Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo/ Premium - placa mãe ECS MB40IA1 - Liga sem imagem e desliga

Avalie este tópico:


Bruno R Santos

Posts em destaque

Olá, boa tarde a todos.

Estou com um problema, pois sou novato na eletrônica e estou a consertar uma placa MB40IA1 REV:01.

ja baixei o esquema. Os sintomas são: Ela aciona o cooler acende o led do botão power e o da placa, mas ela desliga após

uns 30 segundos mais ou menos. Então fui a busca da  resolução e descobrir que a (Pl5) está em curto e na região onde fica

a (U10) creio que esse seja a ponte norte está esquentando um pouco a mais, mas não dar para queimar o ddo.. kkk

Alem disso, os capacitores cerâmicos pc534 e também os que ficam de baixo do chip U10 está dando curto quando verifico com multímetro.

Alguém pode me sugerir algo. Sou novato, mas já consertei vária placas em curto, no entanto, essa está me dando trabalho.

engraçado que ela liga mas desliga depois de alguns segundos. Vale ressaltar que ela não dar vídeo.

Ps: alguns capacitores que ficam no meio do socket aciona curto quando testo com multimetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

at!.png

<br>

Ops! Notamos que o título do seu tópico está fora dos padrões.

 

Para editar o título é só clicar na opção de modify_inline.gif Modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

 

O título deve seguir o seguinte padrão:

 

Marca/Modelo do Notebook - Modelo da Placa-Mãe - Defeito

 

Agradecemos pela sua cooperação para manter o fórum organizado.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Olá amigo, tudo bom? então, você disse que: "Ps: alguns capacitores que ficam no meio do socket aciona curto quando testo com multimetro." eu já observei isso em outras placas também, mas esses capacitores não estão em curto. Inclusive a placa que mencionei que tem os possíveis capacitores em curto funciona normalmente. Não sei te explicar o que acontece, mas minha experiência mostrou que não era curto nesses capacitores.

Creio que vc pode olhar outros setores da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas dessa vez o multímetro zera, em outras placas só ficava com resistência baixa mais nunca zero.

Uma bobina está em curto como mencionei, será que não é o chipset U10, pois reparei que está esquentando mais do que o normal.

Cabe ressaltar que verifiquei as fontes primárias de 3,3 e 5v estão ok. agora tem como saber se o PN está em curto? existe alguma técnica.

boa dica ali do amigo do vídeo, mas eu já usei essa técnica da bobina e não apareceu nada ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, se achou curto na PL5, retire-a e veja de que lado o curto se mantém. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, não tem nada de errado agora, tudo certo.  Ou melhor, retificando, faltou só o modelo do note.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, você já retirou a bobina como pedi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Olá amigo, tudo bom? então, você disse que: "Ps: alguns capacitores que ficam no meio do socket aciona curto quando testo com multimetro." eu já observei isso em outras placas também, mas esses capacitores não estão em curto. Inclusive a placa que mencionei que tem os possíveis capacitores em curto funciona normalmente. Não sei te explicar o que acontece, mas minha experiência mostrou que não era curto nesses capacitores.

Creio que vc pode olhar outros setores da placa.

 

temos q ter cuidado para não confundir a impedância ou resistência q apresenta o processador e os chipSete  como sendo curto é normal ao testar esses capacitores com o multímetro a melhor forma é você retirar o processar do socket já isto não pode ser feito com os q são acoplados certo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Olá amigo, tudo bom? então, você disse que: "Ps: alguns capacitores que ficam no meio do socket aciona curto quando testo com multimetro." eu já observei isso em outras placas também, mas esses capacitores não estão em curto. Inclusive a placa que mencionei que tem os possíveis capacitores em curto funciona normalmente. Não sei te explicar o que acontece, mas minha experiência mostrou que não era curto nesses capacitores.

Creio que vc pode olhar outros setores da placa.

 

temos q ter cuidado para não confundir a impedância ou resistência q apresenta o processador e os chipSete  como sendo curto é normal ao testar esses capacitores com o multímetro a melhor forma é você retirar o processar do socket já isto não pode ser feito com os q são acoplados certo!

 

Concluindo o raciocínio, capacitores abaixo do processador ou chipset estão em paralelo com eles, sendo assim eles tem a mesma resistência do chips que é baixa isso nos leva a pensar que eles estão em curto. Concluindo medições de resistencia nessa área não levara a um diagnóstico preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Olá amigo, tudo bom? então, você disse que: "Ps: alguns capacitores que ficam no meio do socket aciona curto quando testo com multimetro." eu já observei isso em outras placas também, mas esses capacitores não estão em curto. Inclusive a placa que mencionei que tem os possíveis capacitores em curto funciona normalmente. Não sei te explicar o que acontece, mas minha experiência mostrou que não era curto nesses capacitores.

