Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer E1-531, MB: LA-7912P, Fet entrada não chaveia, duvida componente chaveador.

Avalie este tópico:

gabrielnote

Posts em destaque

Olá pessoal,

O problema desse notebook é que o FET PQ9 não satura pelo motivo de não receber a tensão de 24V em seu gate. Bom, verificando o esquema achei algo bem estranho pois tem um componente PQ8 que chaveia o PQ9, porém eu nao consigo entender de onde vem essa tensão de 24V sendo que em seu source chega 19v, no gate 5, e no dreno sai 24v. Bom depois de ver o datasheet do componente SI1304BDL (PQ8) que pra mim ainda é bem estranho não consegui chegar a outra conclusão se não a que ele une a tensão do source + gate que somam 24V, mas nunca ví essa configuração e acredito que estou analisando de forma incorreta. Alguém poderia me tirar essa dúvida???

Agradeço a todos!!!

Screen_Shot_01-22-16_at_06.49_PM.jpg.61234d80da82d81431047780a1b12604.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, A tensão de 24V é gerada no pino 4 do PU4 (ACDRV).

Segundo o datasheet do BQ24725, este pino é a saída de um conversor do tipo charge pump.

Veja na página 12 do datasheet que algumas condições precisam ser ser satisfeitas para que este pino entregue a tensão necessária para o PQ9 e PQ10.

Link para o comentário

Boa noite gabrielnote , PQ09 E PQ10  são mosfetes de segurança caso tenha algum curto eles são desativados.  Coloque uma tensão de 19v depois do PQ10 e veja se a fonte causa assimetria . Se sim, será algum curto depois dali , e aquecerá algum componente .  Se ajudei pesso um Joinha . Abraços.

Link para o comentário

• Moderador Global

, como disse o colega , essa tensão de 24V vem do PU4,verifique os componentes dessa linha e até mesmo o PU4.  Já participei de tópicos q a simples ressoldagem dele resolveu.

Link para o comentário

Antes de iniciar a analise do circuito de proteçao , verifique se a placa nao esta em curto, injetando tensao de segurança na linha  de +B , se tiver em curto, elimine e verifique se volta os 24V do gate em questao,  ou se necessario apos eliminar o curto inicie a analise , sucesso no seu reparo.

Link para o comentário

, Deixa eu lhe fazer uma pergunta...

O seu note tem algum defeito (tipo não liga) ou ele está ok e vc só tá querendo entender o esquema ?

Se vc só tiver querendo entender o esquema, faça o seguinte... coloque essa mesma imagem discriminando todas as tensões encontradas nos PQ8, PQ9, PQ10 e PR45. Aí então analisaremos juntos.

Link para o comentário

Bom dia pessoal!!! Paz  todos!!!

Então

ela não estava ligando pois não tinha tensão no gate do PQ9 não saturando o mesmo.

Bom eu peguei outra placa igual que estava ok e fiz as comparações que descrevi acima, tinha que ter essa tensão de 24 no gate do PQ9 porém chegava apenas 1v e ia caindo, bem cara de trilha rompida. Depois de analisar o esquema fiquei na dúvida pois a mesma tensão que vem do ACDRV do PU4 chega no source do PQ9 através de PR42 e no Source do PQ8,  sei que ao chegar a tensão de 19v no divisor resistivo PR40 PR39 vai chegar 4,75 no gate de PQ8 saturar esse mesma tensão de 19v em seu Dreno, porém pela analise da placa boa deve passar 24v. Segundo o nosso primeiro colega essa tensão de 24v vem direto do ACDRV do PU4, mas como se essa mesma linha chega 19v no divisor que informei acima???

Link para o comentário

• Moderador Global

, esses 19V que vc encontrou vem de VIN, e ela só está presente no Source do PQ8 porque o PU4 não está mandando 24V necessário para chavear os mosfets (PQ9 e PQ10).

Link para o comentário

• 5 meses depois...

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

Caso não resolvido / devolvido

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

eletronicabr.png

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...