Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido L355 queimando transistores A2222 e C6144

Avalie este tópico:


Valdir Rod

Posts em destaque

Boa noite, amigos estou com duas impressoras l355 com o mesmo problema, fiz a limpeza do cabeçote, quando liguei queimou os transistores A6666 e C6144, troquei os transistores mais três vezes e todas as vezes a conteceu a mesma coisa, comprei uma placa logica nova, liguei sem o cabeçote ela liga normalmente, ainda não coloquei o cabeçote nesta impressora.

A outra impressora, eu ja tinha feito este mesmo procedimento de limpeza de cabeçote e tudo correu normalmente, mas ela estava apresentando pequeno entupimento no preto, fui fazer a besteira de limpa-lo novamente para colocar o cabeçote na outra impressora com a fonte nova, limpei e coloquei na mesma impressora, resultado queimou a fonte. comprei mais 6 transistores coloquei na fonte queimou de novo mas sem colocar nenhum cabeçote, agora estou com a fonte nova e uma que troquei os transistores e mais um par novo.

Duvida, Nas duas impressoras os pinos 1 e 2 que tem os 41 volts, só que li num tutorial que esta voltagem estaria nos pinos 1 e 3 da fonte.

 

********************

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação, este tópico será considerado como:

Caso não resolvido / devolvido

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

eletronicabr.png&key=8d16fc2b69678ced86f

 

 

 

 

 

 

Editado: por Alberto Rosa
Padrões da moderação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

  Esses dois transistores são responsáveis pelo funcionamento da cabeça um é PNP e outro é NPN.

Quando voce desmonta a cabeça e faz uma limpeza nos  bicos e deixa molhar sem querer o conector do cabo da cabeça ela queima, aí já era, os transistores entram em curto e não adianta trocar eles se não trocar a cabeça. Muitas das vezes aquele IC comprido ao lado dos transistores queimam também.

  O negócio é evitar que o conector molhe . 

 

Boa sorte amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia.

  Esses dois transistores são responsáveis pelo funcionamento da cabeça um é PNP e outro é NPN.

Quando voce desmonta a cabeça e faz uma limpeza nos  bicos e deixa molhar sem querer o conector do cabo da cabeça ela queima, aí já era, os transistores entram em curto e não adianta trocar eles se não trocar a cabeça. Muitas das vezes aquele IC comprido ao lado dos transistores queimam também.

  O negócio é evitar que o conector molhe.

 

Se deixar molhar mas após deixar secar antes de ligar a cabeça também queima?

 

Boa sorte amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se vc realizar a troca do a2222, c6144 e a cabeça e msm assim nao ligar! faça a troca do  IC E09A92GA

AMIGO como eu identifico esses trânsistor e onde encontro para substituir e qual a referência delas mais exatamente?

 

placa-logica-impressora-epson-l355-903711-MLB20623994296_032016-F.jpg

2.jpg

 

Na Primeira imagem vc ver os dois CI's C6144 e o A2222 que você encontra pra vender no mercado livre. (obs: se eles queimaram é pq a cabeça está ruim então troque a cabeça antes de trocar os CI's )

 

na segunda imagem vc te o fusível F1 que impede que a cabeça imprima ( se estiver boa ). é só remover e fazer um pingo de solda no lugar dele.

nessa mesma imagem temos o IC E09A92GA circulado em vermelho, se vc trocar os CI's e a impressora não ligar o problema pode ser ele ! espero ter ajudado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bem pessoal, li vários relatos dizendo que começou a acontecer depois de ter colocado o cabeçote de molho, no meu caso também foi assim, a impressora funcionava perfeitamente e apresentou entupimento nos jatos magenta, fiz dezenas de etapas de limpeza por software e nao resolveu, entao decidi colocar solucao de limpeza diretamente no bocal de entrada do cabeçote e nada, por fim removi o cabeçote e coloquei na máquina de ultrassom como faço com os cabeçotes das hps 8600 e 8610, depois disso a impressora funcionou por alguns segundos e se desligou, ao desmontar notei os 2 transistores referidos em curto, então peguei 2 iguais que estavam em outra impressora em pleno funcionamento e troquei, a impressora tornou a ligar e em segundos desligou novamente; resultado queimou os 2 de novo. removi o cabeçote e constatei que o conector se encontra na parte inferior do cabeçote e portanto deve ter molhado e certamente danificou o cabeçote quando liguei a impressora desde a primeira vez. vou troca por tip 31 e 32 e fazer novos testes sem o cabeçote e posto o resultado. Fica a dica, esses cabeçotes epson não devem ser molhados em hipótese alguma! Digo por experiência própria :)