Creio que vc pode olhar outros setores da placa.

 

temos q ter cuidado para não confundir a impedância ou resistência q apresenta o processador e os chipSete  como sendo curto é normal ao testar esses capacitores com o multímetro a melhor forma é você retirar o processar do socket já isto não pode ser feito com os q são acoplados certo!

 

Concluindo o raciocínio, capacitores abaixo do processador ou chipset estão em paralelo com eles, sendo assim eles tem a mesma resistência do chips que é baixa isso nos leva a pensar que eles estão em curto. Concluindo medições de resistencia nessa área não levara a um diagnóstico preciso.

 

  :-* :-* beleza amigo muito boa sua contribuição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Flavio concordo plenamente, infelizmente ainda não sei os termos exatos dentro da eletrônica, comentei sobre os possíveis "curtos"  de capacitores próximo a BGAs e processadores pois já vi muitos afirmarem que isso é curto, dai passei horas testando e retirando capacitores, e no fim, descobri que não tinha na haver com curto. Valeu pelo comentário, pois isso nos ajuda a prender mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, boa noite amigo já resolvi 2 placas deste mesmo modelo e mesmo problema apenas com regravação da BIOS nem precisei trocar o chip tente primeiro regravar a BIOS vou deixar uma boa dica sobre como encontrar curto na placa abaixo.

 

O aconselhável é medir curto na medida de Omhs(ferradura) no multímetro vou colocar abaixo uma dica quanto a medida com o multímetro o preto no terra e o vermelho nas bobinas de cada linha.

 

verificar curto em resistencia ohms

- Setor de Alta tensão = Resistencia ALTISSIMA acima de 1000 ohms

- Setor primário de 5v e 3v = Resistencia acima de 50 ohms (Abaixo disso considera-se suspeito de curto)

- Setor do Chipset 1.05v = Resistencia BAIXISSIMA ... Acima de 3 omhs (Abaixo disso considera-se suspeito)

- Setor do Processador VCORE = Resistencia BAIXISSIMA ... Acima de 3 omhs (Abaixo disso considera-se suspeito)

- Setor GfxCore = Resistencia BAIXISSIMA ... Acima de 3 omhs ( Abaixo disso Considera-se suspeito)

OBS: Para medir resistencia na bobina do processador, é aconselhavel retirar o processador

 

quando achar uma resistência menor que as indicadas acima injete tensão na linha e veja qual componente aquece, lembrando que em alguns casos tem componente que esquenta mais não é ele o vilão vá retirando o componente que esquenta e veja se acabou o curto só substitua quando desaparecer o curto.

Joinha se ajudei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PL5 refere-se a tensão de 1.05V. O curto (impedância de 000 Ohm no multímetro e não 015 por exemplo), como outro membro falou, estará para um dos lados da bobina: ou para o 1.05Vout que provavelmente é BGA U10 queimado ou para o lado 8153-LX2 que sai do PU2e passa pelos FETs PQ508, PQ509 e PQ512. Um desses pode estar queimado. Quanto aos capacitores embaixo do BGA que você diz estar em curto é porque a tensão de 1.05V é direcionada para vários "jumper" e capacitores embaixo do BGA. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Removi o PL5 e está um lado em curto e outro não.

Cabe ressaltar que verifiquei a tensão dessa PL5 e estava em um alado dando 1,07 e no outro 1,04 dessa bobina.

joguei a tensão no jack após a retirada da bobina e continua o mesmo sintoma liga e apos alguns segundos desliga e não emite vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, boa noite amigo já resolvi 2 placas deste mesmo modelo e mesmo problema apenas com regravação da BIOS nem precisei trocar o chip tente primeiro regravar a BIOS vou deixar uma boa dica sobre como encontrar curto na placa abaixo.

 

O aconselhável é medir curto na medida de Omhs(ferradura) no multímetro vou colocar abaixo uma dica quanto a medida com o multímetro o preto no terra e o vermelho nas bobinas de cada linha.

 

verificar curto em resistencia ohms

- Setor de Alta tensão = Resistencia ALTISSIMA acima de 1000 ohms

- Setor primário de 5v e 3v = Resistencia acima de 50 ohms (Abaixo disso considera-se suspeito de curto)

- Setor do Chipset 1.05v = Resistencia BAIXISSIMA ... Acima de 3 omhs (Abaixo disso considera-se suspeito)

- Setor do Processador VCORE = Resistencia BAIXISSIMA ... Acima de 3 omhs (Abaixo disso considera-se suspeito)

- Setor GfxCore = Resistencia BAIXISSIMA ... Acima de 3 omhs ( Abaixo disso Considera-se suspeito)

OBS: Para medir resistencia na bobina do processador, é aconselhavel retirar o processador

 

quando achar uma resistência menor que as indicadas acima injete tensão na linha e veja qual componente aquece, lembrando que em alguns casos tem componente que esquenta mais não é ele o vilão vá retirando o componente que esquenta e veja se acabou o curto só substitua quando desaparecer o curto.

