Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estação Yaxun 702 Defeito no Soprador

Avalie este tópico:


lex.le

Posts em destaque

Boa tarde,

 

Estou com um defeito na minha estação Yaxun 702 no qual eu estava fazendo um trabalho SMD e ela desligou subitamente queimando o fusível, analisei a placa e acabou queimando o fusivel de 8A, BT 136 e BTA 12 - 600B - Troquei os mesmos e não encontrei mais nenhum curto na placa, quando liguei novamente o compressor funcionou como se estivesse tentando resfriar a resistência mesmo com a chave desligada e quando liguei a chave novamente o fusível queimou novamente e o BT 136 foi pro saco de novo.

 

Analisando o caminho desse BT 136 eu vi que ele é responsável por controlar a rotação do compressor, agora vou testar o compressor com um fusível em série para ver se ele não está demandando alta corrente.

 

 

O detalhe é que antes disso acontecer o meu gato subiu na bancada e derrubou o soprador no chão e acabou quebrando o vidro de dentro, achei que esse defeito fosse devido a resistência estar aterrada e isolei o terra para fazer um teste e deu na mesma, queimou novamente o fusível e o BT 136 - Alguém sabe qual a resistência que devo ter no sensor e na resistência de aquecimento? Pelo fato de ter queimado o BTA12 que controla a temperatura estou com a resistência sob suspeita também.

 

Obrigado desde já a quem me der uma força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi o problema e vou deixar a solução para ajudar os amigos que tem a estação e a mesma carece de casos resolvidos exemplificados.

 

 

Primeiro eu testei o compressor com um fusível em série e o mesmo estava ok - Em seguida eu notei que tinha um resistor que vai ao gate do Triac que fica encostado demais no dissipador do BT 136, acabei movendo ele para longe para não acabar dando curto no BT, em seguida eu verifiquei os valores de resistência do soprador que deve ser encontrada entre 30 a 40 Ohms e a mesma estava em curto, desmontei a boca de ar e os conectores da resistência tinham encostado um no outro devido a um isolamento porco que veio de fábrica, retirei o curto e ela voltou a medir 34 Ohms

 

Em seguida medi a resistência do sensor de temperatura e a mesma estava em cerca de 2 ohms demonstrando que o mesmo estava ok.

 

A estação está funcionando 100% agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola tudo bem.

 

tenho uma estação de retrabalho dns 902 ela e semelhante a ya xun 702 .

 

a minha tb sofreu uma queda e estragou o soprador . Devido ter quebrado o vidro interno, tive fazendo varios testes ma placa e no lugar de um diodo esta colocado um resistor 20 ohms . vou fazer a troca desse componente e trocar o soprador .so que tenho uma duvida, pra  trocar o soprador  ele e colado a mangueira ou so encaixado na estação de retrabalho.

 

desde de ja agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

boa tarde...

 

Estou aqui pra poder repassar que estou muito feliz por que consegui concertar a minha estação .Fiz varias buscas e pesquisas e fui a fundo ate que identifiquei vários erros na placa que controla a estação.consegui identificar 4 erros de peças trocadas e peças em vertida que consegui solucionar, devido esses erros de peças trocadas acabou fechando curto no bta 12 600b que e o responsavel pela temperatura.no lugar de um diodo 1n 4007 estava um resistor 20 ohms e diodo invertido a corrente e uma resistor trocado que o valor seria 180 k e estava um resistor de 18 k .Fiz a troca do bta 12 600b e  todos os componentes conforme mencionado na placa e deu certo a maquina esta funcionando tudo normal  .Opa estava esquecendo tb tive que trocar o soprador devido ter batido na bancada e quebrou os vidro . Efetuei a troca e ficou nova em folha. Vou fazer um vidio e postar no youtube para que possam entender o que estava ocorrendo ... Valeu galera por me ajudar nas pesquisas ...obrigado.  :) :) :)

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...