimou jogou 36V na VGA, acho que ela morreu de vez agora.

 

A última topologia que usei nos testes foram 2 TIP35 em paralelo, e aguentaram bem. Agora na minha fonte da bancada estou usando um 2N5686 da Motorola que retirei de um nobreak antigo, esse sim aguenta horrores. E na outra fonte que tenho aqui, estou usando um 2SC5200 e também está aguentando, só que baixei a tensão máxima de saída para 20V por causa do transformador usado.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belíssima montagem @andreleao, parabéns!

Esse módulo com display para exibir a tensão e corrente você mesmo fez ou comprou pronto?

 

Obrigado. Eu fiz esse com Arduino. Usei um dissipador de processador AMD, e sensor de temperatura com NTC e um BD139 para ligar o ventilador.

 

Estou com outro quase pronto, com display gráfico 128x64, com sensor de temperatura e controle do ventilador pelo próprio microprocessador, só falta fazer a placa e será com medição dupla para uma fonte com duas saídas reguláveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Poderia disponibilizar o projeto do Voltímetro/Amperímetro usando Arduino? Seria de grande contribuição para quem gostaria de montar a fonte já montar também um display com indicação.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Seria bacana se colocasse o esquema dessa fonte que mencionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Poderia disponibilizar o projeto do Voltímetro/Amperímetro usando Arduino? Seria de grande contribuição para quem gostaria de montar a fonte já montar também um display com indicação.

 

Grande abraço!

 

Esse projeto é meio que um frankenstein, eu fui criando e modificando até chegar no resultado final que estou usando, mas preciso juntar as partes e criar um diagrama definitivo dele para poder postar aqui. Do jeito que estou usando eu montei em placa perfurada universal. O código eu tenho pronto, assim que eu acertar o diagrama eu posto aqui.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Conforme o Herik me pediu, estou disponibilizando nesse post o projeto do voltímetro e amperímetro que construi utilizando Arduino. Não é um projeto conclusivo, fica a critério de cada um montar do jeito que desejar, pois pode ser modificado conforme a necessidade.

Não tenho um diagrama definitivo, mas vou mostrar através dos vídeos para dar uma ideia da montagem. É interessando quem for montar já ter um conhecimento básico sobre utilização do Arduino, com botões, acionamento de cargas externas etc. O código eu escrevi a muito tempo, estava começando a aprender sobre programação, então não esperem nada muito refinado ou eficiente. No geral ele funciona para a proposta descrita, claro que pode ser melhorado, fiquem à vontade para dar sugestões a respeito.

Uma opção legal e mais fácil é utilizar o Arduino Nano, que pode ser colocado diretamente na placa perfurada, e já tem regulador de tensão e chip de comunicação embutidos. Eu montei outro projeto com ele e ficou muito mais simples e rápido de executar.

 

Segue o link com o sketch:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...