Bem estou adicionando mais informações em minha mensagem: não adianta trocar por TIP31 e TIP32, testei até com TIP41 e 42 e não resolveu, em minha opinião, quando acontecer o melhor a fazer é partir para outra impressora, pois depois de todos os testes tive muita despesa, vários transistores queimados e no final dei outra impressora para meu cliente. Esta dica vale para todas as epson ecotank, que por dentro são idênticas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido / devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia, me cadastrei neste forum porque estou com o mesmo problema. Estou com 02 (DUAS) impressoras L355 fazendo impressão em branco.

Tudo começou quando fiz uma limpeza na cabeça de impressão e ao coloca-la de volta, a impressora parou de funcionar.

Pensei que devia haver um resto de umidade na cabeça de impressão, esperei dois dias para secar bem e a testei na outra impressora, que também acabou parando de funcionar (não ligava mais).

Comecei os testes na placa lógica, o F1 das duas estava OK! Troquei os Transistores 2sa2222(PNP) e o 2sc6144 (NPN) de uma das placas e ela voltou a ligar, mas imprime página em branco.

Na outra Placa Lógica troquei somente o Transistor 2sc6144 (NPN) e ele voltou a ligar, mas também imprime página em branco.

Fiz tudo que é possível para tirar o ar da cabeça de impressão, gastei um reservatório inteiro de tinta e nada.

Comprei uma cabeça de impressão nova e nada....

Até que li a resposta de João Henrique onde ele diz que pode ter queimado o IC controlador da cabeça, acho que só pode ser isto....

Eu não tenho outra placa lógica para testar, estou precisando de dois IC controlador da cabeça de impressão, alguém pode me ajudar?

 

O colega Weidson Pereira diz que o fusível F1 que impede que a cabeça imprima ( se estiver boa ). é só remover e fazer um pingo de solda no lugar dele, o que quiz dizer exatamente com "se estiver boa" ????  O fusivel na placa está dando continuidade, portanto ele está bom, mesmo assim é para retira-lo e fazer uma ligação direta ????  foi isto que está querendo dizer??? Eu não mexi no F1 porque ele está dando resistência zero, ou seja, não abriu, está dando continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

 

Caro colega, evite responder tópicos antigos.

 

Na resposta abaixo tem a sequência se guiando pela foto.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Roberto

 

Boa noite! você pode me informar o posicionamento dos transistores na placa, desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 06/04/2016 às 23:34, Weidson Pereira disse:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Na Primeira imagem vc ver os dois CI's C6144 e o A2222 que você encontra pra vender no mercado livre. (obs: se eles queimaram é pq a cabeça está ruim então troque a cabeça antes de trocar os CI's )

 

na segunda imagem vc te o fusível F1 que impede que a cabeça imprima ( se estiver boa ). é só remover e fazer um pingo de solda no lugar dele.

nessa mesma imagem temos o IC E09A92GA circulado em vermelho, se vc trocar os CI's e a impressora não ligar o problema pode ser ele ! espero ter ajudado 

amigo, o f1 está bom, os transistores estão bom, a impressora tá ligando normal,

faz todo o processo de impressão mas a folha continua saindo em branco. já substituir a cabeça de impressão para ver se o defeito era na mesma, mas continuou sair em branco.

e agora estou de mãos atadas, qual seria o responsável pelo controlamento das tintas na placa?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 07/08/2017 às 14:41, Bruno Caffé disse:

amigo, o f1 está bom, os transistores estão bom, a impressora tá ligando normal,

faz todo o processo de impressão mas a folha continua saindo em branco. já substituir a cabeça de impressão para ver se o defeito era na mesma, mas continuou sair em branco.

e agora estou de mãos atadas, qual seria o responsável pelo controlamento das tintas na placa?

Estou na mesma situação, a impressora trabalha normalmente, sem dar uma mensagem de erro, porem imprime em branco. Ate quando tiro copia, independente do micro.

Ja troquei os transistores, o ci, o f1, consegui o reseter da epson, resetei a impressora, waste ink, recarreguei a tinta, e não imprime nada. Ja acabei com um reservatorio de tinta cheio. A cabeça esta boa, inclusive o reseter le perfeitamente toda a impressora sem nenhum erro, retornando ate o nr da cabeça.