Joinha se ajudei

irei regravar assim que chegar a regravadora. Vamos lá, desculpe me a ignorância eu não sei qual é esse setor de ALTA TENSÃO (se poder me dar uma referência).

No entanto, eu verifiquei qual vc mencionou:

 

- Setor primário de 5v e 3v = tem tensão nas bobinas e quando coloquei em OHMS só saiu do infinito quando coloquei na escala de 2000 Momhs que deu 0,11 Momhs.

 

- Setor do Chipset 1.05v = Resistência BAIXISSIMA - essa é PL5 a qual eu mencionei que estava e,m curto, ela tem tensão de 1,07 e a resistência dela é me menos de 1 ohm, ou seja,  (00,6)

 

-Setor do Processador VCORE = não sei em qual setor fica na placa (desculpe me a ignorância)

 

- Setor GfxCore = Resistencia BAIXISSIMA--- segundo esquema eu vi n PL6 e deu resistência alta também na escala de  Mohm

 

 

Isto é, não sei se será relevante:

 

eu medi com 2 multimetros diferentes na escala de Ohm e a frio..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, o curto esta no pad para o lado do conector de bateria ou no pad para o lado dos BGAS?

 

a bateria do Cmos?

 

Sou novato, eu tenho o esquema se vc poder me orientar. Eu coloquei uma ponta na entrada negativa da bateria CMOS e a outa em um lado da PL5 que esta fora da placa e deu curto em um lado e outro não.

 

quero colocar imagem do esquema aqui mas não consigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PL5 refere-se a tensão de 1.05V. O curto (impedância de 000 Ohm no multímetro e não 015 por exemplo), como outro membro falou, estará para um dos lados da bobina: ou para o 1.05Vout que provavelmente é BGA U10 queimado ou para o lado 8153-LX2 que sai do PU2e passa pelos FETs PQ508, PQ509 e PQ512. Um desses pode estar queimado. Quanto aos capacitores embaixo do BGA que você diz estar em curto é porque a tensão de 1.05V é direcionada para vários "jumper" e capacitores embaixo do BGA. Espero ter ajudado.

 

entendi o que disse:

ENtendi o que disse.

 

O lado da bobina pl5 QUE apresenta Curto com o terra é o da mesma linha do PC80 (CAPACITOR ELETROLÍTICO), no esquema está esta representado pelo Número 2.

Por outro lado, o lado número 1 representado no esquema é o da linha que vc mencionou para o 8153 LX2 que é ligado ao pino 20 do PU2,essa não apresenta curto com o terra/neutro.

Portanto, apresenta curto L5 no lado n°2 e não no lado n°1.

Consoante ao esquema.

se poder me ajudar fico muito grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso cara. Exatamente. De acordo com o que você me informou o curto esta pro lado do BGA. Eu diagnostiquei duas placas que tenho aqui iguais a sua como BGA U10. Pelo visto é um problema meio cronico esse. No entanto para ter 100% de certeza amanha eu tiro o BGA de uma das placas que tenho aqui e te falo o que acontece. Só para constar a impedância que você me informa é curto mesmo, ou seja, resistencia 000 no multimetro né? por que tem tensões que possuem uma baixa impedância, como é o caso do 1.05 v que é de 015 Ohm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infoeletriko, vou tirar mais uma possível dúvida. A cliente veio reclamando que após quebrar uma dobradiça ou soltou eu ainda não vi, mas reparei que onde estava solto era o cabo onde liga a tela que começou a demorar a ligar e aparecer imagem segundo a cliente. Então, quando eu peguei para diagnosticar , eu pluguei o carregado dele mesmo no jack  e reparei que desligava a fonte.

Só após isso, desmontei o note todo deixei somente a placa  e testei com a mesma fonte ligando em um monitor externo. E o resto você sabe ligava após uns 15 segundos desligava.

Diante disso, será que é possível haver um curto nessa região onde tava o cabo? eu sou inexperiente e é por isso a minha pergunta. eu nunca abri essa região do cabo do monitor acima. Alí tem algum circuíto?

Vale ressalta que toda essa minha dúvida tem um fundamento para a resolução do entrave, enfim, isso tudo é para saber se vale a pena levar essa placa para um laboratório que faça BGA e troque esse chipset para mim? ou até mesmo sugerir a troca da placa mãe? Então, que tipo de testes posso fazer nesse cabo para não ter problema ao consertar a placa mãe e quando plugá-la nesse cabo não vir apresentar o problema novamente e assim eu ficar em um prejuízo.

Obrigado por tudo, esse fórum realmente funciona, pois estou aprendendo muito aqui.

Valendo um joinha ein.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...