 

Não sei mais o que fazer com essa impressora.

 

Faltou fazer alguma coisa? KKKKKK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia galera,

 

Fiz a limpeza dos bicos na L355  sem retirar a cabeça de impressão e após a limpeza fiz 2 limpeza de cabeçote via software e a impressora desligou. Identifiquei na placa lógica com o multímetro que os transistores A2222 e C6144 estão queimados. Eu retirei a cabeça de impressão e aparentemente ela estava um pouco molhada. Alguém saberia me dizer o procedimento para a secagem da cabeça de impressão? Preciso deixar a cabeça de impressão fora da impressora por alguns dias?  Se após a troca do transistor ela continuar queimando o mesmo, existe algum jeito de ligar a impressora sem ligar a cabeça de impressão para verificar se realmente é curto na cabeça de impressão ? 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia, você terá que substituir os dois transistores A2222 e C6144, tambem o ci E09A92GA e também a cabeça de impressão. toda vez que remover a cabeça para limpar deixe secando de um dia para o outro em uma estufa, pois se montar com ela molhada danifica a placa, também não aconselho fazer mais que 2 limpezas seguidas pois o conector pode ficar molhado de tinta e também ocorrera a queima da placa, pode fazer confrmre o que te falei que resolve sem duvida!!!!!!!!!!! sou autorizada da epson a um bom tempo e pego esse tipo de feito todos os dias, se precisar estamos a disposição!!!!!!!!!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, willian vilgues disse:

bom dia, você terá que substituir os dois transistores A2222 e C6144, tambem o ci E09A92GA e também a cabeça de impressão. toda vez que remover a cabeça para limpar deixe secando de um dia para o outro em uma estufa, pois se montar com ela molhada danifica a placa, também não aconselho fazer mais que 2 limpezas seguidas pois o conector pode ficar molhado de tinta e também ocorrera a queima da placa, pode fazer confrmre o que te falei que resolve sem duvida!!!!!!!!!!! sou autorizada da epson a um bom tempo e pego esse tipo de feito todos os dias, se precisar estamos a disposição!!!!!!!!!!

Muito Obrigado Willian por essas informações, vou realizar o procedimento informado.

Nesse caso realmente é  necessário fazer a troca da cabeça por uma nova ou eu posso deixar secando por um tempo e substituir somente o transistores e o ci? 

 

Grato.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, renatozn disse:

Muito Obrigado Willian por essas informações, vou realizar o procedimento informado.

Nesse caso realmente é  necessário fazer a troca da cabeça por uma nova ou eu posso deixar secando por um tempo e substituir somente o transistores e o ci? 

 

Grato.

infelizmente você terá que trocar a cabeça também, pois a mesma deve estar em curto, mais nas próximas tu já sabe a dica deixa secando se possível o dia todo na estufa, se não tiver estufa deixe secar por 24 hrs ai pode montar sem medo, precisando estamos ai pra ajudar.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, willian vilgues disse:

infelizmente você terá que trocar a cabeça também, pois a mesma deve estar em curto, mais nas próximas tu já sabe a dica deixa secando se possível o dia todo na estufa, se não tiver estufa deixe secar por 24 hrs ai pode montar sem medo, precisando estamos ai pra ajudar.

Blz Willian, obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2016 às 23:34, Weidson Pereira disse:

 

placa-logica-impressora-epson-l355-903711-MLB20623994296_032016-F.jpg

2.jpg

 

Na Primeira imagem vc ver os dois CI's C6144 e o A2222 que você encontra pra vender no mercado livre. (obs: se eles queimaram é pq a cabeça está ruim então troque a cabeça antes de trocar os CI's )

 

na segunda imagem vc te o fusível F1 que impede que a cabeça imprima ( se estiver boa ). é só remover e fazer um pingo de solda no lugar dele.

nessa mesma imagem temos o IC E09A92GA circulado em vermelho, se vc trocar os CI's e a impressora não ligar o problema pode ser ele ! espero ter ajudado 

bom dia  ! esse ic e09a92ga   precisa de ALGUMA gravação ? ou posso comprar e colocar na placa como vem ?  tem como fazer um teste na cabeça de impressão para ver se esta funcionando sem curto ? ou somente montando na placa mesmo e vendo se funciona ?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...